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Especial Grammy: veja as 15 músicas com mais força na disputa pela categoria pop solo


Desde 2012, cantores e cantoras pop concorrem em uma única categoria do Grammy Awards: Best Pop Solo Performance (Melhor Desempenho Pop Solo). Naquele ano, a Recording Academy unificiou três categorias em uma só: Best Female Pop Vocal Performance, Best Male Pop Vocal Performance e Best Pop Instrumental Performance. Tudo ficou ainda mais concorrido.

Adele é a maior ganhadora dessa categoria do Grammy. Ela venceu em 2012, 2013 e 2017, respectivamente com “Someone Like You”, “Set Fire to the Rain (Live)” e “Hello” – o que diz muito sobre o que a Academia tem valorizado nos últimos anos.

Mas os concorrentes podem respirar neste ano, porque ela não está na disputa. Adele não tem lançamentos desde 2016. Veja, então, quem chega com mais chances nessa corrida por indicações:

Bruno Mars – 24K Magic ou That’s What I Like
O cantor já concorreu nesta categoria duas vezes (com “Grenade” e “When I Was Your Man”) e venceu uma quando ainda existia a Best Male Pop Vocal Performance (com “Just The Way You Are”). Neste ano, ele chega com duas fortes candidatas a indicações: “24K Magic”, que ganhou críticas muito favoráveis e recebeu certificado de 4x platina nos Estados Unidos, e “That’s What I Like”, que liderou a parada americana e foi certificado como 5x platina. É muito difícil Bruno Mars ser ignorado nesta categoria em 2018. Ele já entrou nas listas de apostas da Billboard e do Hits Daily Double.

Charlie Puth – Attention
O cantor começou sua carreira com três indicações ao Grammy por “See You Again” – incluindo música do ano. É para respeitar. “Attention”, primeiro single de seu segundo álbum, fez meio bilhão de acessos no Youtube e alcançou o Top 5 da parada americana. Além disso, essa foi a música mais tocada das rádios dos Estados Unidos por quatro semanas, o que significa que os membros votantes do Grammy certamente a ouviram. Pode ser que ele seja reconhecido por isso.

Demi Lovato – Sorry Not Sorry
Quarto single da cantora a entrar no Top 10 da Billboard Hot 100, ele recebeu comentários positivos da Rolling Stone, da Billboard e da Forbes. Não é dos mais fortes na disputa, mas certamente está entre os cotados. O empresário de Demi vinculou-se à empresa Roc Nation, de Jay Z, que tem aberto muitas portas para a cantora. Ela, inclusive, conseguiu realizar uma audição de seu disco novo só para membros votantes do Grammy. Se não receber nomeação, não será por falta de networking.

Ed Sheeran – Shape Of You
Ed Sheeran esperou Adele sair de cena para fazer seu retorno triunfal, de olho nas principais categorias do Grammy 2018. Ele quer álbum do ano, música do ano e gravação do ano. Mas dá para dizer que existe 99% de chances de “Shape Of You” concorrer na categoria Best Pop Solo Performance. Todas as principais listas de apostas dão o single do britânico como um dos favoritos. Ele foi nº1 nas paradas de 30 países, incluindo os Estados Unidos, onde liderou por 12 semanas (!) e ficou 32 semanas no Top 10. O clipe tem 2,4 bilhões de acessos. É, Ed, pode ir tirando as medidas para o terno para a cerimônia.

Harry Styles – Sign of the Times
O primeiro single solo de Harry Styles recebeu certificado de ouro nos Estados Unidos e foi aclamado pela crítica. Para se ter ideia, “Sign of the Times” foi considerada a quinta melhor música do primeiro semestre pela redação da revista Billboard americana. A única questão que dificulta o lado de Harry é que o single é mais rock do que pop. Seria difícil (mas não impossível) ver Harry concorrendo em uma categoria de rock e, no entanto, talvez a Academia não identifique características suficientes para considerá-la uma Best Pop Solo Performance. No VMA, entrou na categoria pop. É justo que ele seja nomeado de algum jeito.

Julia Michaels – Issues
Você pode não ter notado, mas a compositora que virou cantora comeu pelas beiradas e alcançou ótimos resultados com seu primeiro single. Ele recebeu certificado de platina dupla nos Estados Unidos, alcançou o 11º lugar na Billboard e foi apresentado nas principais premiações musicais – fora o Grammy. Em junho, a Billboard disse que Julia tem, sim, chances de concorrer ao Grammy. Em setembro, ela também entrou na lista de apostas do Hits Daily Double.

Kelly Clarkson – Love So Soft
Kelly Clarkson é, ao lado de Adele e Katy Perry, a recordista de indicações nesta categoria. Ela concorreu com “Stronger”, “Heartbeat Song” e “Piece by Piece (Idol Version)” e já levou o troféu uma vez na época da categoria Best Female Pop Vocal Performance (com “Since U Been Gone”). Seu novo single, lançado no último mês para submissões ao Grammy, é um grande concorrente – ainda que não tenha bombado. A música foi aclamada pela crítica especializada. O crítico da Forbes sublinhou: “essa foi a única música lançada este ano por uma grande estrela que vai fazer você chorar”.

Kesha – Praying
Quando Kesha fez seu retorno com essa música, recebeu as críticas mais favoráveis possíveis, considerando uma evolução com relação ao seu repertório prévio. O single foi considerado uma boa surpresa e recebeu comparações com Adele, Florence Welch e Beyoncé – o que é ótimo. Além disso, a música conquistou um Top 25 na parada americana. Deve ser considerada para a lista, sim.

Lady Gaga – Million Reasons
Alavancada após o show da cantora no Super Bowl, a música chegou ao 4º lugar na parada americana. Certificada como platina nos Estados Unidos, ela está na lista de apostas para o Grammy das revistas Billboard, Hits Daily Double e Forbes. Lady Gaga já concorreu uma vez nesta categoria (com “Yoü and I”) e venceu uma na época de Best Female Pop Vocal Performance (com “Bad Romance”).

Lorde – Green Light
Top 20 na Billboard Hot 100 e certificado de ouro nos Estados Unidos, não foi um sucesso massivo. Mas a crítica especializada fez uma chuva de elogios para a música. Como o álbum “Melodrama” é muito cotado para o Grammy, “Green Light” também ganha força nessa corrida. O Pitchfork, inclusive, elegeu essa a melhor música da temporada.

Niall Horan – Slow Hands
A música esteve entre as mais tocadas das rádios americanas, foi certificada como platina nos Estados Unidos e conquitrou críticas positivas também. Niall, aliás, vem trilhando um caminho elogiado em sua carreira solo. Em agosto, uma matéria da Billboard foi direta: “Slow Hands certamente é visada para a lista de indicados a Best Pop Solo Performance, mas, infelizmente para o Niall, essa é tipicamente uma das categorias mais difíceis de se infiltrar, e será de novo em 2018”. De fato, como se pode ver por aqui, a concorrência é grande e pesada!

P!nk – What About Us
A cantora já concorreu nesta categoria uma vez (com “Fuckin’ Perfect”) e vem chamando atenção com seu single novo. Homenageada com o Video Vanguard Award do VMA neste ano, P!nk liderou as paradas de sete países com “What About Us” e alcançou o 26º lugar na parada americana. Críticos elogiaram sua autenticidade de sempre e a capacidade de passar de uma balada para um “hino das pistas de dança” em uma única música.

Sam Smith – Too Good At Goodbyes
A música alcançou o 5º lugar na parada americana – e o 1º na parada britânica por três semanas – e vem tocando bem nas rádios dos Estados Unidos. Sam tem toda a cara do Grammy – prova disso é que já levou quatro troféus em uma única cerimônia, em 2015, incluindo música e gravação do ano. A revista Forbes o coloca como um dos favoritos para Best Pop Solo Performance de 2018. Seria uma briga boa Ed Sheeran x Sam Smith.

Shawn Mendes – There’s Nothing Holdin’ Me Back
Uma surpresa pode ser Shawn Mendes, que nunca foi nomeado ao Grammy. Esse single recebeu certificado de platina nos Estados Unidos, alcançou o Top 10 da Billboard Hot 100 e liderou o Top 40 das rádios adultas. A faixa foi considerada a mais dançante de seu catálogo, o que pode ser favorável nesta disputa, e sua voz recebeu elogios da crítica. O single está indicado ao EMA na categoria melhor música e também concorreu como “música do verão” no VMA. Tem seu mérito.

Taylor Swift – Look What You Made Me Do
Sua popularidade faz do single um forte concorrente a indicação. O clipe bateu recorde de mais assistido da história da VEVO/Youtube nas primeiras 24 horas e fez meio bilhão de acessos em um mês. A música também quebrou o recorde de maior número de streams no Spotify em um único dia. Nº1 na Billboard Hot 100, o single vendeu 353 mil downloads na semana de lançamento nos Estados Unidos – melhor número para uma cantora desde “Hello” da Adele, que foi a última vencedora desta categoria. Nunca se pode esquecer que Taylor Swift é muito valorizada pela Academia. Ela já concorreu nesta categoria duas vezes – com “Shake It Off” e “Blank Space”