“Humana”, novo disco de Fafá de Belém, nem bem saiu e já ganhou mais um clipe. A faixa escolhida pela cantora é O Resto do Resto, uma composição de Fátima Guedes. Gravado no Viaduto do Chá, em São Paulo, o curta teve direção de Luan Cardoso, da Zé Pedro Fotografia, e produção de Joia Moderna Discos. O clipe mostra Fafá pensativa, caminhando por um dos cartões postais da cidade.
“Eu costumo dizer que esse não é um disco para sair gritando; gritando todo mundo já está. É hora de falar a sério, olhando no olho, com muita tranquilidade sobre a situação de cada um de nós, de que forma o mundo está nos tratando e de que forma o ser humano está sendo tratado. Nesse mundo de gritos, para a gente sobreviver, a gente tem que se voltar pra dentro”, reflete Fafá. “Essa música diz tudo isso com uma delicadeza que me toca a alma de uma forma quase que física”.
A ideia do clipe, sob responsabilidade de Zé Pedro, segundo a cantora, é espetacular. “Se vocês perceberem, estamos numa noite ligeiramente chuvosa, caminhando sobre o Vale do Anhangabaú, onde há 35 anos mais de 2 milhões de pessoas clamaram pelo caminho da democracia, da reconquista de direitos e pedindo Diretas Já”, explica. “Tem todo um simbolismo de reflexão do que foi feito nesse tempo”, reflete.
“Sempre fui admiradora de Fátima Guedes, mas nunca tinha gravado nada dela. De repente ela me dá de presente a música que mais me arrebata nesse projeto “Humana”.