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Fenômenos no digital replicam os mesmos resultados nas bilheterias dos shows? Conheça cases de sucesso na música brasileira

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Sorriso Maroto, Elza Soares, Duda Beat e Roupa Nova
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Será que um artista fenômeno no digital – milhares de visualizações nos vídeos, milhões seguidores, likes e comentários – realmente consegue engajar para além das plataformas sociais e atrair público para os seus shows?

No ecossistema em que a influência é vendida a peso de ouro, tanto para ações publicitárias quanto para atrair a atenção dos contratantes, gravadoras e claro, dos fãs; analisar esse aspecto é fundamental.

O poder de engajamento e influência do artista vai além do que é apresentado nas métricas. Entre artistas com anos de estrada e novos nomes do mercado, manter a regularidade de público nos shows é um dos maiores desafios.

Observando essa dinâmica na música brasileira, identificamos quatro cases de sucesso distintos, com bons resultados no digital e que lotam as casas de shows: Sorriso Maroto, Elza Soares, Duda Beat e Roupa Nova.

 

Sorriso Maroto

Em 1997 surgia o Sorriso Maroto: Bruno Cardoso (voz), Cris Oliveira (percussão e vocal), Sérgio Jr (violão e vocal), Vinícius Augusto (teclado e vocal) e Fred (percussão) se juntaram em uma brincadeira de amigos no Grajaú, bairro tradicional da Zona Norte do Rio de Janeiro, e desde então, não pararam de fazer sucesso em todo o país.

Confira abaixo o vídeo do clipe da música ’50 vezes’ gravada ao vivo, em parceria com o cantor Dilsinho:

 

 

Em tempo, essa música ficou no último dia 30 de maio em primeiro lugar nas mais tocadas nas rádios do país, de acordo com informações da Crowley divulgadas pelo grupo.

YouTube: 2.344.508 inscritos | 1.019.648.693  de visualizações

Instagram: 2,1 milhões

Facebook: 7.538.007 curtidas

 

Elza Soares

Considerada uma eterna vanguardista, Elza Soares é ousada, atemporal e abriu espaço para diversas tendências artísticas.

Hoje é  uma das divas da MPB.Essa identidade faz com que ela mantenha uma agenda frequente de apresentações com bastante público.

 

 
 

No último dia 26 de maio, Elza recebeu o título de Doutora Honoris Causa por sua obra completa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

YouTube: 68.612 inscritos | 8.199.046 visualizações

Instagram: 343 mil

Facebook: 293.844 curtidas

 

Duda Beat

Premiada como ‘Revelação’ da Música Popular pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) no último ano, Duda Beat lançou no mês de abril de 2018 o seu primeiro álbum, ‘Sinto Muito’.

Esse lançamento popularizou a sua carreira e a cantora integrou o line-up do Lollapalooza 2019.

Lotando shows e crescendo em números de fãs, a artista cantou em maio com Erasmo Carlos no MECA. Atualmente Duda é uma das finalistas na categoria ‘Aposta MIAW’ do Prêmio MTV MIAW.

 

YouTube: 8.198.904 visualizações

Instagram: 135 mil

Facebook: 13.163 curtidas

 

Roupa Nova

Prestes a completar 40 anos de estrada, a trajetória da banda inclui mais de 20 milhões de cópias vendidas e 37 discos lançados.

Em 2018, Cleberson Horsth (Teclados e Vocal, Paulinho (Voz e Percussão,Ricardo Feghali (Teclados, Violão, Guitarra, Voz e Vocal) Nando (Baixolão, Baixo Acústico, Violão, Voz e Vocal), Serginho Herval (Bateria, Djembe, Voz e Vocal) e Kiko (Violão, Guitarra, Voz e Vocal) lançaram o projeto “Novas do Roupa”, composto por 12 canções inéditas, que foram divulgadas ao longo dos meses nas plataformas digitais, e em alguns clipes.

Roupa Nova tem um histórico de agenda de shows com plateia engajada e que lotam as casas.

 

YouTube: 566.110 inscritos | 310.909.064 de visualizações

Instagram: 729 mil

Facebook: 4.128.122 curtidas

 

Os cases de sucesso acima mostram que não são apenas os números no digital que definem a presença de públicos nos shows.

E que os artistas apresentados não possuem números exorbitantes de seguidores, mas, são assertivos.Novos nomes como Duda Beat ou até com anos de estrada e diversos prêmios como Elza Soares possuem uma presença mais modesta em relação ao número de seguidores, mas, isso não as impedem de lotar as casas de shows.

Ao mesmo tempo em que há artistas com uma presença de milhões nas Redes Sociais, mas, pecam na bilheteria.

Não há uma resposta absoluta para esse fenômeno, mas, podemos perceber que os artistas acima exploaram: identidade, conexão e experiência.

Esses elementos que fazem com que o fã pague o ingresso e cante as músicas nos shows. Conseguir esse engajamento assertivo 360º é, sem dúvidas, um case de sucesso.

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