Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Estratégia de lançamento: como criar uma estreia no YouTube?

Confira passo a passo e algumas dicas para você aproveitar ao máximo uma estreia dentro do YouTube
Foto: NordWood Themes/Unsplash

Usar de forma estratégica as diversas ferramentas que as plataformas digitais disponibilizam pode ser o “pulo do gato” para o sucesso do lançamento da música. Uma das ferramentas que está sendo muito utilizada é a de “Estreia” do YouTube. Nela, o artista pode adicionar um vídeo dentro do seu canal com data e hora agendada para começar. Com isso, os fãs podem ativar o “sininho” e serem notificados quando aquele vídeo for ao ar.

Além disso, com as Estreias do YouTube, o artista e seus espectadores podem assistir e viver todas as emoções de um vídeo novo juntos e em tempo real. Gera expectativa e instiga a interação – já que é possível usar o chat na hora do lançamento e até deixar comentários antes do evento.

Quer saber como criar uma Estreia? Confira o passo a passo:

  1. No seu computador, acesse studio.youtube.com;
  2. Na parte superior da página, clique em Criar e Enviar vídeos;
  3. Selecione o vídeo que você quer enviar e adicione os detalhes dele;
    Observação: as Estreias não são compatíveis com vídeos em 360 graus/VR180 ou em uma qualidade maior que 1080p
  4. Para estrear o vídeo imediatamente, clique em Salvar ou publicar e Público e Definir como Estreia imediata. O evento começará assim que o vídeo for processado;
  5. Se você quiser agendar uma Estreia para mais tarde, clique em Programar e Insira uma data e um horário e Definir como Estreia;
  6. Clique em Concluído ou Programar.

Dica: você também pode criar uma Estreia ao enviar um vídeo no app YouTube. Na página “Definir visibilidade”, selecione Definir como Estreia.

O que acontece quando você cria uma Estreia?

    • Antes do início desse evento
      Uma página de exibição pública é criada para a Estreia do seu vídeo. Você pode compartilhar o URL dessa página, afinal ela é definida como pública antes do início do evento. As Estreias aparecem no YouTube da mesma forma que os envios normais. Elas podem ser encontradas na pesquisa, na página inicial e nas recomendações de vídeos. Todos poderão acessar a página de exibição e definir um lembrete, deixar comentários ou enviar uma mensagem no chat. Também será possível usar o Super Chat caso o recurso esteja ativado. Se você enviou um trailer, ele será exibido antes da Estreia.

Visão geral da página de exibição:

  • Durante a Estreia
    Um tema de contagem regressiva será iniciado dois minutos antes do evento. Quando a contagem regressiva terminar, os espectadores poderão assistir o vídeo juntos e em tempo real. Os espectadores podem voltar para ver uma parte anterior do conteúdo, mas não é possível avançar para momentos que ainda não foram exibidos ao vivo. Você e os espectadores podem interagir nos comentários e no chat ao vivo durante o evento.
  • Depois do fim da Estreia
    Quando o evento acabar, o vídeo continuará no seu canal como um conteúdo normal. O tema de contagem regressiva não aparecerá mais no vídeo. Além disso, o replay do chat estará disponível para os espectadores que quiserem acompanhar a conversa depois do fim da Estreia. Você pode desativar o chat a qualquer momento.

No YouTube Studio, é possível usar o YouTube Analytics para ver o desempenho do evento. A contagem de visualizações da Estreia será transferida para o vídeo depois que o evento terminar.

E tem mais…

Confira algumas dicas para você aproveitar ao máximo uma estreia dentro do YouTube:

    • Personalize sua Estreia, gere receita com ela ou mostre um trailer na página de exibição antes do início do evento;
    • Direcione os espectadores para sua transmissão. Para isso, fixe uma mensagem no chat com o link dela;
    • Gere expectativa ao direcionar os espectadores de uma transmissão ao vivo para uma Estreia;
    • Compartilhe o URL da página de exibição da Estreia nas mídias sociais;
    • Defina uma Estreia como o trailer do canal. Saiba como mudar o layout do canal;
    • Incentive os espectadores a definir um lembrete. Para isso, deixe um comentário ou uma mensagem no chat da página de exibição. Ao definir um lembrete, o usuário receberá uma notificação aproximadamente 30 minutos antes do início da Estreia. Também enviaremos outro aviso quando o evento começar.

Ainda ficou com dúvida de como fazer uma estreia? Aperta o play!

Quer tirar mais dúvidas sobre o universo da música? Conheça  agora mesmo o nosso Guia MM, que traz as explicações sobre os bastidores da indústria musical, clicando aqui.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.

Destaques

#Noticias

A era “BRAT” ainda não acabou! Depois de muitas especulações, Charli XCX liberou, nesta segunda-feira (7), a lista com todos os feats que estarão...

#Geek

Bilheteria de estreia de "Coringa 2" fica abaixo das projeções (que já eram desanimadoras para Warner).

#Noticias

Charli XCX movimentou a indústria musical e arrematou a maior estreia de sua carreira com o “BRAT”, disco entregue ao público em junho. O...