Elas estão quase lá! O grupo V5 foi para a final do “X-Factor Celebrity”, famoso reality show do Reino Unido. São quatro finalistas, mas só um levará o grande título de vitorioso. Conversamos com a integrante Sofia Oliveira para saber um pouco mais sobre esse momento. O que elas estão preparando para a grande final? Qual são os planos para o futuro, depois do programa? Ela respondeu!
O V5 é formado por integrantes de cinco países diferentes da América Latina: Sofia do Brasil, Alondra do Porto Rico, Laura da Colômbia, Renata do México e Wendii de Cuba. Elas ficaram juntas especialmente para a atração, mas agora estão com grandes planos.
Como estão as expectativas para a final? Está confiante? Nervosa?
São muitas emoções ao mesmo tempo! A gente fica nervosa, mas sabemos que estamos dando o nosso melhor. Por isso, ficamos muito confiantes de que vai dar tudo certo e a gente tá muito feliz.
O que a gente pode esperar para essa performance final no X-Factor?
São duas performances já preparadas. A primeira vai surpreender, é algo bem diferente do que a gente fez até agora. A outra só vai rolar se a gente entrar pro top 3.
Estou tentando aqui adivinhar o que pode ser bem diferente. Talvez uma música romântica?
Sim, isso mesmo! Vai ser uma baladinha. Mas a outra é bem pra cima, é uma coisa que o público já viu, mas de uma forma diferente.
Como já chegamos na reta final da competição, dá pra fazer um balanço de como foi o X-Factor?
Está sendo incrível, eu aprendo coisas novas todos os dias. A gente quer continuar com o grupo depois do programa, a gente tem certeza disso. É a melhor experiência da minha vida, acho que nada melhor poderia ter acontecido comigo nesse momento.
Bem… Falando nisso, gostaria de saber das possibilidades no futuro em caso de vitória ou derrota. O que pode acontecer?
Se a gente ganhar, a gente tem o contrato garantido com a gravadora. Caso a gente não ganhe, a gente não tem esse contrato, mas se eles se interessarem pela gente, nada impede de ter uma proposta. Mas de qualquer forma, com contrato ou não, ganhando ou perdendo, a gente vai continuar com o grupo.
E vocês vão continuar morando em Londres?
Por enquanto, durante o natal e o ano novo, vamos voltar para nossos países para ficar com a família e também curtir umas férias. Mas a gente quer continuar o grupo nos Estados Unidos, que é um lugar melhor para fazer música.
Vocês têm ideia de fazer sucesso nos Estados Unidos ou é mais pra produzir lá, mesmo?
A gente quer fazer sucesso no mundo inteiro, a gente tá trabalhando pra isso. É o nosso sonho!
Grandes grupos de sucesso, como o One Direction, Little Mix e Fifth Harmony, saíram do X-Factor. Vocês se inspiram neles?
É uma responsabilidade, queremos dar os mesmos passos que esses grupos deram. Nós costumamos assistir vídeos deles no YouTube, de quando começaram até o momento. O que a gente leva de inspiração é que a cada vídeo, a cada ano, eles vão melhorando cada vez mais. É esse passo da evolução que a gente também quer seguir.
Para você, qual é o maior diferencial do V5?
Eu acho que uma coisa diferente é que a gente é latina. A gente não conhece nenhum grande grupo do mundo com meninas latinas. Tem o CNCO, mas são meninos. Acho que também colabora que temos personalidades muito diferentes, por sermos de vários países, e isso deixo o grupo mais especial.
Vocês fizeram performances incríveis, parabéns! Qual delas é a sua favorita? O xodó?
Então… Eu acho que foi a primeira! Foi a que a gente estava com mais adrenalina. Era a nossa primeira impressão, quando vimos como era performar no palco do X-Factor. Eram músicas que a gente gostava muito e ninguém esperava que a gente que a gente misturaria “Bad Guy” (Billie Eilish) e “Taki Taki” (DJ Snake).
Vocês já pensaram no repertório original do grupo?
A gente quer muito sempre colocar essa pegada latina, nem que seja uma pitadinha. Mas a gente gosta muito de música pop e R&B, talvez reggaeton. Nosso grupo é uma mistura de nacionalidades, então nossa sonoridade representa essa mistura.
Como você acha que suas raízes brasileiras influenciam no grupo como um todo?
As meninas têm uma musicalidade bem diferente. Elas são muito influenciadas por músicas que eu não escuto, mas elas também não escutam a música do Brasil. Então é legal que eu posso trazer para o grupo uma sonoridade diferente, além de uma terceira língua para o grupo.
Lembro que na sua carreira solo, você fazia um pop, que não é um ritmo brasileiro. Mesmo assim, você consegue ter identificação com funk e samba, por exemplo?
Sim, eu acho bem legal! Inclusive, para a segunda performance dessa performance, tem um dance brake, uns segundos só com dança, que a gente vai pegar bastante desse lado brasileiro. Espero que a gente consiga performar.
Para finalizar… No momento, qual é o seu maior sonho?
Que a gente seja reconhecida no mundo inteiro. Quero ter música de sucesso, hits. Agora, independente do resultado, sonho que a gente continue sempre juntas e lutando pelo que a gente acredita.
O “X-Factor Celebrity” é exibido às quintas-feiras pelo Sony Channel no Brasil.