in ,

Fãs de Pabllo Vittar criam petição para CONAR retirar restrição de idade ao clipe de “Parabéns”


A restrição de idade ao clipe de “Parabéns”, da Pabllo Vittar, no Youtube segue dando o que falar. Fãs da cantora criaram um abaixo-assinado na plataforma AVAAZ para que o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) retire a classificação indicativa de 18 anos, que exige que usuários façam login e confirmem a idade para assistir ao vídeo. Isso dificulta o acesso ao clipe e compromete suas visualizações.

A petição está com 5,2 mil assinaturas até o momento (para participar, clique aqui). O texto defende que a restrição é um “ato visivelmente homofóbico”, pois não é aplicada a todos.

Segundo a CONAR, a classificação indicativa foi imposta por conta de uma inserção publicitária de vodca no meio do clipe de “Parabéns”. No Brasil, a publicidade de bebidas alcoólicas para menores de idade é proibida por lei. Pabllo Vittar, contudo, considera essa uma “censura seletiva”.

No texto do abaixo-assinado, os fãs fazem coro à drag queen: “existem diversos vídeos de outros artistas, majoritariamente heterossexuais, que contêm publicidade de marcas de bebidas alcoólicas (destilados) e que não foram notificados pelo CONAR”.