A edição especial do aniversário de 30 anos da criadora de conteúdo, atriz e humorista Gessica Kayane, a Gkay, que acontece de 05 a 07 de dezembro, em Fortaleza, firma a sua presença no calendário de eventos fixos do mercado do entretenimento e publicitário. Com mais de 500 convidados, entre influenciadores e celebridades, a 6ª edição da Farofa da Gkay, que existe desde 2017, traz a força do marketing de influência, novas formas de consumo na era digital e o grandioso envolvimento de marcas.
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Entre as marcas presentes, o Instagram que está patrocinando a transmissão ao vivo no Multishow e na Globoplay durante os dias 5, 6 e 7 de dezembro, a partir das 22h, direto de Fortaleza, no Ceará. O evento contou com shows de Pedro Sampaio, Pabllo Vittar, Luísa Sonza, Matuê, Léo Santana, Wesley Safadão e hoje encerrará a programação com as apresentações de: Simone Mendes, Gloria Groove e Ivete Sangalo, entre outros artistas.
De acordo com dados da plataforma de gerenciamento de visibilidade online, Semrush, em dezembro do último ano, o nome da influenciadora foi pesquisado mais de 1 milhão e 200 mil vezes e o termo “Farofa da Gkay” 201 mil. Uma grande conquista se analisarmos que, no restante do ano, o máximo que a influenciadora conseguiu em um mês, ainda que um número alto, foram 246 mil buscas.
Farofa da Gkay: case de sucesso de Marketing de Influência
Entre os convidados do evento, estão alguns dos maiores influenciadores da atualidade no Brasil, capazes de atingir e engajar um público de milhões de jovens, que estão conectados nas redes sociais. Desde antes do início do evento, o convite para a Farofa da Gkay “entregue em um saco de lixo” foi uma da ações para crescer o nome do projeto e que teve mais de 1 milhão de curtidas apenas no Instagram.
Para Ane Oiticica, Content Manager & Cool Hunter da Agência Califórnia, a Farofa é um evento que mobiliza todas as redes sociais e afeta o mundo do marketing como um todo e pode ser aproveitada de diversas maneiras.
“Quando falamos de relevância na internet, a Farofa da Gkay é um dos cases de maior sucesso da atualidade. Durante três dias, as redes param para falar do que acontece no evento: os shows, as celebridades, quem pegou quem – tudo ocupa o espaço nos assuntos mais comentados. Você acorda e todos os trending topics estão relacionados com a festa. Do lado de cá, a gente fica de olho em tudo que acontece”, diz Ane.
A profissional continua: “conhecer novos influenciadores, aproveitar as oportunidades – porque mesmo quem está fora da festa, pode surfar nos assuntos. Na edição de 2021, rolou o reencontro de Solange Almeida e Xand Avião no palco da Farofa. Na época, ambos eram patrocinados pela Skol, que não perdeu tempo e celebrou a reconciliação no Twitter – ganhando de volta, o engajamento do público que estava ligado na festa!”, explica Ane.
Dessa forma, o Marketing de Influência é uma forma estratégica para alcançar novos públicos engajados e pode ser um bom custo-benefício para aumentar rapidamente a consciência de marca de produtos e negócios. No entanto, além de encontrar o influenciador ideal para cada campanha, é necessário estabelecer as métricas e fazer as devidas análises em relação aos objetivos propostos.
Experiência e ativação das marcas na Farofa da Gkay
Com o crescimento da última edição da Farofa da Gkay, o evento em 2022 ganhou ares de festival e teve participação de marcas como: Instagram, Avon, XP Investimentos, LATAM, Vivara, Listerine e Esportes da Sorte.
Em uma das ações mais comentadas e inéditas envolvendo uma ação digital com um número expressivo de influenciadores, iniciou no transporte até Fortaleza. A Farofa da Gkay fretou e adesivou uma aeronave da LATAM com 216 lugares, saindo de Guarulhos, e a interação entre os passageiros era transmitida, em tempo real, nas redes sociais dos convidados.
A Head de marketing da Latam Brasil, Amira Ayoub, comentou ao Meio & Mensagem que a ação foi vista pela marca como uma forma de se aproximas do público brasileiro, com foco na brasilidade, diversidade e inclusão.
“A Gkay entrou como cliente e saiu como parceira da Latam. A Gkay é uma mulher nordestina que traz à cena grupos sub-representados na nossa sociedade. É por esse motivo que fomos além nesse fretamento”, disse Amira.
Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, a eficiência dos anúncios tradicionais está em declínio, enquanto as colaborações com influenciadores continuam a se tornar bem-sucedidas. O que explica o olhar das marcas em estratégias de ativações para esse tipo de evento.
De acordo com o executivo, isso se deve principalmente ao fato de que os consumidores preferem postagens em redes sociais aos anúncios tradicionais, e o engajamento com eles é feito de uma forma totalmente diferente: “A colaboração com um influenciador não é percebida como se você estivesse sendo alvo de publicidades da mesma forma. As pessoas olham aquela ‘publi’ como uma dica oferecida por uma pessoa de confiança”.
A Avon, por exemplo, se juntou a essa grande festa com objetivo de colocar a marca sob uma nova perspectiva, que está cada vez mais presente em todos os cenários, que se reinventa, que se adapta a cada geração e entrega produtos hero para todos.
Criada pela Wunderman Thompson, a campanha #VemDeAvonNaFarofa terá como peça-chave a maleta espiã, a mesma versão que foi sucesso da Avon durante o BBB 22.
“Para que a gente possa estar em projetos do tamanho e temática da Farofa, foi preciso construir uma consistência de marca muito forte em diversos pilares, construindo valor e colocando a marca como protagonista da própria história que irá contar. Estar na Farofa junto com a Gkay não é só amplificação de mensagem, mas uma oportunidade de contarmos a história num formato AVON, moldado junto com a Gkay. A co-criação com influenciadores é um caminho que acreditamos muito. Trazer a verdade da marca e da influenciadora juntas para o evento é a receita ideal para construirmos uma linha de raciocínio mais forte, personalizada e que faça sentido para ambos”, diz Carolina Bertelli, Diretora Creators & Influencers.
Dessa vez, o Instagram também está marcando presença no evento levando a campanha #MeteUmReels para os criadores e convidados presentes. A Gkay faz parte do time de mais de 1.000 criadores de conteúdo escalado pelo Instagram para fazer estrelar a campanha e mostrar que qualquer situação pode virar um Reels.
Nomes como @martinklayverpop, @vanessalopesr_, @_pequenalo e @lucasguedez também fazem parte do elenco da campanha e vão postar Reels antes, durante e depois da festa com a hashtag #MeteUmReels, mostrando tudo o que está rolando por lá. Também é possível acompanhar o evento nos perfis da @gessicakayane e da @afarofadagkay no Instagram.
No local da festa, o Instagram conta com ativações incluindo um espaço exclusivo onde os criadores podem fazer Reels super divertidos com o apoio do videomaker @marlonbrambilla.
Saiba mais detalhes sobre as ativações do Instagram na Farofa da Gkay:
- Red carpet: estrutura para a produção de vídeos com o efeito “Oscar” em slow motion. Um videomaker com uma câmera especial que traz esse efeito de “Glam cam” para os Reels; Neste link você encontra vários exemplos de criadores como @_pequenalo, @bianca e @divadepressao no red carpet do Instagram;
- #MeteUmReels: espaço com cenografia instagramável com globos espelhados + suporte do videomaker@marlonbrambilla para a produção de Reels. Confira aqui; O Instagram também criou junto com a Gkay o áudio original ‘Farofa da Gkay – Mete um Reels’, lançado ontem e que já tem mais de 300 Reels produzidos pelo público a partir dele;
- Brindes: os mimos para os convidados na pool party (festa na piscina) estão garantidos! Bonés e copos do Instagram serão distribuídos no local.
A transmissão ao vivo no Multishow e na Globoplay da Farofa da Gkay acontece a partir das 22h, direto de Fortaleza, no Ceará.