Entrevistas

Entrevista: Sofia Oliveira, revelação do Youtube, conta tudo sobre a preparação para seu primeiro EP

Curitibana de 16 anos trabalha com produtores da Anitta e da Ludmilla.

Ela tem só 16 aninhos e é a nova aposta dos produtores Umberto Tavares e Mãozinha, dupla responsável por hits da Anitta e da Ludmilla. Seu nome é Sofia Oliveira e ela não precisou das rádios nem da TV para conquistar seu próprio público. Foi no Youtube que a curitibana iniciou sua carreira, por conta própria, postando vídeos amadores. Seu canal na plataforma se profissionalizou e já acumula 1,5 milhão de inscritos – mais do que Ivete Sangalo, Ludmilla, Sandy, Wanessa, e outras estrela da música nacional. Ou seja, merece atenção.

Disposta a não ser apenas um websucesso, Sofia Oliveira está trabalhando em seu primeiro EP, que tem previsão de lançamento para outubro. O primeiro single é “Você Foi Moleque”, que conquistou mais de 1,3 milhão de acessos em apenas uma semana. No momento do fechamento desta matéria, já é 1,7 milhão. Então, se você ainda não conhece, se atualize!

POPLINE – O clipe de “Você Foi Moleque” passou de 1,3 milhão de acessos em pouco mais de uma semana. Foi mais legal gravar ou acompanhar a boa repercussão?
SOFIA OLIVEIRA – Gravar o clipe foi uma nova experiência para mim, porque nunca tinha gravado alguma coisa desse tipo. Foi bem diferente do que eu pensava que era, então foi muito legal a parte de gravar. Mas, quando a gente foi acompanhando o crescimento do clipe, foi surpreendente também. Foi uma coisa que eu não esperava: tantas visualizações em tão pouco tempo.

O que teve de diferente do que você pensava na gravação?
Quando você vê na tela, você acha que é mais glamour (risos). Você acha que vai estar tipo Beyoncé e, na hora, não é tanto assim. Você só brilha quando vai ver o clipe pronto no computador mesmo. Na hora de gravar, é bem diferente do que pensei.

A música tem produção do Umberto Tavares e do Mãozinha, que já trbaalharam com Anitta e Ludmilla. Como você chegou até eles?
Eu já tinha ouvido falar deles, mas foram eles que viram vídeos meu no Youtube e entraram em contato porque queriam me produzir. Nossa! Fiquei muito feliz! Eu admiro muito as músicas que eles fazem. As músicas que mais tem na minha playlist são deles, então quando vieram atrás fiquei muito feliz.

Esse single é o primeiro de um EP que você está preparando.O que pode adiantar para a gente?
O EP tem seis músicas e os estilos são bem variados. Uma completamente diferente da outra. As músicas são apaixonantes. Eu amei e tenho certeza que meus fãs vão amar também. E esse primeiro clipe vai ter continuação com outro clipe e outra música, então acho que vão adorar também.

Quando sai o EP?
O EP vai sair lá para o começo de outubro…

E o outro clipe?
Vai sair junto. Acho que não no mesmo dia, mas bem juntinho ali com o EP.

É pop ou sertanejo?
Bem pop. Eu gosto muito de pop. O que eu mais gosto de cantar é pop mesmo.

Quais suas referências?
Eu gosto muito dos internacionais. Acho que aqui no Brasil está faltando um pouco de pop. Tem a Anitta, a Ludmilla, mas está faltando um pouco. Eu tenho referências nos internacionais, como a Selena Gomez, a Demi Lovato, a Ariana Grande…

E as composições são todas suas?
Não, não são todas minhas. Duas são minhas e o resto é do Umberto.

Essas duas suas são sobre o quê?
São sobre amor. Falo bastante de amor.

Autobiográficas?
Isso.

Você cantou com o Luan Santana no Legendários. Com quem mais você gostaria de cantar?
Gostaria muito de cantar com a Anitta, e com a Ludmilla. Gosto muito delas.

Com a evolução de sua carreira, como fica seu canal no Youtube? Vai continuar postando covers?
A gente definiu que vai continuar botando cover. O canal nunca vai parar, porque eu vim ali do Youtube, então a gente não pode parar com o canal. Tem que ter sempre. Vamos atualizar sempre. Agora posto uma vez por semana, mas a minha ideia é ter dois vídeos por semana.

Você está com 16 anos, daqui a pouco é época de vestibular. Você pretende continuar os estudos ou vai focar na carreira musical?
Vou terminar o terceirão, mas quero continuar com minha carreira musical. Já escolhi, sei que quero isso, então vou seguir.

Você já pensou em concorrer em programas como “The Voice” ou “X Factor”?
Já pensei. Eu pensava assim: tenho duas oportunidades para mostrar o que gosto de fazer, que é cantar para as pessoas. Poderia ir para a Internet e criar um canal ou participar de algum concurso desses, mas eu entendi que a Internet era uma oportunidade mais legal. É um pouco mais difícil, porque quando você vai para a TV já aparece, mas eu escolhi a Internet mesmo. Era o melhor caminho para o que eu queria.

Seu canal no Youtube tem 1,5 milhão de inscritos e mais de 93 milhões de visualizações. Como foi o início, em 2013? Foi difícil alcançar essa popularidade?
Eu comecei postando porque meus amigos pediam muito para postar. Eu era um pouco tímida. Fui postando e no começo não deu nada. Mas eu nunca desisti. Eu tinha certeza que era isso que eu queria, então fui postando, fui postando… até que um dia postei um vídeo no Facebook fazendo um cup song com uma música da Anitta. Esse vídeo viralizou, fez 11 milhões de visualizações no Facebook em uma semana. Foi bastante. A partir desse vídeo, foi tendo mais vídeos virais e foi crescendo o canal. Foi bem rápido, na verdade.

Que outros cantores youtubers você gosta e acompanha?
Gosto muito da Mari [Nolasco] e da Gabi [Luthai]. Elas são minhas amigas, e a gente já gravou junto. Eu sempre acompanhei elas, desde o começo, até antes de ter meu canal. Gosto bastante delas.

Elas foram uma inspiração para você começar?
Na verdade, youtubers não foram minha inspiração. A inspiração veio de cantores, porque meu sonho sempre foi ser cantora, não youtuber. O Youtube foi uma porta para eu entrar, então eu me inspirava muito na Miley Cyrus. Amava a Hannah Montana, queria ser a Hannah Montana, então era isso que me inspirava.

Você já foi no show dela?
Já, já fui no show da Miley. No do Justin [Bieber] também, que me inspirava muito, porque ele também veio do Youtube. Começou postando vídeo que nem eu.

Para te conhecer melhor, quais as cinco músicas que você mais tem ouvido ultimamente?
Bom – Ludmilla.
Cold Water – Major Lazer feat. Justin Bieber & MO.
Body Say – Demi Lovato.
Sim ou Não – Anitta feat. Maluma.
Same Old Love – Selena Gomez.

Que conselho você daria para quem canta também e está pensando em criar um canal para mostrar para todo mundo?
Eu acho que você deve sempre acreditar no seu sonho, principalmente, e nunca se abalar, porque as pessoas vão tentar te derrubar: é impossível agradar todo mundo. E sempre tentar melhorar também. Nunca pensar “ah, já tô boa”. Não. Sempre tentar melhorar. E nunca desistir, porque no começo pode não dar certo, mas se você se esforçar vai dar.

Você tem hater, pelo visto, né?
Tenho, bastante. (risos) Acho que todo mundo que se expõe na Internet tem hater. É impossível agradar todo mundo e ter 100% de aprovação. No começo, me abalava bastante e já pensei em desistir, porque via os comentários e ficava chateada. Aí resolvi não olhar muito mais. O número de likes sempre era maior que o de dislikes, o que me ajudou bastante. Agora eu leio, mas não ligo mesmo. Só ligo para quem está criticando de uma forma construtiva, porque esses podem estar te ajudando dizendo o que você precisa melhorar. Ignoro os que querem só magoar.

Para terminar, mande um recado para os leitores do POPline.
Obrigada a quem viu meu clipe e quem gostou. Espero que vocês gostem do que vem por aí. Estou muito animada para tudo, muito ansiosa, e esse é só o começo de tudo.

Destaques

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile