Depois de ter a edição 2020 cancelada por causa da pandemia de Covid-19, o Eurovision Song Contest finalmente está de volta e o primeiro dos três dias da maior competição de música do mundo aconteceu nesta terça-feira (18), em um espetáculo que nos rendeu 10 finalistas do concurso.
O evento neste ano tem 39 países competindo e acontece na cidade de Rotterdam, na Holanda, graças à vitória de Duncan Laurence, que representou o país em 2019 com a música “Arcade”.
Foto: Divulgação
A competição é dividida em duas semifinais e uma final, acontecendo nos dias 18, 20 e 22 deste mês de maio. Enquanto o chamado Big 5 (Reino Unido, Itália, França, Alemanha e Espanha) e o país que está hospedando o evento (Holanda) já possuem garantidas as suas presenças na final, o outros 33 países disputam as outras 20 vagas.
Primeira semifinal sem grandes surpresas
Com muita emoção, o primeiro dia do Eurovision viu uma arena cheia de pessoas, todas negativadas e/ou vacinadas contra Covid-19, e marcou o início do retorno dos grandes eventos de música mundo afora.
E como em todo ano na competição, é muito fácil ver quais são os favoritos do público, da imprensa e das casas de apostas. Na primeira semifinal, nenhuma surpresa: os queridinhos do dia todos foram selecionados para a grande final do sábado (22).
Talvez a única grande decepção foi a Austrália (sim, o país compete como convidado todos os anos desde 2015). A cantora Montaigne foi também a única que não esteve presente na Holanda para a performance, por causa das restrições de viagens por causa da pandemia. Sua performance foi gravada como ao vivo e exibida como se ela estivesse no palco de Rotterdam.
A música “Technicolor”, da australiana, era uma que estava pelo menos entre as 10 favoritas da primeira noite da competição, mas acabou não passando pra final.
Confira os 10 finalistas da primeira semifinal do Eurovision 2021: