banner com link para rádio globo
in ,

Ex-The Voice Leandro Buenno revela ser HIV+

(Foto: Divulgação)

O cantor pop Leandro Buenno, conhecido por ter feito parte do “The Voice Brasil”, decidiu abrir para o público sua sorologia. Ele é HIV+. O artista falou sobre como é viver com o vírus, em entrevista recente, e se abriu com os fãs em seu perfil no Instagram. “O maior vírus que enfrentamos hoje é o da ignorância, e assim como o HIV ele também não tem cara, nem escolhe orientação sexual. Hoje eu uso da minha voz para contribuir que uma parcela da sociedade seja vista e respeitada como merece. Não tenha vergonha daquilo que você realmente é, e entenda os propósitos que o universo (ou Deus, como preferirem) coloca na sua vida. Suas diferenças te tornam ainda mais incrível!”, escreveu.

Ver essa foto no Instagram

Ser gay e HIV+ num país que trata ambos os assuntos de forma tão distante e pejorativa, não é assim tão fácil. Pertenço a um grupo que aparenta sempre ter que viver atrás de um muro, tendo que medir as palavras, os trejeitos, omitir pra ser “aceito” e tentar se encaixar no que aparentemente é o ideal. Quantas pessoas você conhece que vivem com HIV? Eu posso te afirmar que muitas, mas você não sabe. E o motivo é muito claro. A falta de informação, o medo do olhar invasivo, a falta de diálogo, a falta de empatia. O maior vírus que enfrentamos hoje é o da ignorância, e assim como o HIV ele também não tem cara, nem escolhe orientação sexual. Hoje eu uso da minha voz para contribuir que uma parcela da sociedade seja vista e respeitada como merece. Não tenha vergonha daquilo que você realmente é, e entenda os propósitos que o universo (ou Deus, como preferirem) coloca na sua vida. Suas diferenças te tornam ainda mais incrível! ❤️🌈 #PrecisamosFalarSobreIsso

Uma publicação compartilhada por LEANDRO BUENNO (@lbuenno) em

Na foto do post, Leandro Buenno aparece ao lado do noivo Rodrigo Malafaia, sobrnho do pastor evangélico Silas Malafaia. Rodrigo não é soropositivo, e Leandro lhe contou sobre sua sorologia antes do primeiro contato sexual entre eles. Os dois estavam com casamento marcado para este ano e tiveram que adiar a cerimônia por conta da pandemia do coronavírus.

O diagnóstico de HIV+ foi descoberto por Leandro Buenno em 2017. “Já havia passado por algumas situações com pessoas próximas de mim. Eu era tão forte e sóbrio ao tratar esse assunto com eles que não consegui me colocar num lugar diferente quando a situação foi comigo mesmo”, contou ao UOL. Segundo o cantor, seu desejo de abrir a privacidade para o público tem como motivação a conscientização. “Há pessoas que não sabem, por exemplo, a diferença entre HIV e AIDS. Isso é realmente assustador. Como é triste ver a falta de empatia e a falta de consideração com que o nosso governo trata o assunto, tentando cada vez mais marginalizar e distanciar a população de um tema que sempre foi presente na sociedade”.

Depois de descobrir que estava infectado, Leandro Buenno conta que adotou um estilo de vida mais saudável. Parou de fumar e passou a fazer exames e cuidar da saúde com maior regularidade. Ele faz o tratamento com o coquetel oferecido pelo SUS – Sistema Único de Saúde e atualmente está indetectável, com carga viral próxima de 0%.

Escrito por Leonardo Torres

Prince: show da turnê “Purple Rain” será exibido no YouTube

Startup brasileira Sua Música concorre a prêmio internacional