Já imaginou ser escolhido pela própria Beyoncé para representar a marca Ivy Park, em parceria com a Adidas, no Brasil? Pois bem! Foi exatamente isso que aconteceu com o coletivo Batekoo. É que estrala da música pop acaba de lançar, nesta sexta-feira (19/02), sua coleção de inverno, batizada de Icy Park, com um look mais lindo do que o outro, e não pensou duas vezes em selecionar o movimento baiano para estrelar a campanha em solo verde e amarelo.
Criado em Salvador com o objetivo de promover a representatividade, através da arte, de jovens negros, periféricos e da comunidade LGBTQIA+, o Batekoo entrou no radar da cantora, muito provavelmente, por terem valores e objetivos muito próximos aos dela e da marca: a inclusão.
“Nunca tive indício de que a gente estava no radar da Beyoncé. Eu acompanho ela enquanto artista e sei que ela costuma pesquisar bastante para concluir seus trabalhos. É uma pessoa muito entendida do que a gente está vivendo hoje. Ela tem muito cuidado em pisar em certos territórios”, destaca Mauricio Bahia Sacramento, do coletivo, ressaltando pontos em comum com a artista.
“A gente pode ter sido notado por representar essa juventude negra, LGBT e urbana brasileira. Por nosso trabalho ser familiar ao o que a Ivy Park representa enquanto marca e a Beyoncé como uma das maiores artistas negras da atualidade, tanto musicalmente como mulher negra e simbolo”, diz.
O grupo teve a oportunidade de experimentar as peças da coleção antes dos consumidores para a sessão de fotos. Apesar de terem parceria com a Adidas há mais de um ano, esta é a primeira vez que eles dividem os holofotes com uma estrela da magnitude de Beyoncé. As fotos do coletivo para a Ivy Park Adidas, claro, ficaram poderosíssimas.
“O convite veio através da Adidas Brasil, a gente já trabalha há um ano com a marca, num relacionamento que vem sendo muito bom pra gente, por acreditar numa marca como a Adidas e eles acreditarem num movimento como a Batekoo. O convite chegou como uma renovação desse relacionamento e foi uma loucura. Não sei nem te dizer”, explica ele, feliz com o resultado.
As peças diversas da coleção foram registradas em imagens que realçam a relevância das discussões de gênero e raça na sociedade, que não é apenas o foco central da moda proposta pela Beyoncé, como também algo defendido pelo coletivo e também pela marca.
“A construção coletiva para um novo mundo em que pessoas pretas cada vez mais se conectam e se potencializam, pra mim, só significa a tão falada ordem y progresso que a gente tanto grita mas não vê no nosso cotidiano. A marca de uma das maiores e mais relevantes artistas negras da atualidade se unindo a um dos maiores coletivos/plataformas de pessoas negras e LGBTs no Brasil é um enorme reflexo do impacto de nossas potências e trabalhos“, ressaltou o artista, orgulhoso pela grande oportunidade, reconhecimento e projeção.
“Estamos muito honrados de termos sido escolhidos para representar essa campanha de uma marca que, assim como a BATEKOO, é sobre acreditar em si, em seu coletivo e na liberdade de ser quem você é. O feedback foi extremante positivo, foi difícil fazer essa seleção de fotos, porque tinham conteúdos incríveis”.
E será que o coletivo Batekoo aprovou as novas peças de inverno da Icy Park? Se depender de Mauricio, ele já estaria usando os looks desde já, mesmo com o calor que tem feito no Brasil. Mas ele ressalta que, para além da beleza, a coleção democratiza a moda.
“Eu sou suspeito para falar, mas eu amei a coleção! Apesar de ser uma coleção de inverno, estou querendo improvisar isso e usar desde já. As roupas são muito confortáveis e bonita e de fato representa uma pluralidade de corpos. É uma coleção que contempla essa diversidade de corpos que temos no Brasil e no mundo”, ressalta.