Fernanda Montenegro torna-se imortal da Academia Brasileira de Letras (Foto: Divulgação)
in ,

Fernanda Montenegro torna-se imortal da Academia Brasileira de Letras

Atriz ocupará a cadeira de número 17 na instituição

Uma das maiores atrizes do Brasil, Fernanda Montenegro é agora também uma imortal da Academia Brasileira de Letras. Na verdade, a artista foi a única candidata que se inscreveu para disputar a vaga da cadeira número 17, que era do diplomata Affonso Arinos de Mello Franco. Com isso, tomará posse do lugar em março de 2022.

Fernanda Montenegro ocupará cadeira na Academia Brasileira de Letras (Foto: TV Globo)

LEIA MAIS:

De acordo com as informações do jornal O Globo, não houve concorrência em relação a Fernanda Montenegro justamente por se tratar de Fernanda Montenegro. A falta de concorrentes é interpretada como uma espécie de homenagem à atriz. Inclusive, Gilberto Gil se candidatou na mesma época, mas para outra cadeira.

Além da cadeira 17, que agora será ocupada pela artista, há mais outros três lugares que ficaram vagos após 2020. As vagas, até então, eram de Alfredo Bosi (nº 12), Murilo Melo Filho (nº 20) e Marco Maciel (nº 39). No entanto, as inscrições já foram encerradas e o anúncio ocorrerá em 4 de novembro, quando também será confirmado oficialmente o posto de Fernanda Montenegro.

Há uma vaga também na cadeira de número 2, que até pouco tempo era ocupada pelo filósofo Tarcísio Padilha, que faleceu em 9 de setembro, vítima de Covid-19. No entanto, a inscrição para ocupar esse lugar vai até o dia 16 de outubro. A eleição deve acontecer no dia 16 de dezembro.

O estatuto da Academia Brasileira de Letras diz que para alguém se candidatar precisa ser brasileiro nato e ter publicado, independente do gênero literário, obras de reconhecimento. Ou, mesmo que não esteja dentro de algum desses gêneros, livros de valor literário.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Victor Viana

Erika diz que Tati Quebra Barraco não é a ‘Jojo Todynho’ de “A Fazenda 13”

Vídeo: Veja como foi o encontro de BTS e Megan Thee Stallion!