in , ,

Estratégia: Gabily é coroada como a cantora nacional que mais lançou clipes em 2020

Ao todo, a artista lançou 22 produções ao longo do ano

Gabily. Foto: Instagram

Acredite se quiser, mas Gabily lançou mais de 20 clipes em 2020! A estratégia da funkeira deu certo e ela acumulou mais de 10 milhões de streams no Spotify, contabilizando seu melhor desempenho anual em quatro anos de carreira. De acordo com a métrica da plataforma, a artista contabilizou mais de 10 milhões de reproduções em suas músicas e 3 milhões de ouvintes de 91 países. É muito sucesso, não é mesmo? “Que orgulho desse ano”, publicou ela no Instagram.

Além dos diversos clipes, as colaborações e covers também ajudaram a impulsionar os números de Gabily. A sequência de conteúdo teve início em fevereiro, quando a artista lançou o hit “Missão Dada”,  com o DJ e produtor JS O Mão de Ouro. Já em abril e maio foi a chegada do EP’s “Putaria Clássica 1 e 2”, com versões acústicas de “funks proibidões”.

Cada EP contou com quatro faixas de grandes compositores. As versões tocadas no violão, do primeiro álbum foram de “Vai Luan”, de Mc Brunyn, “Chama a Polícia”, composição da própria Gabily, “Cai de Boca”, de Ludmilla e “Vem Me Satisfazer”, de MC Ingryd.

Já o segundo volume surgiu com versões para “Abre a Firma”, composição de Gabily com letra de Umberto Tavares e Jefferson Junior, “Que Foda Foi Essa”, de DJ Lindão & MC Jessi, “Relação Aberta”, de Kevin O Chris, e “Coça de Xereca”, de MC Rebecca.

“Foi uma maneira de me posicionar com relação à liberdade de expressão da mulher. Quis ver a reação das pessoas porque esperava que o público ia ficar bem dividido. Sei que causa um certo espanto que não deveria ocorrer, porque o homem canta esse estilo de música há muito tempo. Eu quis quebrar paradigmas mesmo, mostrar que o valor da mulher não tem nada a ver com o que ela canta ou dança. A gente é muito mais que um palavrão ou um short curto”, comentou Gabily.

Incansável, em Maio Gabily deu sequência com o EP Remix da música “Chama Polícia”. Ao todo, foram quatro bases, feitas cada uma por um DJ diferente: FP do Trem Bala, DJ Will 22, U.M.Music e DJ Sorriso Talibã.

Segunda onda de COVID-19: Cantora de funk Gabily está presa na Europa. Foto: Divulgação
Segunda onda de COVID-19: Cantora de funk Gabily está presa na Europa. Foto: Divulgação

No meio do ano, enquanto a quarentena do novo coronavírus seguia firme, Gabily lançou o single “Por Ele”, em parceria com Jon Jon, em julho No final do mesmo mês, em agosto e em setembro a cantora seguiu seu ritmo criativo trabalhando o projeto Eternos Clássicos, onde resgatou os maiores sucesso do funk carioca dos anos 2000. Foram eles:

“Copo de Vinho”, de Robinho da Prata; “Tô Tranquilão”, de MC Sapão; “Adultério”, de Mr. Catra; “Dessa Vez”, de MC Sabrina; medley com “Implacável” e “Fico Assim Sem Você”, do cantor Buchecha; medley com “Agora Eu Sou” “Solteira” e “Late Que Eu Tô Passando”, de Valesca Popozuda, medley com “Cerol Na Mão” e “Tchuchuca”, do Bonde do Tigrão; e medley com “Boladona”, “Me Chama de Cachorra”, “Kabo Kaki”, “Dako É Bom” e “Montagem Guerreira”, de Tati Quebra Barraco. Realmente, apenas os clássicos do gênero.

“Esse foi o maior sucesso do Catra. Escolhi a música que caiu no gosto de todos os públicos e que abriu portas para artistas como eu cantar esse estilo de funk, mais explícito. Mas quis fazer do meu jeito, lembrando que o lugar da mulher é onde ela quiser”, disse ela sobre a releitura da musica de Mr. Catra.

Na época, ela ainda fez uma homenagem à Valesca Popozuda. Gabily mergulhou na história da funkeira. Seguindo com o projeto “Eternos Clássicos”, a cantora foi trabalhar como frentista por um dia em um posto de gasolina. Era o emprego de Valesca antes da fama. E Gabily não foi sozinha. Ela reuniu MC RebeccaLuane Dias (ex-“A Fazenda”) e Any Borges (ex-“De Férias Com o Ex”).

Any Borges, Luane Dias, Gabily e MC Rebecca (Foto: Divulgação)

Não bastasse, em setembro, a funkeira enveredou para  a inédita “Conflito”, em colaboração com MC G15, seguida de “Fumaça”, do DJ Luck Muzik, em outubro, e, para finalizar os ano, em novembro, Gabily participou do single e do clipe “Meu Jeito”, com Mc Ingryd. Ufa!

CLIPES 2020 – GABILY
1 – Missão Dada com JS O Mão de Ouro.
2- Vai Luan (composição Mc Brunyn)
3- Chama a Polícia (composição Gabily)
4- Cai de Boca (composição Ludmilla)
5- Vem Me Satisfazer (composição MC Ingryd).
6- Abre a Firma (composição Gabily com letra de Umberto Tavares e Jefferson Junior)
7- Que Foda Foi Essa (DJ Lindão & MC Jessi)
8- Relação Aberta (Kevin O Chris)
9- Coça de Xereca (MC Rebecca).
10 – Por Ele com Jon Jon
11 – Copo de Vinho (Robinho da Prata)
12 – Tô Tranquilão (MC Sapão)
13- Adultério (Mr. Catra)
14- Dessa Vez (MC Sabrina)
15- Medley com Implacável e Fico Assim Sem Você (Buchecha)
16 – Medley com Agora Eu Sou, Solteira e Late Que Eu Tô Passando (Valesca)
17- Medley com Cerol Na Mão e Tchuchuca (Bonde do Tigrão)
18- Medley com Boladona, Me Chama de Cachorra, Kabo Kaki, Dako É Bom e Montagem Guerreira (Tati Quebra Barraco)
19 – Conflito com MC G15
20 – Fumaça do DJ Luck Muzik
21- Meu Jeito com Mc Ingryd
22 – Treme com Duda Rosa e JS O Mão de Ouro