O POPline.biz é Mundo da Música entrevistou com exclusividade Beto Neves, engenheiro de áudio responsável pela gravação, produção e finalização do hit do carnaval de 2024 “Macetando”, interpretado por Ivete Sangalo. No circuito Dodô, tradicional itinerário do carnaval soteropolitano, o vencedor de três Grammys Latinos comentou sobre a utilização da tecnologia Dolby Atmos na canção nº 1 do Spotify Brasil. Confirma trechos da entrevista, que foi concedida ao portal no estúdio de produção Dolby Atmos, montado no Camorote Brown by Licia Fabio em parceria com Apple Music e estúdio Mandurí.art.
LEIA MAIS:
- Carnaval BA: Filhos de Gandhy desfilam com mensagem de “unidade e paz”
- Camarote do Brown: Carlinhos Brown recebe homenagens nesta segunda-feira (12) de Carnaval em Salvador
- Leo Santana se destaca entre músicas mais ouvidas no Spotify durante o Carnaval
- Carnaval prevê impacto econômico de R$ 5 bilhões no Rio de Janeiro
POPline.biz: O que a tecnologia Dolby Atmos proporciona? Por que trazê-la para o carnaval de Salvador?
Beto Neves: A tecnologia Dolby Atmos tem mudado o formato de consumo de música. Com ela você pode ouvir uma música por streaming, através das plataformas, com uma imersão e qualidade muito superior. Aqui no Camarote Brown, em parceria com a Dolby, Apple Music e Estúdio Mandurí.art, montamos uma sala com uma estrutura de sala de produção. Muitas pessoas têm vindo aqui, vivendo essa experiência e se entusiasmando com as possibilidades.
POPline.biz: Como foi processo de produção do último álbum com Carlinhos Brown [Brown é Mar Revolto], que também utiliza Dolby Atmos?
Beto Neves: Trabalho há muitos anos com o Carlinhos, gravando discos e fazendo shows. No último disco dele levamos 12 anos produzindo. Foi um processo lento e afetivo, em que Brown pode contar a história da primeira banda que fez parte quando adolescente, que era de rock. Quando finalizamos, já existia a tecnologia Dolby Atmos. Como eu fui dos precursores da tecnologia no país, fiz o primeiro álbum em Dolby Atmos do Brasil, nós também finalizamos esse álbum de Brown com a tecnologia.
POPline.biz: O que muda com a utilização da tecnologia Dolby Atmos?
Beto Neves: Para usar Dolby Atmos não precisa fazer nada diferente na produção. É mais uma etapa da finalização, mas que de repente com as possibilidades imersivas você vai compor e arranjar pensando em novas possibilidades artísticas. Vale a pena experimentar!
POPline.biz: Conta para a gente como artistas interessados podem contar com a Mandurí.art para a finalização com Dolby Atmos.
Beto Neves: A Mandurí.art é uma produtora, uma gravadora e também um grupo de estúdios de gravação e finalização. A gente também grava e finaliza em Dolby Atmos. Nós recebemos artistas internacionais que também querem finalizar seus trabalhos com essa tecnologia. Também recebemos artistas que produzem com outras pessoas e também querem finalizar. É o caso de Ivete Sangalo, que tem sua própria estrutura de produção. Trabalhamos juntos há 25 anos. A Mandurí.art acolhe ainda muitos outros, de diversos níveis.