Foto: Divulgação
in ,

Entrevista: com mais de 100 atrações, Universo Spanta aposta na diversidade

Diogo Castelão, Diretor-Presidente do Spanta, e Max Viana, Diretor Artístico, falam sobre curadoria e perspectivas do evento

De Ivete Sangalo a Planet Hemp, passando por Alok, Gal Costa, Baianasystem, Jorge & Mateus, Maiara e Maraisa, Claudia Leitte, IZA, Zeca Pagodinho, Ferrugem, Dilsinho… o Universo Spanta anunciou mais de 100 atrações em 15 dias, entre 6 a 30 de janeiro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, abrindo o verão carioca de 2022.

A grandiosidade do evento mexeu com o mercado, visto que o país ainda vive uma pandemia e eventos desse porte estão parados há quase dois anos. Os grandes festivais, por exemplo, que comportam esse volume de atrações, ainda são previstos para meados de 2022. Dessa forma, os desafios ainda serão grandes para produção.

Em entrevista ao POPline.Biz é Mundo da Música, Diogo Castelão, Diretor-Presidente do Spanta, revelou que estão ansiosos para presentear o Rio de Janeiro, e o público em geral, com um projeto tão relevante e pensado com tanto esmero nesse período tão difícil.

“Para garantir que a celebração seja completa, nosso planejamento foi pautado no cuidado e no cumprimento das medidas sanitárias que permitirão a diversão com segurança”, destaca Diogo.

“Vamos implementar rigidamente todos os protocolos vigentes e determinados pelas autoridades. Serão mais de 60 mil m², a sua maioria ao ar livre, para um público entre 10 a 15 mil pessoas por dia. Ou seja, fomentaremos a arte, a diversidade e a confraternização com amplitude e respeito à vida”, completa.

Questionado sobre o cenário do mercado de shows como um todo para 2022, Diogo é otimista. “Esperamos e torcemos para que os avanços proporcionados pela vacinação em todo o país sejam cada vez mais progressivos e nos permitam retomar nossas vidas, em segurança e com saúde, o quanto antes. Partindo deste ponto de vista, nossa visão é a mais otimista possível”.

“Acreditamos que o próximo ano tem tudo para ser promissor e queremos que o Universo Spanta, como primeiro evento do verão de 2022 e um dos primeiros nesse processo de retomada, seja um importante pontapé para esse recomeçar da cena cultural brasileira”, finaliza.

Serão mais de 200 horas de música e três palcos montados em uma área de 26 mil metros quadrados. Com isso, mais de 20 mil empregos diretos e indiretos serão gerados pelo festival, que terá como um dos seus pilares a sustentabilidade.

Max Viana, Diretor Artístico, e Diogo Castelão, Diretor-Presidente do Universo Spanta | Foto: Divulgação

Curadoria e line-up diversificado

Com Duda Beat, Gilsons, Pabllo Vittar, Gloria Groove, Mano Brown, Djonga, Matuê, Céu, L7nnon, Ludmilla, Luísa Sonza, Luedji Luna, Lulu Santos, Roupa Nova, Paralamas do Sucesso, Alcione, Pedro Sampaio, Marina Sena, Ney Matogrosso e muito mais, o Universo Spanta mostra toda sua diversidade e pluralidade de gêneros musicais nesta edição.

Ao todo o público terá a oportunidade de conferir mais de 100 atrações durante os dias 7, 8, 9, 14, 15, 16, 19, 20, 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de janeiro. Com curadoria musical ampla e que mistura na mesma noite forró e rock, sertanejo e rap, MPB e samba, o Universo Spanta traz apresentações de cantores, DJs, bandas, blocos de carnaval, rodas e escolas de samba.

Luedji Luna, Luísa Sonza, Ludmilla e Marina Sena estão no line-up do Universo Spanta | Fotos: Divulgação

“No Spanta, a gente sempre acredita no intercâmbio entre os públicos. A galera que curte o samba pode ouvir um sertanejo ou um funk, por exemplo, e assim todos podem ter uma experiência bem rica do que é a música brasileira”, revela Max Viana, diretor artístico do Universo Spanta.

“Para este ano, teremos a novidade das sextas-feiras, focadas num público mais jovem, e os domingos com uma programação mais família, pet friendly, começando com uma atração infantil e encerrando com uma atração que vai agradar em cheio os pais. Nosso sábado continua o grande mosaico, uma mistura de gêneros musicais dá o tom e assim completamos a experiência do Universo Spanta”, destaca Max.

Leia mais:

O festival vai também promover encontros como Elza Soares e Renegado, Hamilton de Holanda e o Baile do Almeidinha com João Bosco e Elba Ramalho, além de uma homenagem aos 100 anos de Dona Ivone Lara.

A programação dominical tem a família como foco, com atrações musicais para todas as idades, uma programação pet, oficinas e brincadeiras voltadas para o público infantil. Os pequenos poderão aprender sobre diversidade, acessibilidade, reciclagem, pintura de rosto, malabares, customização de figurinos, manusear instrumentos, além de se divertirem com jogos como amarelinha, boliche, caça ao tesouro, cabo de guerra. Vai ter até slackline, yoga, teatro de bonecos e contação de histórias.

E mais encontros. Sobem aos palcos no festival aos domingos Família Caymmi, Paulinho da Viola com participação de Bia e João Rabello, Mundo Bita, Palavra Cantada, Melim com participação de Ana Gabriela e OutroEu, Rockin’ Kidz com participação de Digão, além de Flor Gil com participação de Gilberto Gil e Daparte com participação de Samuel Rosa.

Mundo Bita faz parte do line-up infantil do Universo Spanta | Foto: Divulgação

No dia 19 de janeiro, o Universo Spanta convida o Baile da Favorita para comemorar 10 anos de história e muito batidão na Marina da Glória. Conhecida como uma das festas mais badaladas do País, que se destaca por celebrar o funk carioca, a Favorita vai reunir nesta edição especial nomes como Mc Marcinho, Mc Leozinho, MC Kekel, Poze do Rodo, Valesca Popozuda, Gabily, Bonde do Tigrão, DJ Tubarão, entre outros. Confira a programação completa clicando aqui!

Escrito por Rafa Ventura

Jay-Z compara Beyoncé a Michael Jackson: “Ela é uma evolução dele”

Aqui está o teaser de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Aqui está o teaser de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura