Noite de glória para o cinema brasileiro. Ontem (5), a atriz Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria de “Melhor Atriz em Filme de Drama” por sua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”. Fernanda desbancou grandes nomes de Hollywood, como Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet, e foi bastante celebrada em seu discurso. Entretanto, essa não é a primeira vitória de um brasileiro na premiação! Você lembra quais outras estrelas do nosso país já foram indicadas e venceram o Golden Globes? A gente te conta!
LEIA MAIS
- Revista Vanity Fair chama Fernanda Torres de “ícone global”
- Fernanda Torres participa de cerimônia pré-Oscar nos EUA
- Fernanda Torres não foi a primeira opção para “Ainda Estou Aqui”: descubra quem era
- 3 vezes que Fernanda Torres teve destaque internacional antes de “Ainda Estou Aqui”
Fernanda Torres recebeu o seu Globo de Ouro das mãos da atriz Viola Davis e aproveitou o seu momento de agradecimento para falar sobre sua mãe, a também atriz Fernanda Montenegro, que representou o Brasil na premiação 25 anos atrás. Em 1999, a dama da dramaturgia brasileira recebeu o prêmio de “Melhor Filme Estrangeiro” pelo icônico “Central do Brasil”, que é dirigido por Walter Salles, o mesmo diretor de “Ainda Estou Aqui”.
Montenegro e o filme de Salles, no entanto, não foram os primeiros representantes brasileiros no Golden Globes. Anteriormente, o filme “Pixote: A Lei do Mais Fraco”, do diretor Héctor Babenco, foi indicado a “Melhor Filme Estrangeiro” em 1982. Também na década de 80, a atriz Sônia Braga recebeu duas indicações na premiação pelos filmes “O Beijo da Mulher Aranha” (1985) e “Luar Sobre Parador” (1986); em 1995 ela foi indicada novamente pela minissérie “Amazônia em Chamas”.
Ainda na década de 90, o ator brasileiro Daniel Benzali também recebeu uma indicação no Globo de Ouro de 1996 na categoria “Melhor Ator em Série de Drama” por sua atuação em “Murder One”. Mais tarde, em 2003, o longa “Cidade de Deus”, do diretor Fernando Meirelles, concorreu ao prêmio na categoria de “Melhor Filme Estrangeiro”. Já em 2016 foi a vez de Wagner Moura ser consagrado com uma indicação por sua interpretação do traficante Pablo Escobar na série “Narcos”, da Netflix.
Vale ainda destacar que, em 1960, o filme “Orfeu Negro”, que foi gravado no Brasil e é totalmente falado em português, saiu vitorioso na categoria de “Melhor Filme Estrangeiro”. Entretanto, o prêmio foi levado para a França, terra natal do cineasta e diretor do filme Marcel Camus.
LEIA MAIS
- Fernanda Torres explica porque não aceitou ser Odete Roitman em “Vale Tudo”
- Fernanda Torres avalia sua chance no Oscar: “um milagre”
5 séries com Fernanda Torres para ver no Globoplay
“Os Normais” (2001-2003)
Criada por Fernanda Young e Alexandre Machado, a série de comédia trazia Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães nos papéis dos noivos Vani e Rui. O programa durou três temporadas e foi encerrado para “terminar no auge”. Mas o sucesso foi tanto que rendeu ainda dois filmes nos cinemas.
“Tapas & Beijos” (2011-2014)
A atriz protagonizou a série de comédia com Andrea Beltrão por cinco temporadas. Elas eram, respectivamente, Fátima e Sueli, duas vendedoras de uma loja de vestidos de noiva de Copacabana, com dificuldade para lidar com seus próprios relacionamentos amorosos. O elenco contava ainda com Vladmir Britcha e Fábio Assunção.
“Sob Pressão” (2018)
A série médica “Sob Pressão”, sobre os bastidores de um hospital público, contou com Fernanda Torres no elenco da 2ª temporada. Ela interpretou a Doutora Renata Veiga, que assumiu a direção do hospital no lugar de Samuel (Stepan Nercessian).
“Filhos da Pátria” (2017-2019)
Fernanda encabeçou o elenco da série de humor criada por Bruno Mazzeo e Alexandre Machado. Ela interpretou Maria Teresa, a mãe da família Bulhosa, protagonista do programa. “Filhos da Pátria” acompanha a vida dessa família de classe média durante o século XIX, logo após o Brasil proclamar sua independência.
“Fim” (2023), criada por Fernanda Torres
Fernanda interpreta Celeste, a irmã de Mário (Emilio Dantas), um dos protagonistas da série dramática “Fim”. Ela também é uma das roteiristas do programa, que é baseado em seu livro homônimo, um best-seller nacional. O elenco é encabeçado por Fábio Assunção, Marjorie Estiano, Débora Falabella, Laila Garin, David Junior, Heloísa Jorge, Thelmo Fernandes e Bruno Mazzeo.