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Facebook lança salas de áudio ao vivo, como Clubhouse, e podcasts

Nos EUA, figuras públicas e grupos selecionados já podem criar Live Audio Room no iOS e podcasts selecionados já estão disponíveis para ouvintes

Foto: Divulgação

O Facebook anunciou, nesta segunda-feira (21), mais uma novidade em sua plataforma: salas de áudio ao vivo, as Live Audio Room – similar ao Clubhouse, e podcasts, como parte dos planos para trazer experiências de áudio social para plataforma. Recentemente a empresa também anunciou uma parceria com o Spotify para compartilhamento de conteúdos com miniplay no feed.

Nos Estados Unidos, figuras públicas e grupos selecionados do Facebook já podem criar salas de áudio ao vivo no iOS, e podcasts selecionados estarão disponíveis para ouvintes nos EUA. Nas próximas semanas, a plataforma pretende expandir a capacidade de mais figuras públicas e grupos hospedar uma sala de áudio ao vivo, além de apresentar novos recursos para ambas as experiências nos próximos meses.

Salas de áudio ao vivo

As salas de áudio ao vivo no Facebook permitem que o usuário descubra, ouça e participe de conversas ao vivo com figuras públicas, especialistas e outras pessoas sobre tópicos de seu interesse – no mesmo esquema já conhecido do Clubhouse, Spaces (Twitter) e o mais recente Greenroom (Spotify).

As figuras públicas podem convidar amigos, seguidores, figuras públicas verificadas ou qualquer ouvinte na sala para ser um palestrante. O anfitrião pode convidar palestrantes com antecedência ou durante a conversa. Pode haver até 50 speakers e não há limite para o número de ouvintes.

Nos grupos, os administradores podem controlar se moderadores, membros do grupo ou outros administradores podem criar uma sala de áudio ao vivo. Em grupos públicos, membros e visitantes podem ouvir a Sala de áudio ao vivo, mas em grupos privados, apenas membros podem ouvir.

Foto: Divulgação

Os anfitriões da Live Audio Room também podem selecionar uma organização sem fins lucrativos ou arrecadação de fundos para apoiar durante a conversa, e os ouvintes e palestrantes podem doar diretamente.

Pessoas em iOS e Android podem descobrir salas de áudio ao vivo para ingressar em locais como o Feed de notícias e por meio de notificações. Você também pode se inscrever para ser avisado quando uma sala de áudio ao vivo de seu interesse for ao ar. Ao ouvir uma conversa, o usuário também será notificado quando amigos ou seguidores participarem. Além disso, é possível ativar as legendas ao vivo, “levantar a mão” para solicitar para entrar na conversa e usar reações para participar em tempo real.

Podcasts

A partir de agora, as pessoas poderão ouvir podcasts enquanto navegam no Facebook, por meio de um miniplayer ou experiência do player em tela inteira com opções de reprodução, inclusive com a tela do telefone desligada.

Os usuários podem ouvir criadores de podcast selecionados em suas páginas do Facebook, bem como no Feed de notícias. Além disso, terão acesso a um catálogo diversificado de podcasts e poderá reagir, comentar, marcar e compartilhar seus podcasts favoritos.

Foto: Divulgação

Ainda este ano, o Facebook pretende lançar recursos adicionais, como legendas e a capacidade de criar e compartilhar clipes curtos de um podcast. Com o tempo, querem construir mais experiências sociais exclusivas em torno de podcasts que usam os melhores recursos interativos e personalizados do Facebook.

“As salas de áudio ao vivo e podcasts lançados nos Estados Unidos são apenas o começo de nossa jornada de áudio. Olhando para o futuro, estamos trabalhando com criadores que usarão nossas ferramentas de áudio para desenvolver e lançar Soundbites – clipes de áudio criativos e curtos”, revela Fidji Simo, Head of Facebook App.

“Estamos entusiasmados com a parceria com esta comunidade para refinar a experiência do Soundbites antes de seu lançamento no final deste ano”. Em breve, também vão começar a testar os outros produtos de áudio, como a central “listening destination”  e o “background audio listening” para vídeo.

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