Já estamos no final de abril, mas nesta terça-feira (24), a Federação Internacional da Indústria Fonográfica divulgou o seu relatório final dos resultados de 2017 nas vendas musicais. E, é claro, viu Ed Sheeran dominar o mercado, tanto nos singles como nos álbuns.
O cantor britânico foi o artista que mais vendeu ao redor do mundo, superando Drake e Taylor Swift, que ficaram na segunda e terceira colocações, respectivamente. Em 2016, o líder mundial em vendas foi Drake.
Com “Shape of You”, Ed Sheeran liderou a lista dos singles mais vendidos nos 12 meses de 2017, superando o mega sucesso “Despacito”, que ficou na segunda colocação. E com o “Divide”, Sheeran também liderou a parada de álbuns, ficando na frente do “Reputation”, de Taylor Swift.
Os relatórios da IFPI também mostraram mais um ano de crescimento para a Indústria Fonográfica, o terceiro consecutivo de crescimento após 15 anos de queda. Os streamings tiveram um aumento na arrecadação de 41,1%, com um total de 176 milhões de usuários pagos dos diversos serviços.
No geral, a indústria fonográfica viu um crescimento de 8,1%.