Depois do impacto causado pelo Clubhouse nos amantes de redes sociais, o Facebook já começa a se movimentar para construir um produto de áudio para bate-papo semelhante ao popular app jovem, de acordo com informações apuradas pelo The New York Times.
O Clubhouse, aplicativo que ganhou destaque por permitir que as pessoas se reunissem em salas de bate-papo de áudio para falar sobre vários tópicos, fez com o que Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, também se sentisse interessado por formas de comunicação de áudio. De acordo com fontes do jornal, o executivo apareceu no aplicativo Clubhouse no último domingo (7) para conversar sobre realidade aumentada e virtual.
Segundo o NY Times, os executivos do Facebook ordenaram que os funcionários criassem um produto semelhante. “Há muitos anos conectamos pessoas por meio de tecnologias de áudio e vídeo e estamos sempre explorando novas maneiras de melhorar essa experiência para as pessoas”, disse Emilie Haskell, porta-voz do Facebook. Nenhum representante do Clubhouse quis comentar o assunto.
Engolindo a concorrência
Quem acompanha as atualizações de redes sociais deve lembrar do histórico que o Facebook tem de entrar em novas tecnologias e perseguir diferentes mídias que atraem usuários, especialmente se esse público for jovem.
Zuckerberg comprou o site de compartilhamento de fotos Instagram, quando a plataforma começou a ganhar notoriedade. Além disso, o empresário adquiriu o aplicativo de mensagens WhatsApp e a empresa de realidade virtual Oculus quando todos eram pequenas startups ainda.
O Facebook também é conhecido no Vale do Silício por estar disposto a clonar seus concorrentes. O Instagram em 2016, por exemplo, copiou um dos recursos marcantes do rival Snapchat, criando o Stories. No ano passado, a plataforma lançou o Reels, um produto de vídeo semelhante ao TikTok.
Quando o serviço de teleconferência Zoom se tornou popular no ano passado, o Facebook rapidamente criou o Rooms, um serviço de chat por vídeo em grupo. E, este ano, o Facebook está trabalhando em um produto concorrente do Substack, o popular serviço de newsletter.