A rapper e coordenadora de projetos musicais Ju Dorotea assume a diretoria musical da resistência artística #EstudeoFunk. Autodenominada como ”latina repeira”, Dorotea estreou na cena em 2016 como compositora e intérprete com o EP “Sincronia”. Há dois anos atua como coordenadora de projetos musicais e no início deste mês assume o posto de Diretora Musical do #EstudeoFunk.
LEIA MAIS:
- Universal Music e Spotify desenvolvem recursos para divulgação e interação com públicos
- Spotify testa videoaulas de capacitação para indústria criativa no Reino Unido
- IFPI: Receita mundial de música gravada atinge R$ 142,45 bi em 2024
- YouTube está deixando de ‘entregar’ os videoclipes? Entenda!
O #EstudeoFunk é um programa de residência artística musical que acontece na sede do hub criativo, na Fundição Progresso. Ju Dorotea assume a posição de diretoria do programa que reúne em seu elenco MC’s, dançarinos, DJ’s e beatmakers que são referência na cena. Ao longo do projeto, já foram lançados 4 álbuns, 2 EPs, diversos singles e videoclipes, que alcançaram aproximadamente 500 mil visualizações no canal do programa no YouTube.
Sobre a novidade, ela afirma estar animada: “Assumo a direção musical em uma temporada diferente de tudo o que já rolou no #EstudeoFunk: a era Mete Marcha, com novos desafios e oportunidades no mercado musical. O funk está brilhando no Brasil e no mundo. Esse é um momento muito bom! Estou focada em somar com a galera do #Estudeofunk para a criação de músicas marcantes”, afirma Ju Dorotea, diretora artística do #EstudeoFunk.
Com shows em diferentes cidades ao longo da história, o #EstudeoFunk recebe patrocínio da BEATS, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e Programa Olhos D’água – Rede Nacional das Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, do Governo Federal e do Ministério da Cultura através da Lei nº 12.343 de 02/12/2010. A idealização e realização é da Fundição Progresso e Viva Brasil.
Em sua trajetória, Ju Dorotea já participou de projetos como Pineapple Storm TV e é apresentadora do podcast Sabahcast, que fala sobre os bastidores da cultura urbana, realizado pela sua própria produtora, a Dinastia Sabah. Lançou 2 EP’s, diversos singles e se prepara para o lançamento do álbum “OH NOIS AQUI” ainda este ano. Mãe de Niara, assume a posição executiva do #EstudeoFunk logo após realizar um projeto de ensaio artístico visual, convidando as grafiteiras Amora Moreira e Afronauta para uma pintura corporal e o resultado foi impactante.
“A ideia era conscientizar sobre a mulher no mercado de trabalho, superando desafios e preconceitos para viver maternidade e carreira”, conta Ju Dorotea, que encara os desafios de direção no projeto #EstudeoFunk.