Conheça o Spotify EQUAL, série de iniciativas dedicadas às mulheres
Foto: Duda Beat/Spotify Equal Brasil
in

EQUAL: programa global do Spotify é lançado no Brasil

A plataforma convidou algumas das artistas de maior sucesso em seus países para compor a classe inaugural do programa, entre elas, a cantora brasileira Duda Beat

Dando continuidade ao compromisso com a igualdade de gênero na indústria do áudio, o Spotify lançou ontem (29) o EQUAL, iniciativa global projetada exclusivamente para promover a igualdade de gênero na música, adaptando e estendendo o projeto cumulativo dos programas de sucesso do Spotify em uma experiência coesa – apoiando mulheres criadoras de todas as experiências sob uma marca.

Anunciado em março deste ano, o Hub EQUAL , é um espaço dedicado a promover a equidade em áudio para as mulheres e celebrar suas conquistas. Destacando artistas e criadoras de podcast local, regional e internacionalmente, por meio de parcerias globais, ativações, novas experiências de conteúdo e suporte dentro e fora da plataforma, o Hub apresenta ao usuário diversas sugestões de conteúdo de áudio na plataforma, criados exclusivamente por mulheres.

Para celebrar a novidade, a plataforma convidou algumas das artistas de maior sucesso em seus países para compor a classe inaugural do programa, entre elas, a cantora brasileira Duda Beat, Saweetie (EUA), Griff (Reino Unido), Natalia Lafourcade (México) e Zoe Wees (Alemanha/Reino Unido).

Duda Beat é destaque no Spotify EQUAL

Atualmente, apenas 1 entre 5 artistas nas paradas são mulheres, um contraste gritante de como sua influência é fundamental para o sucesso do Spotify e para a indústria da música em geral.

“Levando isso em consideração, a plataforma assume a responsabilidade de corrigir essas disparidades com seriedade, e acredita que o primeiro passo em direção a amplificação do trabalho de todas as criadoras que se identificam como mulheres é estender recursos críticos para essa comunidade oferecendo oportunidades”, diz o comunicado do Spotify.

Natural de Recife (PE), a cantora pop Duda Beat viu sua carreira decolar com o lançamento de hits que atravessaram o Brasil inteiro, acumulando fãs de todas as idades e representando as pautas feministas. A artista que, hoje, é um dos principais nomes da música brasileira, viu suas canções ganharem ainda mais destaque ao serem interpretadas em rede nacional pela paraibana Juliette Freire no BBB 21.

Ser uma artista mulher requer muito mais esforço e dedicação para conseguir reconhecimento, já que, infelizmente, as pressões sociais e o sexismo ainda são tão presentes em todas as esferas da sociedade. Daí, a grande importância desta iniciativa do Spotify que possibilitará a nós mulheres uma representação igualitária na cena musical. Tenho certeza que EQUAL será um marco na história do mercado fonográfico global, trazendo mais reconhecimento para mulheres talentosas de todo o mundo, fazendo com que suas vozes sejam ouvidas”, comenta a cantora Duda Beat.

Projetado unicamente para promover a igualdade de gênero na música, o EQUAL tem como objetivo apoiar criadoras e artistas mulheres sob uma marca.

 

O programa completo inclui:

  • Playlists EQUAL locais – desenvolvidas especificamente para cada mercado, como a playlist EQUAL Brasil que estreia com a cantora DUDA BEAT na capa;
  • Playlist EQUAL global – unindo o melhor da produção mundial;
  • Artistas EQUAL – a cada mês, uma artista de cada mercado participante irá estrelar a capa de sua playlist local;
  • Marketing de artistas – um apoio com promoção orgânica dentro da plataforma através do espaço editorial do Spotify;
  • “Criada por mulheres” – uma playlist que contará com 40 músicas 100% escritas, produzidas e performadas exclusivamente por mulheres compositoras, produtoras e artistas de todo o mundo;
  • Board EQUAL – uma rede de organizações unindo forças com o Spotify para capacitar mulheres em todo o mundo, incluindo: Girls Rock Camp Brasil (Brasil), Truena (Argentina), Now Girls Rule (México), She’s the Music (EUA), Girls Rock Australia Network (Austrália), She Said So (Itália), MEWEM Europa (Europa), Girls Connected (Canadá), Music Women (Alemanha);
  • Diretório EQUAL – Em parceria com a SoundGirls, o Spotify relança o EQUAL Directory, anteriormente conhecido como EQL Directory. O Diretório permite que mulheres criem um perfil e reivindiquem seu espaço na comunidade, mudando o atual cenário do mercado de áudio. Você pode pesquisar o Diretório EQUAL por região e disciplina de áudio para encontrar candidatos adequados para contratar para suas próximas turnês, eventos, projetos de estúdio, produção de Cinema e TV, projetos de áudio para a indústria de gaming, pós-produção, podcasts e muito mais.

Ouça EQUAL Brasil:

Escrito por Láisa Naiane

Relembre 10 ex-BBBs que não venceram, mas se deram bem

Day vê pessoas forçando amizade por números no "De Férias Com o Ex"

Day vê pessoas forçando amizade por números no “De Férias Com o Ex”