Veja bem essa história! Descobriram que a estudante que venceu um concurso estudantil de poesia da Daegu Culture Association, na Coreia do Sul, na verdade havia plagiado uma música de K-Pop. O Yeongnam Daily publicou a história nesta semana.
A estudante foi eleita a vencedora do “Dalgubul Essay Contest” no ano passado e teve seu texto publicado no livro “Collection of Works of the Dalgubul Essay Contest”. Depois, descobriram que 40% da letra apresentada por ela, na verdade, era um plágio de “Child of the Forest (Bon Voyage)” da YooA.
É essa música aqui:
Detalhe: a estudante intitulou seu texto como “Girl of the Forest”. Nem tentou disfarçar a cópia de “Child of the Forest”. Resultado: ela teve que devolver o prêmio em dinheiro. O Ministério da Cultura, Esporte e Turismo informou que fará um levantamento sobre a situação atual dos prêmios de literatura do país.
O organizador do concurso prometeu prestar mais atenção nas verificações de plágio de agora em diante. Ele disse que qualquer trabalho eleito vencedor pode perder o título caso se confirme o plágio.
O concurso, obviamente, está sendo alvo de muitas críticas. Caso ninguém tivesse levantado a questão do plágio, o poema copiado continuaria publicado no livro com todas as honrarias devidas. A estudante, então, está sendo criticadíssima.
K-Pop influencia crescimento do idioma coreano no Brasil
Mais pessoas estão interessadas em aprender coreano no Brasil. É o que aponta o relatório Duolingo Language Report, desenvolvido pelo aplicativo educacional mais baixado do mundo, Duolingo. O coreano cresceu no país por conta do boom do K-Pop.
O interesse por grupos como BTS e BLACKPINK faz com que os fãs queiram aprender o idioma. Além das músicas, é comum os fãs de K-Pop se interessarem também por K-dramas (séries dramáticas coreanas) e de filmes coreanos. Vale lembrar que “Parasita” ganhou o Oscar de filme do ano.