Foto: Reprodução/Instagram
in ,

Famosos aderem ao ‘Desafio da Farinha’ e médicos alertam sobre riscos à saúde

Wesley Safadão e a esposa Thyane Dantas foram “vítimas” da filha Ysis na brincadeira (Foto: Reprodução/Instagram)

O ‘Desafio da Farinha’ tem feito a cabeça dos artistas nas últimas semanas. Entretanto, a brincadeira feita no aplicativo TikTok oferece riscos à saúde, alertam médicos. “A farinha pode atingir os olhos, pode ser inalada ou aspirada pela boca ou nariz. Nos olhos ela pode provocar conjuntivite química, por irritação pela farinha. Já na via aérea o produto pode provocar rinite e faringite, principalmente em pacientes que já têm tendência a alergias”, atesta o clínico geral e pediatra Maurício Cavalcante.

Para a brincadeira funcionar, precisa-se de três pessoas: um fica com a missão de mergulhar a cabeça de outros dois amigos/familiares em pratos ou travesseiros cheios de farinha de trigo ou amido de milho, de acordo com as respostas para as situações propostas. Kevinho e a namorada foram desafiados com questões sobre o relacionamento. Simone, da dupla com Simaria, e seu marido Kaká Diniz foram “vítimas” do filho. Wesley Safadão e a esposa também responderam ao “Quiz dos Pais”. Até mesmo Anitta e a amiga Jéssica foram desafiadas pela mãe da cantora.

Dr. Maurício ressalta que em caso da pessoa aspirar farinha e o produto atingir os brônquios e alvéolos, o quadro pode evoluir para uma pneumonia química. “Justamente por isso essa é uma brincadeira que deve ser evitada, para não se expor a esses riscos”, completou em entrevista ao jornal “A Crítica”. Já a dermatologista Luana Tenório acrescenta que “o trigo em contato com o olho causa uma reação de corpo estranho, que pode causar desde uma leve irritação, até problemas mais graves como lesão na córnea”.

O POPline conversou com o Dr. Pedro Cruz, médico da saúde da família e comunidade, e perguntou sobre os riscos ao ser encaminhado a um pronto-atendimento neste momento que os hospitais enfrentam uma superlotação por conta da pandemia do novo coronavírus. “No atual momento toda ida ao pronto-atendimento que puder ser evitada, deve ser evitada. Porque lá a gente está mais exposto a se contaminar – não só pelo coronavírus, mas até por outras doenças. Por isso existem brincadeiras mais saudáveis para fazermos no período da quarentena.”

Escrito por Daiv Santos

Giulia Be completa cinco semanas entre as mais tocadas das rádios do México

Whindersson Nunes rebate seguidor que lamentou divórcio com Luísa Sonza: “você que lute”