in

Especial Grammy: veja quem é qualificável e tem mais chance de ser indicado a Artista Revelação


O prazo final para submissões ao Grammy Awards de 2018 se encerrou no sábado (30/9). Basicamente, quem lançou trabalhos e chamou a atenção da Recording Academy entre 1º de outubro de 2016 e esta data pode ser avaliado e considerado para a próxima edição da cerimônia. Uma das categorias mais interessantes do Grammy é Best New Artist (Artista Revelação), que tem critérios muito específicos. Nomes como Beatles (1965), Cyndi Lauper (1985), Sade (1986), Mariah Carey (1991), Toni Braxton (1994), Christina Aguilera (2000), Alicia Keys (2002), Norah Jones (2003), Maroon 5 (2005), John Legend (2006), Amy Winehouse (2008), Adele (2009), Sam Smith (2015), Meghan Trainor (2016) e Chance the Rapper (2017) já foram premiados nesta categoria.

Para ser elegível à categoria Best New Artist, os candidatos não podem ter recebido Grammys em outras categorias anteriormente. Em 2010, por exemplo, Gaga foi inelegível porque já havia sido nomeada por “Just Dance” em 2008. Desde 2016, a Recording Academy definiu as seguintes regras: os “artistas revelação” devem ter lançado pelo menos um álbum ou um mínimo de cinco singles, mas não podem passar de 30 singles ou três álbuns. Caso chegue a esses números, o candidato não se qualifica mais como “revelação”. Além disso, o artista também não pode concorrer caso já tenha aparecido de outras maneiras na categoria – por exemplo um cantor solo que já concorreu como dupla ou grupo. Zayn foi inelegível na última edição, por conta do sucesso de seu trabalho com o One Direction: o que também desqualifica Niall, Harry, Louis e Liam na próxima edição – ou ainda Camila Cabello.

E a regra mais importante, traduzida na íntegra: “o artista deve ter alcançado um patamar de revelação para o público e impactado o cenário musical durante o período considerado”. Números são levados em consideração, portanto. Dito isso, quem são os nomes mais cotados para Best New Artist no Grammy de 2018? Confira a lista em ordem alfabética:

CARDI B
A rapper do momento: alcançou o topo da Billboard Hot 100 e conquistou certificado de platina nos Estados Unidos com o single “Bodak Yellow”. É histórico: Cardi B é apenas a quinta rapper mulher a conseguir chegar ao topo da parada americana. Nem Nicki Minaj conseguiu. Só isso já lhe dá grandes condições de ganhar uma indicação ao Grammy. Além disso, ela foi nomeada justamente na categoria revelação no BET Awards e no BET Hip-Hop Awards.

DUA LIPA
“New Rules” alçou a carreira da inglesa para outro patamar mundialmente. Ainda que não tenha conquistado boas posições nas paradas americanas, Dua Lipa é um tremendo sucesso na Europa e na Oceania. Para fortaceler sua corrida pelo Grammy, ela tem seu álbum de estreia e parcerias com Martin Garrix, Miguel e Sean Paul no período considerado para a premiação. E ela ainda abriu shows de Bruno Mars e Coldplay. Dua já recebeu o prêmio de revelação no NME Awards e foi indicada na mesma categoria no Teen Choice Awards, além de ter sido nomeada em “Escolha dos Críticos” no BRIT Awards.

KHALID
O cantor tem chamado atenção no mercado. Seu álbum de estreia pegou Top 5 na Billboard 200 e ganhou certificado de ouro nos Estados Unidos. Elogiado pela crítica, também bombou com os singles “Location” (platina dupla) e “1-800-273-8255” (com Logic e Alessia Cara). Requisitado para parcerias, lançou músicas com Calvin Harris, Marshmello e Lorde nos últimos meses. Como Cardi B, concorreu na categoria Best New Artist do BET Awards.

LIL UZI VERT
Por conta do sucesso de “XO Tour Llif3”, o rapper ganhou o prêmio de Música do Verão no VMA deste ano. Ele também foi indicado como artista revelação no Billboard Music Awards. Seu primeiro álbum saiu em agosto e estreou direto no topo da Billboard 200. Já o single “XO Tour Llif3” recebeu certificado de platina dupla nos Estados Unidos. Considerando que Chance the Rapper levou o Best New Artist deste ano, é natural pensar que rappers serão bem avaliados pelo júri neste ano.

POST MALONE
Outro representante do hip-hop e do R&B, o rapper lançou seu primeiro álbum no fim do ano passado e recebeu certificado de platina nos Estados Unidos. As críticas quanto ao disco foram mistas, mas em termos de impacto não dá para ignorá-lo: Post Malone colocou duas músicas no Top 10 da Billboard neste ano – “Congratulations” e “Rockstar”, que alcançou a vice-liderança.

SZA
Um dos nomes de maior burburinho nos Estados Unidos, a cantora já foi indicada a Best New Artist no VMA deste ano. Comparada a Erykah Badu e Lauryn Hill, SZA pode ser ouvida em músicas com Maroon 5, Lorde e Travis Scott. Só neste ano, ela registrou quatro entradas na parada americana e seu álbum de estreia, “Ctrl”, foi aclamado pela crítica especializada.

ZARA LARSSON
Já uma queridinha dos fãs de pop, Zara teve seu primeiro álbum com lançamento mundial neste ano: “So Good”, certificado como platina na Noruega e na Suécia e como ouro nos Estados Unidos e no Canadá. Também colheu boas críticas e foi eleita a artista revelação no EMA 2016. Também concorreu na mesma categoria no VMA e no NME Awards. Além de “Symphony”, que liderou paradas internacionais, ela também chamou a atenção com músicas como “Ain’t my Fault”, “I Would Like”, “So Good” e “Only You”.