in

Facebook planeja mudar de marca e nome; entenda

A mudança de nome que está por vir tem o objetivo de sinalizar a ambição do gigante da tecnologia de ser conhecida por mais do que apenas como uma mídia social.

Mark Zuckerberg | Foto: Divulgação/Facebook

O Facebook planeja mudar o nome de sua empresa na próxima semana para refletir seu foco na construção do metaverso, de acordo informações do The Verge. A mudança de nome que está por vir, sobre a qual o CEO Mark Zuckerberg planeja falar na conferência anual da empresa em 28 de outubro, tem o objetivo de sinalizar a ambição da gigante da tecnologia de ser conhecida por mais do que apenas como uma mídia social.

Facebook anuncia investimento de R$ 270 milhões em metaverso

A reformulação da marca provavelmente posicionaria o aplicativo azul do Facebook como um dos muitos produtos de uma empresa controladora que supervisiona grupos como Instagram, WhatsApp, Oculus e muito mais. Porém, procurado pelo The Verge, um porta-voz do Facebook se recusou a comentar esta história.

O Facebook já tem mais de 10.000 funcionários construindo hardware de consumo, como óculos AR, que Zuckerberg acredita que eventualmente serão tão onipresentes quanto smartphones. Em julho, ele disse ao portal que, nos próximos anos, “faremos a transição de pessoas que nos veem principalmente como uma empresa de mídia social para uma empresa metaversa”.

Uma reformulação da marca também poderia servir para separar ainda mais o trabalho futurista em que Zuckerberg está focado do intenso escrutínio que o Facebook está fazendo para saber como sua plataforma social opera hoje.

Leia mais:

Ainda de acordo com a publicação, o Facebook não é a primeira empresa de tecnologia conhecida a mudar o nome de sua empresa à medida que suas ambições se expandem. Em 2015, o Google se reorganizou inteiramente sob uma holding chamada Alphabet, em parte para sinalizar que não era mais apenas um mecanismo de busca, mas um conglomerado em expansão com empresas que fabricavam carros sem motorista e tecnologia de saúde.

Além dele, o Snapchat mudou a marca para Snap Inc. em 2016, no mesmo ano em que começou a se autodenominar uma “empresa de câmeras” e lançou seu primeiro par de óculos para câmeras Spectacles.

O novo nome da empresa no Facebook é um segredo bem guardado dentro de suas paredes e não é amplamente conhecido nem mesmo entre sua liderança sênior completa. Especula-se que um possível nome poderia ter algo a ver com Horizon, o nome da versão VR ainda não lançada de Facebook-meet-Roblox que a empresa tem desenvolvido nos últimos anos.

O nome desse aplicativo foi alterado recentemente para Horizon Worlds, logo depois que o Facebook demonstrou uma versão para colaboração no local de trabalho chamada Horizon Workrooms.