Qual a importância da música no contexto de isolamento social? O Multishow, em parceria com a Box 1824, realiza desde 2012 a Social Music Trends, um estudo sobre principais tendências do segmento e do comportamento do consumidor. Nesta quinta edição, a pesquisa aborda o fato das pessoas não terem para onde sair, mas terem o que assistir e escutar.
Com a pandemia que assolou o planeta nos últimos seis meses, o mundo do entretenimento mudou. Em suma, as pessoas passaram a ser mais importantes do que os espaços. Contudo, o formato das lives, das festas virtuais e das plataformas de streamings já não são suficientes. E isto é apenas um ensaio das possibilidades que podem aparecer.
O estudo parte da análise do cenário pré e durante a pandemia. Bem como as mudanças que afetaram a forma de se consumir, produzir e de se transmitir, usando como ponto de partida as novas formas de interação social. São elas que vão influenciar, de forma permanente, o comportamento do consumidor.
São 10 tendências, sendo cinco na esfera individual e outras cinco na coletiva, neste momento em que a música reforçou sua vocação social e cultural e assume o papel de protagonista. Ao ajudar a sociedade a atravessar este momento único de restrições impostas, ela leva as pessoas a momentos de relaxamento e positividade.
“Música e Multishow são sinônimos. Ajudamos a contar a história da música brasileira desde que nascemos, investindo e atuando fortemente na indústria. E uma das iniciativas que contribui para nortear nossas decisões é a Music Trends. A pesquisa traz insights e ajuda a guiar nossa programação, o desenvolvimento de novos formatos, a construção de branded content para anunciantes, entre outros”, avalia Juliana Costantini, gerente de conteúdo musical do Multishow.
Entretanto, a análise busca responder qual o novo modelo de marketing que surgirá. Além disso, traz a percepção de “para onde” e “para quem” serão direcionados os investimentos e “quem” são os principais agentes deste ecossistema.
O estudo é aberto a todo o público e pode ser acessado na Plataforma Gente, uma plataforma de estudos e insights sobre o consumidor brasileiro.