#BIZ

Exclusivo: TuneCore expande na América Latina e terá presença em 9 países

Foto: Divulgação

A TuneCore, líder global na distribuição de música digital para artistas independentes em todo o mundo, acaba de anunciar, em primeira mão para o POPline.Biz é Mundo da Música que iniciou suas operações na América Latina. Propriedade da Believe, sediada em Paris, a TuneCore LATAM apoiará artistas no México, Colômbia, Argentina, Peru, Chile, Brasil, República Dominicana, Porto Rico e Espanha.

A TuneCore distribui música independente para uma rede de mais de 150 lojas digitais e serviços de streaming em todo o mundo, incluindo Spotify, Apple Music, YouTube Music, Amazon Music, TikTok, Claro Musica e Deezer.

“A música independente continua crescendo em participação de mercado em todo o mundo. Na América Latina em particular, existem muitos artistas locais, populares em seus próprios países, com muito potencial para atrair públicos ao redor do mundo”, revela Faryal Khan-Thompson, Vice-Presidente Internacional.

A divisão Latina da TuneCore será chefiada por Bruno Duque, que começou sua carreira na Sony Music, em Los Angeles, na Divisão de Música Latina, antes de seguir para outras áreas da indústria. Antes de ingressar na TuneCore, ele foi gerente de marketing da iMusica, distribuidora líder de conteúdo digital na América Latina, onde se concentrou em licenciamento e relacionamento com gravadoras e selos. Nos últimos seis meses, ele liderou a TuneCore Brasil e agora expandirá sua área de atuação para toda a região.

“A América Latina é uma região rica e diversificada em música. Seja reggaeton porto-riquenho, merengue dominicano, cumbia colombiana ou uma miríade de outros gêneros, há tanta criatividade musical acontecendo na região que não só merece ser ouvida por um público mais amplo, mas também gerar receita para os artistas. À medida que a música digital e os serviços de streaming continuam a crescer em toda a América Latina, a TuneCore está pronta para apoiar artistas independentes na amplificação de públicos e carreiras sustentáveis ​​e duradouras”, conta Bruno.

Crescimento

A América Latina, como o resto do mundo, testemunhou um aumento substancial na aceitação de serviços de streaming. Na Colômbia, por exemplo, 60 por cento da receita da indústria musical é agora proveniente de fontes digitais, quase o triplo do que era apenas alguns anos atrás. Da mesma forma, no México, um estudo de áudio digital de 2019 pela nPeople e NeuroMedia descobriu que 57 por cento de toda a música é ouvida por meio de serviços de streaming.

Em conjunto com o anúncio, a TuneCore LATAM está lançando #ASÍdeIndependiente em comemoração ao 15º aniversário da empresa no início deste ano, oferecendo a todos os artistas independentes 25% de desconto na distribuição do primeiro ano de um single ou álbum com o código TUNECORELATAM. O programa educacional de fidelidade inovador da empresa, o TuneCore Rewards, será lançado em espanhol em abril.

E tem mais…

Bruno vai participar do Fórum da América Latina Midem, que acontecerá de forma digital, nesta sexta-feira (12). O executivo estará ao lado da Leila Cobo, Editora Sênior da Billboard (USA). O evento visa auxiliar na estruturação da indústria da música na América Latina para estimular o intercâmbio internacional, trazendo um holofote na indústria musical latino-americana, reunindo os promotores da região e seus pares globais.

O evento também destacará o cenário artístico e os diferentes gêneros musicais em vitrines digitais e sets de dj. Além disso, oportunidades especiais de networking serão programadas para conectar artistas e executivos latinos com seus colegas internacionais.

Sobre TuneCore

TuneCore é a plataforma global para músicos independentes construírem audiências e carreiras – com tecnologia e serviços em distribuição, administração de publicações e uma variedade de serviços promocionais. Os serviços de distribuição de música da TuneCore ajudam artistas, gravadoras e empresários a vender suas músicas no Spotify, Apple Music, Amazon Music, TikTok, Deezer e mais de 150 lojas de download e streaming em todo o mundo, mantendo 100 por cento de suas receitas de vendas e direitos por um baixa taxa anual fixa.

A Administração Autoral da TuneCore auxilia os compositores administrando suas composições por meio de licenciamento, registro, coletas mundiais de royalties e oportunidades de colocação em filmes, TV, comerciais, videogames e muito mais. O portal Serviço para Artistas oferece um conjunto de ferramentas e serviços que permitem aos artistas promoverem sua arte, conectar-se com fãs e fazer com que sua música seja ouvida.

A TuneCore, parte da Believe, está sediada em Brooklyn, NY, com escritórios em Los Angeles, Nashville, New Orleans, Atlanta e Austin, e operações globais no Reino Unido, Austrália, Japão, Canadá, Alemanha, França, Itália, Rússia, Índia e Brasil.

A empresa possui 8 sites totalmente localizados e 13 opções de idioma, incluindo espanhol, e paga mais de US $ 1 milhão aos artistas por dia. Em outubro passado, a TuneCore ultrapassou a marca de US $ 2 bilhões em receita paga aos artistas.

Destaques

#Noticias

Um mês após a última edição do festival agitar Salvador, com shows potentes de Erykah Badu, Ebony, Duquesa, Léo Santana, Planet Hemp e muitos...

#BIZ

O Relatório de Arrecadação Global divulgado nesta quinta-feira (24), em Paris, pela Cisac – Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores, aponta que...

#Geek

Além de reality show e game, Netflix fará programa derivado de "Round 6" ambientado nos Estados Unidos. Saiba mais!

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile