Tom Hanks não fez nenhum comercial de plano dentário. O ator vencedor de dois Oscars usou o Instagram para informar que é falsa uma publicidade que tem circulado com o rosto dele.
“Cuidado! Há um vídeo por aí promovendo um plano odontológico com uma versão minha feita com inteligência artificial. Eu não tenho nada a ver com isso”, alertou Tom Hanks.
Leia mais:
- “Já fiz filmes que odeio”, dispara Tom Hanks
- Tom Hanks e Scarlett Johanson estrelam trailer de Wes Anderson
- Tom Hanks vende filme por US$ 60 milhões para Sony
O uso indiscriminado de inteligência artificial (IA) no audiovisual é uma das pautas da greve de atores de Hollywood. O sindicato SAG-AFTRA reivindica regulação para o uso de IA em obras audiovisuais. Seu uso pode acabar, por exemplo, com o trabalho de figurantes, que seriam criados e replicados digitalmente.
Tom Hanks discute uso de inteligência artificial e “deep fake”
Discutindo o assunto no podcast “The Adam Buxton Podcast”, Tom Hanks disse que o advento da inteligência artificial é um desafio artístico e também um desafio legal. “Qualquer pessoa agora pode se recriar em qualquer idade por meio de IA ou tecnologia de ‘deep fake’. Posso ser atropelado por um ônibus amanhã, mas as apresentações podem continuar indefinidamente”, pontuou.
“Fora da compreensão da IA e do deepfake, não haverá nada que lhe diga que não sou eu e apenas eu. E terá algum grau de qualidade realista. Esse é certamente um desafio artístico, mas também é legal”, comentou.