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Estudo destaca o poder da ‘relevância cultural’ para marcas

Twitter e Kantar IBOPE Media analisam métricas sobre a relevância cultural e a sua importância para as marcas
Foto: Freepik

O Twitter e a Kantar IBOPE Media realizaram um estudo que aponta o poder da “relevância cultural” para as marcas. A análise observa a relação direta entre a geração de receita e o envolvimento das marcas com assuntos que movem e pautam a cultura, como entretenimento, esportes e grandes eventos. Foram entrevistados 2.000 brasileiros, 100 marcas e 13 indústrias para a pesquisa.

“É importante entender que Relevância Cultural é muito mais do que incorporar o último meme, por exemplo. Em tempos tão desafiadores, é mais importante do que nunca construir uma estratégia com o consumidor no centro e isso também significa se conectar, de forma legítima e cuidadosa, a territórios de conversa que são interessantes para as pessoas”, aponta o Twitter.

O significado de relevância cultural é estar alinhado com eventos culturais, promover tendências que definem a cultura, e/ou apoiar causas sociais que beneficiam a todos. Os brasileiros analisam esse conceito para marcas a partir de quatro pilares:

  • “Ditar tendência e ter impacto social relevante”;
  • “Ser engajado na sociedade de forma que traga mais conhecimento a todos”;
  • “Que acrescente algo de produtivo na sociedade”;
  • “Que sempre está atualizada em todos os assuntos.”
Twitter e Kantar apontam o poder da relevância cultural para marcas

Foto: MAGNA & Twitter “The Impact of Culture” research, 2019, US/CA/BR/UK

De acordo com o estudo, ao estarem conectadas à cultura, além de conduzir parte da conversa, marcas também têm a chance de liderar territórios e serem lembradas de forma positiva: empresas que promovem tendências positivas e/ou apoiam causas sociais que beneficiam a todos, costumam atrair mais receita – existe uma correlação de 73% entre as duas coisas.

O estudo aponta que o envolvimento cultural de uma marca representa quase ¼  da decisão de compra do consumidor e é quase tão importante quanto ter percepções positivas da marca. Imagine o impacto de uma marca que atualmente resgata momentos coletivos de esperança e alegria, por exemplo. É um legado para o futuro de valor quase imensurável.

Twitter e Kantar apontam o poder da relevância cultural para marcas

Foto: Kantar & Twitter pesquisa de relevância cultural, população total, 100 marcas BR testadas, Dez 2019.

Dentre as marcas ativas, a plataforma apresenta resultados em todas as fases do funil de marketing, obtendo retornos de crescimento em Reconhecimento, Associação de Mensagem, Favorabilidade da Marca e Intenção de Compra.

Para as pessoas é essencial que as marcas se conectem com os momentos importantes, sejam eventos, ocasiões ou pautas em discussão. Fazer parte do que está acontecendo na sociedade gera relevância e, consequentemente, beneficia sua marca dentro das prioridades do aos consumidores.

O estudo aponta que há uma correlação de 73% entre a relevância cultural de uma marca e seus resultados em receita. Ainda na análise, o Twitter destaca o seu papel como uma plataforma para ajudar a fortalecer esse setor para as marcas. Confira o estudo na íntegra acessando aqui.

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