Há 25 anos Mariah Carey escrevia o primeiro capítulo do que se tornaria uma das discografias mais impressionantes de todos os tempos. No dia 15 de maio de 1990, a canção intitulada “Vision Of Love” era lançada oficialmente com o objetivo de tornar aquela cantora, que lutava por anos uma oportunidade no cenário musical, uma estrela.
Conta a história que durante uma festa de gala, sua amiga e também cantora, Brenda K. Starr, entregou uma fita demo contento algumas gravações de Mariah ao então diretor executivo da Sony Music, Tommy Motola – que as ouviu no carro durante a volta para casa. Encantado com o talento vocal da jovem artista a chamou para conversar; poucas semanas depois, o primeiro contrato de Carey era assinado.
“Vision of Love” marcou o começo da bem-sucedida carreira de Mariah Carey, se tornando a primeira entre muitas canções da cantora a atingir a primeira posição da Billboard Hot 100. Logo após o lançamento oficial em junho, a faixa já apareceu no posição #73 na Hot 100; nove semanas depois, atingiu #1, onde permaneceu por quatro semanas seguidas.
O sucesso foi tão grande que a música foi indicada para três prêmios Grammy no ano de 1991: “Canção do Ano”, “Gravação do Ano” e “Melhor Performance Vocal Feminina de Música Pop”, tendo ganhado apenas esse último na disputa com Whitney Houston, Bette Midler, Sinéad O’Connor e Lisa Stansfield. Carey também aceitou o convite para interpretar a canção ao vivo na cerimônia onde foi acompanhada pelo produtor Rhett Lawrence.
Em toda sua trajetória, Mariah perde apenas para os Beatles em números de vezes em que chegou ao primeiro lugar (ela 18, eles 20). De acordo com a Nielsen SoundScan, ela vendeu mais de 52 milhões de álbuns somente nos Estados Unidos e colocou 6 deles no topo da parada, incluindo o mais vendido de todos: Daydream de 1995 (7, 6 milhões).
Abaixo está um resumo (de dar inveja) dessa carreira que completa agora 25 anos de sucesso. Todos os dados são da SoundScan.
52 milhões
De álbuns vendidos nos Estados Unidos desde que a Era SoundScan começou a contabilizar as vendas em 1991*, a maior entre todas as cantoras. Celine Dion ocupa o segundo lugar com 51 milhões, seguido por Shania Twain (33,9 milhões), Britney Spears (31,5 milhões) e Reba McEntire (29,3 milhões).
17 milhões
De singles físicos vendidos nos Estados Unidos, sendo que “One Sweet Day” ainda mantem o seu recorde de maior venda no total de 2.334.000.
13 milhões
De vendas no formator digital, sendo que a mais baixada é “All I Want For Christmas Is You”, com as vendas superior a 2.8 milhões até o momento.
79
Semanas como artista que mais tempo encabeçou o Hot 100. Carey é seguida pelos Beatles (59), Boyz II Men (50), Rihanna e Usher, empatados com 47 semanas e Michael Jackson com 37
26
Hits chegaram ao top 5 do Hot 100 da Billboard
18
Singles em #01 desde o lançamento de “Vision Of Love” em 1991 – o dobro do segundo colocando nesse periodo, Usher, que tem 9 singles nessa mesma posição. Em 2008 ao atingir o topo pela última vez com “Touch My Body” passou Elvis Presley que tinha 17.
16
Semanas ininterruptas da canção “One Sweet Day” em primeiro lugar no ano de seu lançamento, 1995, recorde mantido até hoje. Dez anos depois, ela conquistou também o segundo lugar com “We Belong Together”, que esteve no topo da lista de mais tocadas por 14 semanas (empatada com “I Gotta Feeling” (Black Eyed Peas, 2009), “Uptown Funk” (Mark Ronson e Bruno Mars, 2015), “Candle In The Wind (1997)” e “Something About The Way You Look Tonight” (Elton John, 1997), “Macarena” (Los Del Rio, 1996), “I’ll Make Love To You” (Boyz II Men, 1994) e “I Will Always Love You” (Whitney Houston, 1992).
Prêmios
5 Grammy’s
10 American Music Awards
18 World Music Awards
32 Billboard Music Awards
(* álbuns lançados anteriormente a esse período não fazem parte dessa contagem. Na lista geral de todos os tempos as cantoras Barbra Streisand e Madonna estão em primeiro e segundo lugar respectivamente)