Lembra que no começo de fevereiro o POPline noticiou uma vaga para ser estagiário da Manu Gavassi? Então, quem garantiu esse “emprego dos sonhos” foi Tami Dagnes! A jovem de 22 anos foi escolhida para ajudar na criação do conteúdo e divulgação da nova linha de maquiagem da artista e acabou ganhando R$ 35 mil. e ela conversou com a gente sobre a experiência enriquecedora.
Tami é natural de Salto de Pirapora, interior de São Paulo, e além de estudar Jornalismo também atua como digital influencer criando conteúdos de beleza mais específico para peles negras há três anos.
Para concorrer ao estágio, ela precisou criar um vídeo de até 60 segundos usando, pelo menos, um produto da nova linha de maquiagens 100% vegana “Intense by Manu Gavassi” em parceria com a Boticário.
A seleção foi feita após análise de mais de 3 mil vídeos e, ao ser declarada finalista e passar por uma entrevista, Tami iniciou seu estágio no dia 22 de fevereiro.
O POPline conversou com Tami para saber como foi o processo, desde a criação do vídeo até a rotina de trabalho e interação com Manu. Segundo a jovem, trabalhar com Jornalismo de Beleza já era seu objetivo, pois ela não se enxergava nas áreas mais “tradicionais” da profissão.
“Eu não conhecia Jornalismo de Beleza até entrar na faculdade e conversar com um professor. Falei para ele: ‘Eu não me vejo na TV, fazendo esse jornalismo, eu me vejo fazendo vídeos de maquiagem‘. E aí ele disse para mim: ‘Tami, você é uma jornalista de beleza’. Então comecei a fazer artigos sobre beleza”.
O gosto pela maquiagem, por sua vez, surgiu na adolescência:
“Comecei a gostar um pouquinho depois da adolescência, durante o ensino médio, porque antes eu não era uma menina de usar muita maquiagem até que eu vi uma sombra azul e pensei: “Cara, eu preciso aprender a usar isso”.
Nessa busca pelo aprendizado, Tami percebeu uma falta nos conteúdos de maquiagem para peles negras, foi quando já na faculdade decidiu se tornar digital influencer.
“Depois de alguns anos eu percebi que existia uma escassez tremenda de conteúdos para pele negra no Instagram. Eu não conseguia nem me enxergar ali. Então foi a partir disso que comecei a criar os vídeos para Internet”.
Quando Manu anunciou a vaga, Tami viu como uma oportunidade de fazer o que gosta, além de também enxergar a chance de aumentar sua representatividade. No mesmo dia ela escreveu o roteiro e, no dia seguinte, publicou o vídeo:
“Na hora de criar o roteiro, pensei: ‘Vou usar coisas que eu gosto na Manu e coisas que a gente tem em comum para casar isso de alguma forma em um vídeo’. E eu já tinha essa pegada de fazer algo mais teatral, foi aí que deu match“.
E deu certo! Confira:
No vídeo, é possível ver que Tami reproduziu trejeitos bem parecidos com os de Manu mas, segundo ela, nem foi proposital, pois as pessoas normalmente brincam que as duas se parecem bastante.
“Eu conheço a Manu desde a época da revista Capricho, já era fã. Mas conforme fui crescendo, me aprofundei mais no trabalho dela – principalmente durante o ‘BBB 20’ – e me apaixonei pela forma como ela faz publicidade. E as pessoas até brincam, dizendo que eu me pareço com a Manu, mas eu acho que é porque temos muitas coisas em comum”.
“O gosto para músicas, para criatividade, para criar as coisas do nosso jeitinho. Foram coisas que nós até conversamos bastante. E eu acho que esse foi o principal ponto de identificação”.
Oficialmente estagiária
Tami postou seu vídeo no dia 13 de fevereiro e precisou esperar alguns dias até que o resultado fosse divulgado. Foram momentos de tensão.
“Eu já estava muito nervosa desde o que que postei o vídeo, porque a galera já tinha gostado muito. Ao mesmo tempo que eu estava acreditando muito que eu poderia ganhar, também estava com medo porque a concorrência foi bem acirrada“.
Primeiro ela foi anunciada como finalistas e passou por uma entrevista com a própria Manu: “Quando me anunciaram como finalista eu quase desmaiei. Fiquei tão feliz que nos primeiros segundos não acreditei”.
Mas, apesar da ansiedade, reforçou que seu primeiro contato com a artista foi bem tranquilo:
“A Manu é aquela pessoa que nos deixa confortável muito rápido. E como a gente se identificou logo de cara na primeira entrevista, ela até brincou sobre signos, por ela ser de Capricórnio e eu ser geminiana. Foi uma reunião alegre por mais que eu estivesse bastante nervosa. Foi uma mistura de sentimentos. Mas em nenhum momento me senti desconfortável”.
Rotina de trabalho
A rotina de trabalho de acordo com Tami, consistia na criação de conteúdo para social media da marca, além de participar em reuniões de briefing e brainstorms.
“Foi realmente como um estágio, tinha os conteúdos já programados para eu gravar e entregar, eu separava horários do meu dia para fazer tudo. Eu me senti muito aberta para criar e eu acho que essa foi a melhor parte, porque o processo não foi engessado, eu pude expor muito as minhas ideias”.
E, no período em que Tami atuou na campanha, ela produziu mais de 15 conteúdos sobre a nova linha de maquiagem, alimentando os consumidores com diversas dicas e tutoriais. Além disso, marcou presença nas redes do Boticário e ficou responsável por intermediar as ações entre os fãs e a Manu.
A experiência durou cerca de um mês e aconteceu remotamente, ou seja, Tami fez tudo de casa:
“Fizemos tudo online, reuniões online, porque levamos a questão da pandemia muito a sério então tudo foi feito de casa, não corremos riscos”.
Relação com a Manu e aprendizados
“A Manu sempre deixou eu expor minhas ideias. Então durante as reuniões nós tivemos esse momento e ela foi bem chefe, no sentido de me escutar, entender o que eu queria fazer e também sugerir as ideias dela. Então, por mais que eu tivesse trabalhado muito mais com o Boticário, a Manu também fez parte disso. Ela foi realmente uma chefe”.
E para a artista não foi diferente, em um comunicado, Manu disse que achou Tami “muito carismática desde o começo”.
“Queríamos pessoas com boas ideias e que se comunicassem bem. Uma boa ideia é uma boa ideia, independente de você ter ou não dinheiro para deixar perfeito. […] E o que mais me moveu para eu chegar nesta escolha foi a Tami ter falado muito sobre criatividade e sobre como isso a movia E é isso que me move também! Então, nesse momento, rolou a identificação e eu acho que não teria como ser outra pessoa“.
Para Tami, além do estágio lhe garantir momentos incríveis que certamente enriqueceram seu currículo, a oportunidade também serviu como incentivo para não ter mais medo de expor suas ideias.
“Antes eu tinha muito receio do que as pessoas iriam achar, do famigerado flop. Então, depois que eu comecei a soltar alguns conteúdos, as pessoas começaram a entender e eu vejo como uma lição para eu nunca mais deixar de colocar minhas ideias para fora”.
Além disso, ressaltou que se sentiu realizada ao ver uma grande quantidade de meninas negras consumindo seus conteúdos:
Achei muito legal esse casamento com o estágio e a questão de representatividade. E o que me deixa feliz também é que durante todo o processo a Manu e Boti levaram as minhas ideias em consideração.
Hoje, o estágio já acabou, mas Tami se deu tão bem que foi contratada pelo Boticário para trabalhar na área de Marketing.
Para ela, a nova vaga caiu como uma luva: “Era uma área que eu já queria muito ter conhecimento. Então meus planos futuros são realmente conseguir me fixar, aprender bastante sobre Marketing, e me fixar na Comunicação”, finalizou.
Voe alto, Tami!