Os ex-executivos da Meta e ByteDance, Luiz Eduardo Garcia e Henrique Leite, respectivamente, firmam parceria para lançamento do selo musical “Vamonos Music”. Com foco no mercado latino, a empresa pretende ser “a ponte para o aumento da receita de artistas e selos independentes” nos Estados Unidos e em outros países.
Leia Mais:
- Entrevista: “Autenticidade é mais valorizada do que a ‘perfeição’”, diz Luiz Eduardo Garcia
- Anitta: “Funk Generation” é eleito um dos melhores álbuns latinos de 2024 pela Billboard US
- Eleito pelo Grammy Latino, artista colombiano Carlos Vives é a Personalidade do Ano
- Grammy Latino anuncia que a 25ª edição da premiação retornará para Miami
- Grammy Latino anuncia novas diretrizes de elegibilidade para a premiação; saiba mais
De acordo com os sócios, a companhia reúne, entre seus serviços, uma combinação entre: licenciamento, parcerias, tecnologia, construção de comunidades e estratégias sociais. Com base nos anos de experiência de seus fundadores em expandir a música latina em plataformas internacionais, a Vamonos promete “ajudar a música latina a encontrar novos públicos”, aumentando sua demanda geral e fortalecendo sua posição a longo prazo.
Através do contrato com o selo independente dono da música, a Vamonos assume papel de analisar e desenvolver a audiência daquele conteúdo nos Estados Unidos. Para isso, a companhia promete utilizar estratégias de posicionamento digital da música, assim como a análise de novas oportunidades de expansão de consumo, baseadas nas especificidades em termos de plataforma e padrão de consumo nos EUA.
Ex-Gerente Global de Desenvolvimento de Negócios Musicais e Parcerias com Gravadoras Brasil na Meta, além de ter atuado como Head Comercial (Vendas Digitais e Físicas, Desenvolvimento de Negócios e Licenciamento Internacional) na Som Livre e também ter sido Gerente de Produtos de Entretenimento na TIM, Luiz Eduardo Garcia comentou sobre o mercado da música latina e a criação da Vamonos Music. Atualmente, o profissional está sediado em Nova York.
“A cultura latina segue crescendo e se fortalecendo nos Estados Unidos. Acreditamos que tal influência será ainda maior no médio e longo prazo, impactando diretamente a cultura geral americana. A Vamonos visa democratizar o acesso a este mercado para selos, gravadoras e artistas independentes da América Latina. Oferecemos um caminho em que nossos parceiros diversificam suas fontes de receita, mantendo a independência e os relacionamentos com outros parceiros estratégicos no campo da distribuição e promoção, com foco nos seus mercados principais”, afirma Luiz Eduardo Garcia.
O executivo acrescenta: “estar ao lado do Henrique e contar com a sua experiência é um privilégio, é um novo momento na nossa trajetória profissional que se cruzou há mais de dez anos, sendo parceiros e até concorrentes, sempre trabalhando no desenvolvimento de novos mercados e caminhos para a música no cenário nacional, regional e global.”
Já Henrique Leite, que está sediado em Miami, é Ex-Head de Mercados e Desenvolvimento de Parcerias Musicais LATAM e US Latin na ByteDance, tendo também atuado como Head de Conteúdo e Relações da Indústria na Deezer e ter sido Gerente Editorial na Microsoft (Xbox Music e Zune), entre outros. O profissional fala sobre o desafio na construção de novos mercados consumidores, sobretudo, no âmbito internacional.
“A parceria com o Luiz no lançamento da Vamonos é a soma de uma realidade com um sonho. A realidade é que estamos perfeitamente posicionados para pilotar o mercado norte americano, com suas nuances de consumo e promoção, e trabalhar pelo crescimento da música latina por aqui. O sonho que me move é o de ver uma maior diversidade do nosso conteúdo encontrando novas audiências no maior mercado do mundo, maximizando o valor da nossa produção cultural. Esta jornada, que pode ser cara e desviar muito a atenção dos selos e produtores latinos, encontra na Vamonos um parceiro que assume riscos e trabalha de forma independente, dando tranquilidade na maximização das oportunidades de expansão internacional”, afirma Henrique Leite.
Em tempo, a empresa reuniu uma equipe de conselheiros para apoiar as fases iniciais da sua operação, são eles: Scott Sellwod, o Ex-Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Parcerias Musicais da Meta e Cofundador da Source3 e Rights Flow; Konrad Dantas, fundador da Kondzilla; Alexandre Jordão, co-fundador da startup de conteúdo audiovisual latino VIX e Flávio Ferreira, Diretor de Parcerias de Plataforma Android para LATAM no Google.