A série de vídeos “Futuros Ancestrais” chega ao Facebook Watch amanhã (24). Criada pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) e Trace Brasil, em parceria com influenciadores negros e indígenas, a série conta com 5 episódios e um vídeo manifesto, com artes criadas pelo artista Jeff Corsi, e busca amplificar as conversas e reflexões sobre igualdade étnico-racial no Brasil.
Ao lado de Babu Santana, Juliana Alves, Jonathan Azevedo, Ellen Oléria e Kunumi MC, nomes como Luana Génot, fundadora do Instituto Identidades do Brasil, Ad Junior, Tukumã Pataxó, Kenya Sade, Alberto Pereira Jr, entre outros, vão debater diferentes temas relacionados à comunidade negra e indígena no país. Todos os vídeos estarão disponíveis nas Páginas das Figuras Públicas, do ID_BR e da Trace Brasil no Facebook.
“Acreditamos que seja importante, cada vez mais, ampliar a voz e o alcance das comunidades étnico-raciais no Brasil, para que essa conversa seja perene. Essa parceria promove um repertório rico em informação e reflexões, além de conectar parceiros e figuras públicas e estimular o debate sobre o tema por meio da plataforma”, comenta a Gerente de Parcerias com Figuras Públicas do Facebook no Brasil, Nathalia Cabral.
Com estreia de um episódio por dia durante toda a próxima semana, o conteúdo criado pelo ID_BR e pela Trace Brasil busca destacar um assunto diferente a cada vídeo, sob os títulos “Entendendo o conceito ‘O mundo ideal’”, “Futuras Ancestrais: Mulheres Negras e Indígenas Liderando o Futuro”, “Empoderando Crianças Negras e Indígenas”, “Conhecendo os Expoentes da Arte Afrofuturista no Brasil” e “Ancestralidade na Música”.
“Transformar o ideal da igualdade em realidade é possível. Somos todas e todos responsáveis por esta co-construção, e entendemos que para mudar o mundo precisamos antes de tudo mudar a nós mesmos. Não devemos ter medo de abordar temas delicados como a pauta antirracista e revisar constantemente nossas atitudes do dia a dia. Esse é o primeiro passo para chegarmos no mundo ideal que queremos ter num futuro não tão distante. Ao provocar o público através desta série de conversas e do Prêmio Sim à Igualdade Racial, o ID_BR pretende espalhar esperança e inspirar a ação individual e coletiva para um mundo antirracista”, afirmou a fundadora e Diretora-Executiva do ID_BR, Luana Génot.
Além da série no Facebook, as pessoas poderão também interagir e engajar com o tema usando o Filtro de realidade aumentada nos Stories do Facebook e do Instagram. Ainda no Instagram, as pessoas poderão aderir a um desafio no Reels usando o áudio original do rapper Renegado e compartilhando suas principais referências sobre as temáticas negra e indígena com seus seguidores.
“Essa parceria fortalece aquilo em que sempre acreditamos: a promoção da diversidade através do diálogo. Para a Trace, poder participar desse projeto com o ID_BR e levá-lo para as redes sociais reforça o nosso pioneirismo em trazer mais pluralidade e igualdade para o mercado de entretenimento, apostando em novos rostos, olhares e saberes. Acreditamos em um futuro cada vez mais conectado com iniciativas como a deste projeto, que está incrível” conta o Head de Marketing e Comunicação da Trace Brasil, Ad Junior.
Prêmio Sim à Igualdade Racial
Além da série “Futuros Ancestrais”, o ID_BR transmite ao vivo em sua Página no Facebook, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Sim à Igualdade Racial. Promovido pelo próprio instituto, o prêmio vai ao ar no dia 29 de maio, a partir das 16h30.