Foto: NordWood Themes/Unsplash
in

Ferramenta do YouTube detecta violação de Direito Autoral; veja

A avaliação sobre violação de Direitos Autorais dentro Youtube começou a ser ainda mais rígida a partir de agora. A plataforma criou uma nova ferramenta que visa facilitar a vida dos criadores de conteúdos antes mesmo do vídeo ser publicado.

O novo recurso chamado de “Checks” avisa detectar problemas de direitos autorais que possam restringir a visibilidade de um vídeo, e a notificação já aparece durante o upload, dentro do YouTube Studios. De acordo com a empresa, a ferramenta avisará automaticamente durante os uploads para possíveis reivindicações de direitos autorais e restrições de adequação de anúncios.

“Esta nova etapa ajudará a minimizar o número de vídeos enviados com reivindicações de direitos autorais e evitar surpresas ou preocupações”, revela o Youtube.

Atualmente, a plataforma utiliza a tecnologia Content ID para vasculhar o mar de conteúdos e encontrar vídeos ou músicas que não possuam autorização de uso por Direitos Autorais. Caso detectado, eles têm permissão para bloquear a reprodução do vídeo inteiro.

Veja como funciona o Content ID:

Confira o “perguntas e respostas” publicado pelo Youtube e descubra detalhes de como funciona a nova ferramenta:

Como as ‘verificações’ funcionam no fluxo de upload do Studio?

Durante o fluxo de envio no computador, você verá a opção de revisar seu vídeo na nova etapa de “verificações”, para possíveis reivindicações de direitos autorais e problemas de adequação de anúncio antes que o vídeo seja publicado.

Quanto tempo demoram os checks?

As verificações de direitos autorais geralmente terminam em 3 minutos, enquanto as verificações de monetização podem demorar alguns minutos a mais. Você verá uma estimativa de tempo na tela.

Foto: Reprodução

Isso significa que não preciso mais enviar meu vídeo como não listado ou privado para verificar se há monetização/reivindicações de direitos autorais?

Correto! Você não precisa mais publicar um vídeo como não listado ou privado – assim que as verificações forem concluídas, você saberá se a visibilidade do seu vídeo ou potencial de monetização será restrito quando ele for público. No entanto, ainda é possível que o seu vídeo receba restrições após a publicação.

Posso publicar meu vídeo antes que as verificações sejam concluídas?

Sim, você pode publicar o vídeo enquanto as verificações ainda estão em execução. Lembre-se de que, se um problema for encontrado, ele pode afetar a visibilidade do vídeo ou a monetização do vídeo.

O que devo fazer se uma reivindicação de direitos autorais for encontrada na etapa “verificações”?

Se uma reivindicação de direitos autorais for encontrada, você verá o que pode fazer para resolvê-la clicando em ‘Ver detalhes’. Você poderá ver o conteúdo que está sendo reivindicado, incluindo o código de tempo em que ele aparece e o impacto que a reivindicação tem em seu vídeo.

Dica: Para obter mais informações sobre reivindicações de direitos autorais, consulte esta postagem de perguntas frequentes que um gerente de produto do YouTube, que trabalha diretamente com direitos autorais e ferramentas para criadores, publicou.

O que eu faço sobre os problemas de adequação do anúncio (ícones amarelos) na etapa “Verificações”?

Se for encontrado um problema de adequação de anúncio em seu vídeo, você verá a opção “Solicitar revisão”. Verifique se seu vídeo, miniatura e metadados atendem às diretrizes de conteúdo adequado para anunciantes do YouTube antes de solicitar uma revisão. Quando a revisão for concluída, você receberá uma atualização por e-mail e o status na etapa “Verificações” do fluxo de upload será atualizado.

Observação: isso não protege seus vídeos de outros problemas potenciais após a publicação (como futuras reivindicações manuais, avisos de direitos autorais e/ou restrições como resultado de edições em suas configurações de vídeo).

Escrito por Rafa Ventura

Katy Perry deixa porta aberta para turnê pós-pandemia

Katy Perry agenda nova performance

Sem Perder a Pose

Veja teaser de “Sem Perder a Pose”, clipe de Bianca com MC Zaac