Para dar início às suas celebrações do mês do orgulho LGBTIQ+, o Facebook vai colorir São Paulo com um mural que será pintado em um dos endereços mais icônicos da cidade, o Minhocão. A via, que é aberta para pedestres todas as noites e aos finais de semana, terá a fachada de um dos prédios vizinhos tingida com as cores da bandeira do movimento LGBTIQ+. A bandeira será pintada aos poucos, faixa por faixa, e estará conectada com uma Live que será transmitida na Página do próprio Facebook no dia 5 de junho, a partir das 16h.
Para que a bandeira seja completamente colorida, os espectadores da Live deverão interagir com a hashtag #JuntosComOrgulho durante a transmissão. À medida que as postagens forem atingindo determinados marcos de engajamento, mais cores vão sendo acrescentadas à bandeira – e, paralelamente, são liberadas as apresentações dos artistas participantes, celebrando o poder do coletivo.
A Live terá a apresentação de Vitor diCastro, criador do canal Deboche Astral, e o line-up dos shows fica por conta das estrelas Gloria Groove, Majur e Pabllo Vittar. A transmissão também terá a participação de influenciadores, como Gabriela Loran e o ex-BBB 21 João Pedrosa, que se reunirão com administradores dos Grupos do Facebook para falar sobre a importância dessas comunidades como ferramentas de apoio e celebração da diversidade.
Além disso, de 5 a 28 de Junho, dia em que é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTIQ+, a parede colorida durante a Live estampará, por meio de uma projeção, depoimentos de membros de Grupos do Facebook como o “Filhos do Arco Íris”, “Estudos Queer” e “Orgulhe-se (LGBTQI+)”. Toda noite, serão apresentadas histórias como as de casais que celebram o direito à sua união, pessoas que se conheceram em Grupos do Facebook e manifestações de aliados que apoiam e valorizam o espírito do orgulho LGBTIQ+ durante todo o ano.
“O mês de junho é marcado pela união das comunidades LGBTIQ+ e de aliados no mundo todo para uma grande celebração da liberdade de expressão e de suas identidades. Sabemos que, pelo segundo ano consecutivo, as pessoas não vão poder ir às ruas – e por isso decidimos nos mobilizar para proporcionar uma forma diferente, mas não menos significativa, de celebração. Reunindo os Grupos do Facebook e a comunidade para ajudar a colorir a cidade, queremos contribuir para fomentar e abastecer o espírito do orgulho por meio do poder do coletivo”, explica Bernnardo Bonnard, Líder de Consumer Marketing para o aplicativo Facebook no Brasil.
Durante a Live, o público também será convidado a conhecer as iniciativas desenvolvidas pelo Facebook para capacitar, apoiar e dar visibilidade a empreendedores da comunidade LGBTIQ+ no desenvolvimento de seus negócios. Digitando a frase “Quero Ajudar” nos comentários da Live, um bot será acionado diretamente no Messenger, dentro do aplicativo do Facebook do usuário, e apresentará algumas das formas de apoio à comunidade.
Entre as iniciativas está um programa de aceleração para negócios administrados por empreendedores da comunidade LGBTIQ+, desenvolvida em parceria com instituições como a Aliança Nacional LGBTI+ e Fundação Internacional Micro Rainbow, que terá inscrições abertas no dia do evento. E o movimento Feito Com Orgulho, uma espécie de vitrine virtual de negócios LGBTIQ+ que também será lançada no dia do evento e ativada durante o mês de junho, a partir de em um Perfil no Instagram criado especificamente para este fim.
Para fazer parte da celebração, basta acessar a Página Facebook App e acompanhar a programação a partir das 16h deste sábado, 5 de junho. A iniciativa é uma criação do Facebook em parceria com a Agência Mutato e Estúdio Guto Requena, com produção das empresas Freak House, Estúdio Curva, Satélite, Lady Bird e Produtora Mutato.
Mês do Orgulho LGBTIQ+ no Facebook
O mês do orgulho é um momento para dar especial visibilidade à forma como a comunidade LGBTIQ+ e seus aliados se apoiam, inspiram uns aos outros e se unem para desenvolver e progredir em torno de questões profundas e extremamente relevantes, como justiça social, saúde mental e empoderamento econômico.
Na impossibilidade de que esse movimento tome as ruas das cidades neste ano, o Facebook e o Instagram buscarão despertar os principais sentimentos dessa importante mobilização lançando uma série de iniciativas focadas na celebração e empoderamento da comunidade ao longo das próximas semanas.