A HYBE vem enfrentando diversos ataques em meio a briga judicial com a sua subsidiária ADOR e nesta terça-feira (28) foi acusada de abafar um escândalo de plágio que aconteceu no começo da carreira do BTS. O caso envolve os rappers do grupo de K-Pop, em especial RM, que fez seu comeback solo há poucos dias com o álbum “Right Place, Wrong Person”.
LEIA MAIS:
- RM diz que sentiu vontade de ‘desistir da própria vida’ devido à pressão do BTS
- BTS é ligado a ‘culto religioso’ em meio a polêmica com HYBE e BIG HIT
- BIGHIT toma atitude após divulgação de processo judicial envolvendo BTS
Entenda o caso
Conforme noticiado pelo Koreaboo, um post intitulado “Crimes da HYBE envolvendo o plágio do BTS” viralizou nas ao declarar que o grupo teria plagiado letras de artistas como Drake, E-Sens, DOK2, YOU, SoNyeoRadio, Kim Gaeri, Gaeko, Yankee, Swings e TOP, do BIGBANG após seu debut, em 2013.
O autor da postagem ainda afirmou que, à medida que as alegações de plágio começaram a crescer, o BTS recorreu ao Twitter para responder. Em um tweet de 2014, algum integrante do grupo declarou: “Nunca brinquei com música e não pretendo brincar no futuro. Apenas confie em mim e nos acompanhe, pois permitiremos que você ouça toda a boa música que seu coração desejar”.
Até que em 2015, o próprio RM se manifestou publicamente para pedir desculpas após as acusações. Ele estava em Hong Kong para a premiação MAMA, quando a BIGHIT emitiu o seguinte comunicado.
Leia o texto de RM, do BTS, na íntegra:
“Olá. Aqui é o RM do BTS. Estou atualmente em Hong Kong para o MAMA. Hoje é um dia muito importante para o BTS, mas estou escrevendo porque acho que isso é muito importante e preciso resolver isso pessoalmente.
No início desta manhã, um conhecido entrou em contato comigo e me contou sobre o problema relacionado à fonte das minhas letras no SNS.
Primeiro, peço desculpas sinceras. Embora eu tenha acabado de começar a criar, sou apenas mais um criador que passa por muitas dificuldades. Não consigo escrever música por meio de mero estímulo interno, então me inspiro em conversas com amigos, livros de que gosto, filmes, entrevistas e cartas de fãs. Escrevo os sentimentos e as linhas que me impressionaram em anotações no meu celular. A maioria é apagada ou esquecida, mas depois de ouvir as críticas de hoje, percebi que não tinha consciência dos erros que cometi. Sem saber a origem e sem me lembrar com clareza, trabalhei descuidadamente pensando apenas em ter que escrever músicas.
Tudo é culpa minha. Acho que qualquer pessoa se sentiria naturalmente ofendida se tivesse escrito uma expressão específica primeiro e depois visse [minha letra]. Tentarei entrar em contato com todos e reivindicar a responsabilidade da melhor forma possível.
Mais uma vez, peço desculpas às pessoas que apontaram esse fato e às pessoas que foram prejudicadas. Sinto muito e sou grato aos fãs que sempre me apoiam, apesar de minhas falhas. Vou me tornar uma pessoa que pensa na responsabilidade de um criador antes de pensar nas dificuldades de um criador.
Gostaria de me desculpar mais uma vez com todos a quem causei problemas.”
Contudo, o autor do post que fala sobre a HYBE e o BTS ressaltou que anos depois, em 2018, o grupo teria se colocado em um lugar de vítima durante um vídeo de show que expunha problemas enfrentados em meio ao sucesso, como discriminação, preconceito e plagiarismo.