in ,

Felicidade Black V: Lucas & Orelha encerram 2020 com lançamento cheio de esperança na luta contra o racismo

Quinta música do projeto reflete sobre privilégios e ancestralidade

Após uma série de músicas, debates e reflexões sobre a cultura negra, o Felicidade Black encerra o ano de 2020 com mais um lançamento. É isso mesmo! Nesta quinta-feira (31/12), o projeto tocado pela dupla Lucas & Orelha divulga a quinta parte nas plataformas digitais, retratando a realidade das diferenças e a exclusão que as pessoas pretas sofreram e sofrem ainda hoje.

Com acordes de violão e batidas da música pop, o single passeia sobre as transformações que ainda precisão haver nas bases da sociedade, com rimas que passeiam pela escrevidão, futuro, oportunidades de emprego – ou a falta delas -, exaltando nomes com IZA, Emicida, Elza Soares, Mussum, Mano Brown, Grande Otelo, Malcom X, Lauryn Hil e a vereadora Marielle Franco,  . Tudo com clima de muita esperança e luta para fechar 2020 em grande estilo.

O clipe conta com a participação visual de MC Marcinho, Buchecha, e tantos outros artistas e personalidades preta que participaram dos debates e e das mpusica do Felicidae Black ao longo do ano. “Estamos encerrando 2020 com ‘Felicidade Black V’. Essa é uma das músicas mais lindas e significativas da nossa carreira. Lutamos muito esse ano e vamos continuar lutando pelo que vale a pena”, declara a dupla na legenda do vídeo do YouTube, que estreou nesta quinta, às 14h.

“Todas as vidas importam. Mas aquelas que são segregadas, desrespeitadas, mau tradadas e assassinas, essas importam mais”, cana a dupla em um dos versos.

Lucas & Orelha. Foto: Divulgação

Confira a letra completa:

“Não há de haver futuro
Se quem te deu o presente
Morar sempre no passado
E não no seu coração

Não há de haver vitória
Se quem lutou pela glória
Não tá no livro de história
Tá preso na escravidão

A vó preta que ainda trabalha
É tão revolucionária quanto a Tia Ciata
O tio preto engraçado alegra qualquer um
Com certeza conheceu grande Otelo e Mussum

E quem vê Iza, não tá ligado mas já ama Elza
E cada frase de Emicida é um resgate por vez
De um tornado na BR-3

O teu passado é preto
Ele não te condena
É pra saber tudo que você é
E pra lutar pelo que vale a pena

TODAS AS VIDAS IMPORTAM, MAS AQUELAS QUE SÃO SEGREGADAS, DESRESPEITADAS, MALTRATADAS E ASSASSINADAS ESSAS IMPORTAM MAIS!

O teu passado é preto
Ele não te condena
É pra saber tudo que você é
E pra lutar pelo que vale a pena Jovem negro!

Sabe quem você é?  Quem é seu ancestral? Bola do Rei Pelé, mic do Mano Brown, Vozes da Lauryn Hill, rimas do Emicida, Seu DNA carrega histórias de vida, Força de Luis Gama, luta do Malcom X, A dança de Michael e as histórias de Assis, Se tu é black, mano, chega no rap, vamo, Meu povo black quer justiça, Marielle Franco”

Escrito por Leonardo Rocha

Anitta grandes hits

Confira a setlist da apresentação de Anitta no Réveillon da Times Square

Ranking: 10 performances mais bombadas de 2020

Ranking: 10 performances mais bombadas de 2020