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Faixas ‘Ao Vivo’ correspondem em média a 50% das músicas mais tocadas nos principais streamings no Brasil; veja análise

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Marília Mendonça, Gustavo Mioto, Matheus & Kauan e Jorge & Mateus - os artistas com faixas 'ao vivo' mais escutadas no Brasil

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A partir do crescimento da tecnologia de gravação de áudio, o registro ao vivo passou a ser uma importante estratégia presente há anos na indústria da música. 

Analisando atentamente os principais streamings no Brasil da atualidade, Deezer, Spotify e YouTube, verificamos que há uma tendência curiosa no crescimento das faixas ao vivo nos primeiros lugares nos rankings dos streamings: cerca de 50% das faixas mais tocadas são no formato Ao Vivo.

Diante de um cenário econômico após o período mais crítico da crise, tanto para a indústria da música quanto para o país em geral, alternativas mais baratas passaram a serem aplicadas para artistas e equipes que precisavam atender às expectativas da dinâmica digital.

Com isso, as gravações audiovisuais acústicas ao vivo tornaram-se uma estratégia para redução de custos, em comparação com as antigas enormes gravações dos chamados ‘DVD’s’. E essas faixas em áudio, logo, são distribuídas para as plataformas digitais.

Em tempo, a faixa da cantora Marília Mendonça, “Todo Mundo Vai Sofrer”, é a faixa mais escutada nas três plataformas digitais.

 

 

Confira abaixo a análise das plataformas levando em consideração a semana de 31 de maio à 6 de junho de 2019.

Deezer

O Deezer possui a playlist “Top Brazil” com as músicas mais escutadas da plataforma. A partir dela, podemos ver que 50% entre as 10 faixas mais tocadas, são no formato ao vivo e todas do gênero sertanejo.

 

 
 

Spotify

 
No Spotify temos características parecidas com a da Deezer, contudo, a média das músicas ao vivo aumenta para 60% na plataforma.
 
Ainda com a predominância do gênero sertanejo na utilização dessa estratégia.
 
Veja abaixo os rankings diário (12/06) e semanal (31/05 – 06/06):
 
 
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YouTube

 
No YouTube temos 40% das músicas mais tocadas no formato ‘ao vivo’ o que mostra que a experiência ao vivo também é uma escolha audiovisual para os consumidores.
 
 
 
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A popularização das faixas ao vivo não descartam a produção em estúdio, que continuará sempre em alta.

Mas, dentro do cenário de democratização da produção musical, amplia as possibilidades de criações acessíveis dentro do mercado da música. O Sertanejo abraçou essa estratégia e segue explorando o formato ao vivo para seus lançamentos.

Recentemente falamos aqui no MM que uma música para fazer sucesso, a análise dos números é importante, mas, o que pesa é sempre o que está na boca do público. Clique aqui para rever.