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Facebook revela como seu algoritmo funciona; saiba detalhes

Facebook revela como seu algoritmo funciona e quais as formas que ele decide o que priorizar em seu feed
Facebook revela como seu algoritmo funciona; saiba detalhes
Foto: Facebook/Reprodução

Como o algoritmo do Facebook funciona? Sem dúvida, uma das perguntas mais feitas desde o crescimento da popularidade da plataforma que permeia o alcance e  divulgação da maioria dos serviços e produtos, sobretudo na indústria da música.

O Facebook, enfim, compartilhou nessa semana (12) um vídeo que explica mais detalhes sobre o funcionamento do seu algoritmo e quais conteúdos são priorizados pela Rede Social. As informações fornecem uma boa visão geral do processo de classificação de conteúdo do Facebook e porquê algumas coisas ganham mais força do que outras, com base na resposta individual de cada usuário.

Nosso objetivo é garantir que você veja as postagens mais valiosas para você no topo do seu Feed sempre que abrir o aplicativo do Facebook. E como a maioria das pessoas tem mais conteúdo em seu Feed de notícias do que poderiam navegar em uma sessão, usamos um algoritmo para determinar a ordem de todas as postagens que você pode ver”, diz o Facebook.

Facebook revela como seu algoritmo funciona; saiba detalhes

Foto: Facebook/Reprodução

O vídeo descreve o processo de classificação do feed, incluindo os quatro elementos-chave que o Facebook considera ao selecionar o conteúdo relevante para exibir para cada usuário. Confira os elementos em seguida:

1. Inventário

Este é o ponto de partida, com todas as postagens que poderiam ser mostradas a cada dia no conjunto de amostra inicial. Essas postagens são baseadas nas páginas e nas pessoas que você segue, no conteúdo com o qual elas compartilharam e se engajaram, bem como nos grupos dos quais você faz parte e no conteúdo do anúncio que você está qualificado para veiculação dia.

2. Sinais

O algoritmo então, usa vários sinais para determinar a relevância de cada postagem. Isso se baseia em sua conexão com a pessoa ou Página que compartilha a atualização, incluindo como você interagiu com ela no passado.

O algoritmo também considera se o engajamento em questão se trata de uma foto, vídeo ou postagem de link, o que também leva em consideração o que você vê, com base em seu histórico de envolvimento (ou seja, se você assistir a mais vídeos, verá mais atualizações de vídeo).

3. Previsões

Com base nessas considerações, o algoritmo faz previsões sobre seu provável envolvimento com cada nova postagem, em um esforço para destacar o conteúdo mais pessoalmente relevante com base nesses fatores.

4. Pontuação

E, por fim, o algoritmo pontuará cada postagem em seu pool de conteúdo para classificá-las, levando em consideração todos esses fatores. Quanto maior a pontuação de relevância, maior a probabilidade de a postagem aparecer no topo do seu feed do Facebook.

Esta é a essência do Feed de notícias e, com base nisso, os usuários podem extrapolar como maximizar o alcance na plataforma. Quanto mais pessoas acharem seu conteúdo pessoalmente relevante e se envolverem com suas atualizações – seja visualizando, reagindo, comentando, compartilhando – mais provavelmente seu conteúdo aparecerá em uma posição superior no feed de cada indivíduo. E no caso dos grupos, quanto mais pessoas houverem,  mais amplo será o seu alcance no Facebook.

A rede social observa ainda que os usuários podem personalizar pessoalmente seu Feed de notícias usando ferramentas como ‘Favoritos’ para selecionar as 30 principais pessoas e páginas que desejam ver, enquanto você também pode classificar seu feed em ordem cronológica com a opção de classificação ‘Mais recente’ – embora que reverterá para o feed de algoritmo na próxima vez que você fizer login.

A plataforma também diz que os usuários podem indicar que postagens individuais não são relevantes para eles, selecionando as opções relevantes no menu de três pontos em cada postagem. Isso então classificará esse conteúdo em uma posição inferior no futuro.

Além disso, o Facebook diz que o conteúdo que viola suas políticas – como discurso de ódio e violência gráfica – muitas vezes será removido antes que qualquer usuário o veja, enquanto outro conteúdo que pode ser considerado ofensivo, mas não cumpre a barreira de remoção, frequentemente será rebaixado para que menos pessoas o vejam.

Algoritmo do Facebook

Os pontos abordados pelo Facebook dão uma boa visão geral básica dos fundamentos do algoritmo de feed do Facebook, que pode ajudar a otimizar sua estratégia no Facebook.

As informações buscam remover um pouco do mistério de seu processo de classificação de conteúdo. Diante disso, vale conferir as informações para um entendimento claro dos fundamentos do processo do Facebook.

Para conferir o vídeo na íntegra, acesse aqui. 

 

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