Os empresários, Fabio Almeida e Camila Rebouças, anunciaram a criação do projeto “Backstage Lab” com o objetivo de proporcionar a formação profissional técnica no setor do entretenimento. A iniciativa possui o olhar voltado para profissionais que já atuam no segmento, além de formar jovens, a partir de 17 anos, através de metodologia própria desenvolvida por professores com vasta experiência na área.
Leia Mais:
- Exclusivo: Ubaque, hub de conteúdo musical, assina contrato com a Virgin Music Brasil
- Carlinhos Brown fecha parceria com Join Entretenimento para gestão de carreira e comercial
- Fabio Almeida assume a consultoria de marketing do Carnaval paulistano
Polo da Economia Criativa, Salvador é um dos principais centros para a geração de emprego e movimentação econômica sob a ótica do turismo cultural. A cidade será o centro para as atividades do Backstage Lab que promete fomentar o setor, proporcionando a qualificação aos profissionais que buscam atuar no segmento.
De acordo com os executivos, um dos objetivos principais do Backstage Lab é a criação de um ciclo capaz de alimentar a cadeia produtiva da cultura e do entretenimento de maneira positiva, sob os pilares:
- Se há profissionais técnicos, qualificados e disponíveis no mercado, as empresas do segmento se tornam mais capacitadas, podendo desenvolver e executar projetos e produtos culturais mais sólidos e com maior qualidade;
- Por sua vez, o público geral aumenta seu interesse em consumir os espetáculos;
- Os eventos tendem a acontecerem com patrocinadores que passarão a investir nesses projetos, tornando-os economicamente viáveis;
- Esse movimento possibilita a retroalimentação da cadeia, tanto para o surgimento de novos projetos locais, quanto para captação de produções nacionais e internacionais que passam a entender a praça como viável técnica e economicamente;
- Dessa forma, a cadeia é novamente alimentada e segue aquecida e em constante desenvolvimento.
A metodologia do projeto consiste na construção de processos de aprendizagem baseados na articulação entre teoria e prática, unindo currículo a experiências, através de vivências praticas em eventos e espetáculos, além de estágios de curta duração.
Além disso, a iniciativa trabalhará sob uma proposta contextualizada, alinhada com as exigências do mercado, formando profissionais não-teóricos, mas fundamentados, aptos a contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva do segmento na Bahia.
Entre os pontos destacados pelo projeto, os estudantes serão incentivados a desenvolverem características como: autonomia, cooperativismo e criatividade, contribuindo para a formação de indivíduos críticos, atuantes e conscientes da sua importância para o desenvolvimento da sociedade. E também, reconhecerão as diversidades étnicas e de gênero, multiculturalismo, valorizando o ser humano e sua capacidade de aprendizado.
Por fim, a Backstage Lab fará a articulação com entidades públicas e privadas que compartilhem dessas premissas em prol do desenvolvimento econômico e social da Bahia.