A produtora criativa Artsy Club, dos irmãos Juliana e Dilson Laguna, se prepara para uma nova fase a partir da abertura de uma filial no exterior, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Seguindo a filosofia de “more art, less corp” (mais arte e menos corporativismo, em tradução livre), a companhia criada em 2023 assinou a colaboração e a criação de mais de 200 projetos nacionais e internacionais, com empresas como a Amazon Music; já receberam em seu estúdio artistas como Mano Brown, João Donato, Pitty, Emicida e Titãs; e dialogam com o público consumidor de música por meio de estudos voltados ao mercado fonográfico e experiências intimistas com plateia.
A produtora criativa tem, desde seu início, uma boa relação com empresas e projetos estrangeiros. Um ótimo exemplo é que eles organizam, há doze anos, a versão brasileira do projeto inglês Sofar Sounds. Conforme outras parcerias foram surgindo, o plano de expansão ganhou contorno. O anúncio foi feito em primeira mão ao POPline.Biz é Mundo da Música.
Leia Mais:
- Flow Creative Core e Artsy Club Studios se fundem e apresentam o Artsy Club
- Exclusivo: BOA Música amplia operação e apresenta novas lideranças no Brasil e América
- Grammy Latino anuncia que a 25ª edição da premiação retornará para Miami
“Além de trabalhar nacionalmente com projetos de outros países, também realizamos diversos trabalhos fora do Brasil, como a cobertura do Grammy Latino, em Las Vegas; o evento de lançamento do Pinterest na Cidade do México; e a produção do Sofar Sounds, em Los Angeles, na Califórnia. Estamos maturando a ideia da expansão desde 2015, pensando no posicionamento estratégico e no potencial de mercado. Entendemos que este é o melhor momento para darmos este passo ambicioso, o que nos deixa muito empolgados”, explica Dilson Laguna.
A primeira fase dessa nova empreitada visa a solidificação no mercado corporativo estrangeiro. O principal objetivo do Artsy Club é fazer a ponte entre empresas e iniciativas norte-americanas e brasileiras, para que projetos sejam importados e exportados de forma que façam sentido tanto mercadologicamente entre países, quanto culturalmente para o público final.
“Firmamos parcerias importantes, como o lendário estúdio Sunset Sounds, que servirá de espaço para nossas produções; e a NAMM, principal feira de instrumentos musicais, áudio e iluminação, que acontece anualmente na Califórnia e em Nashville. Além do Latin Grammy, para quem produzimos conteúdo desde 2020. Agora, esperamos ampliar ainda mais nossa parceria em território americano”, afirma Juliana Laguna.
Histórico Artsy Club e nova fase em Los Angeles
Quando os irmãos Juliana e Dilson Laguna fundaram a Flow Creative Core, em 2012, eles não tinham ideia das proporções que a produtora tomaria. A empresa especializada em conteúdos e experiências no universo da música, da cultura, da tecnologia e da inovação logo ganhou relevância no mercado, o que fez com que – em menos de três anos – a dupla investisse na criação de um estúdio próprio, o Artsy Club Studios.
Além de continuarem trabalhando em parceria com outras marcas, o espaço localizado na Vila Madalena, em São Paulo, permitiu o desenvolvimento de projetos autorais, como eventos, workshops e audições. A junção dessas duas frentes, em 2023, resultou no Artsy Club.
Quem representa o empreendimento de Juliana e Dilson no outro lado do continente é o artista Grecco Buratto. Músico e produtor nomeado ao Grammy, Grecco reside em Los Angeles há mais de 20 anos e irá somar no fortalecimento de laços do Artsy Club nos Estados Unidos. Ele, que já trabalhou com nomes importantes como Shakira, Gwen Stefani, Enrique Iglesias e Lionel Ritchie, tem focado sua carreira na área de produção executiva e musical.
“A escolha do Grecco se deu por seu amplo conhecimento do cenário local e por sua reputação impecável. Além da nossa visão de negócios ser muito parecida, nós temos a ambição de fazer um trabalho com propósito e de alto nível. É uma honra poder contar com ele nesse novo desafio e tenho certeza que essa parceria renderá muitos frutos”, conta Dilson.
Grecco encara essa nova missão com jogo de cintura, sabendo a necessidade de também ser criativo nos negócios:
“Acredito que como artista independente e produtor, também precisamos ser fluentes no lado dos negócios e isso requer criatividade. É preciso buscar diferentes formas de entregar ao cliente o que nos está sendo solicitado. Ao longo da minha carreira na indústria da música, construí uma rede de profissionais incríveis e isso tem um valor imenso”, afirma Grecco.