Connect with us

Faixa a Faixa: Filipe Guerra

Faixa a Faixa: Filipe Guerra – “Follow You”

DJ e produtor revela os detalhes por trás do seu novo EP.

Published

on

Demorei, mas estou de volta ao POPline! Em 2011, eu escrevi a coluna “Sintetizador” e, agora, fui convidado para estrear a coluna “Faixa A Faixa”. Esse será um espaço onde vários artistas terão a oportunidade de contar à audiência os bastidores e as curiosidades das suas novas produções.

Estou lançando meu primeiro EP no iTunes esta semana. Intitulado “Follow You”, o projeto tem 6 músicas, incluindo as inéditas “Kids in the Dark”, “Leave me Alone”, “Love Me Or Let Me Go” e, claro, a faixa que dá título ao material. Nas próximas quatro semanas, sempre as terças-feiras, teremos um encontro marcado aqui no POPline para eu revelar detalhes sobre o processo criativo de cada faixa.

filipeelorenaPara começar, quero contar o que há por trás de “Follow You”, que conta com a participação da Lorena Simpson.

Depois de um longo hiato sem produzir músicas com a Lorena, quebrei o silêncio em uma nova música. Tivemos muitos êxitos juntos, dentro e fora do Brasil, então nada mais justo do que criar um novo single para uma parceria que deu tão certo e inspirou tantas outras produções nacionais.

Quando você escuta a musica que dá nome ao EP, você pode se perguntar se já não ouviu isso antes. Essa é exatamente a intenção. Foi como tirar do forno uma continuação das nossas outras músicas. Propositalmente pra te deixar numa zona de conforto. Criei uma melodia bem chiclete e pop para a gente levantar as mãos na pista de dança. Misturei muita coisa do que eu fiz durante os últimos 5 anos, como um resumo da obra, o motivo de ter chegado até a finalização do EP.

Escrevi a letra pensando na busca do paraíso emocional, a descoberta da força interior, e chamei o DJ Tannuri para completarmos os elementos que faltavam na letra. No refrão da música usei linhas de sintetizadores quebrados, que caberiam perfeitamente em até um Dubstep. Com as percussões marcantes características do Tribal House marcando o ponto ápice da canção.

Quando eu criei toda a música, a ideia de composição da melodia que veio em mente foi: Subir na hora certa, pisar forte no acelerador e quando o ouvinte perceber a explosão, é a hora do brilho do trabalho vocal, juntos num mesmo plano.

Ouça o resultado:

>> Baixe o EP “Follow You”, do Filipe Guerra, no iTunes.

Amanhã, dia 30, rola a festa de lançamento do meu EP “Follow You” em São Paulo! E eu tenho um par de convites para você. Para participar é só responder nos comentários: “Qual seria uma parceria inusitada que você gostaria de ouvir nos próximos trabalhos?”. O autor da resposta mais criativa fatura um par de convites para a Let’s Club São Paulo. O resultado sai amanhã às 12h. Ganhador:  Mario Castro
Resposta: Seria interessante uma parceria com alguém do rock nacional, tipo o Di do NX Zero. Seria algo totalmente novo e interessante. Obs. David Guetta já chegou a fazer algo semelhante, e a faixa foi muito elogiada!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faixa a Faixa: Filipe Guerra

Faixa a Faixa: Filipe Guerra explica o processo criativo da faixa “Moving On”

“O curioso da faixa é que foi gravada inteira por Skype. E mostra que em qualquer parte do mundo você pode unir equipes para um resultado positivo.”

Published

on

Opa! Voltei! Neste meu segundo post, quero apresentar mais uma faixa do meu EP “Follow You”, que aliás conseguiu a #1 posição em vendas no chart eletrônico do iTunes Brasil logo no seu lançamento.

A letra da música fala sobre uma experiência pessoal, escrita em parceria com meu amigo Bernardo Sim (também colunista daqui do POPLine) e da Jenna Christine, vocalista da música.  Single lançado em 2012, “Moving On” foi criado com uma proposta mais POP, porém sem deixar de levar os elementos da pista e do meu set para a música.

Quando criei a música em meados de setembro do ano passado, eu busquei o uso de instrumentos orgânicos e uma melodia mais próxima das baladas de pop rock. Minha influência na processo de criação foi Snow Patrol. Os riffs de guitarra viraram tendência na Dance Music, nesse mesmo período, com inúmeras produções ao redor do mundo saindo quase que na mesma fórmula do sucesso “Feel So Close”, do Calvin Harris. O uso da guitarra e de elementos do rock, também marcou muito uma safra de músicas de Dance Music nos anos de 2007 e 2008.

O curioso da faixa é que foi gravada inteira por Skype. E mostra que em qualquer parte do mundo você pode unir equipes para um resultado positivo. Tanto a Jenna, quanto o Bernardo entravam em contato comigo pela internet. E eu acompanhei todo o processo de gravação de voz, fazendo a direção no estúdio via webcam.

O single chegou em #5 lugar nas mais vendidas no iTunes Eletronic Chart do Brasil e ganhou um vídeo que marcou minha estreia no canal mundial VEVO, com quase 90 mil visualizações.


>> Baixe o EP “Follow You”, do Filipe Guerra, no iTunes.

Continue Reading

POPline Mix