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Entrevista: ‘O Carnaval influencia o TikTok e o TikTok influencia o Carnaval’, diz Roberta Guimarães

A líder de Conteúdo Musical do TikTok no Brasil fala sobre o Trio Elétrico da plataforma no circuito Barra/Ondina, as ativações  e experiências da marca na capital baiana e a parceria inédita com o Camarote Salvador

Roberta Guimarães, Líder de Conteúdo Musical do TikTok no Brasil. Foto: Divulgação

Depois de dois anos sem carnaval, o TikTok resolveu colocar o “Bloco na Rua” com o Trio Elétrico da plataforma no Carnaval de Salvador 2023 nesta sexta-feira (17), às 15h, além de ativações e uma parceria inédita com o Camarote Salvador.

Em entrevista ao POPline.Biz é Mundo da Música, Roberta Guimarães, Líder de Conteúdo Musical do TikTok no Brasil, fala que “a festa representa a diversidade do povo e a comunidade é a representação desse povo.” 

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“O Carnaval influencia o TikTok e o TikTok influencia o Carnaval e é isso que estamos levando para Salvador em 2023: celebração, descoberta e redescoberta de músicas e artistas em mercados de todo o mundo.”

Para o Carnaval de Salvador 2023, a equipe do TikTok pensou na curadoria musical com o objetivo de trazer representatividade e a diversidade da plataforma e a sua conexão com a comunidade para as ruas da capital baiana.

“Vamos dar palco para artistas em ascensão que se destacam no app e na cena musical brasileira, além de figuras clássicas do Carnaval. Essa curadoria demonstra como música faz parte do DNA do TikTok e como a plataforma é capaz de dar nova vida às faixas, como é o caso do Tchakabum, que teve seu hit ‘Olha a Onda’ totalmente repaginado para o ‘Tubarão Te Amo’ e fez sucesso em diversos vídeos na plataforma – e, também, é uma maneira inovadora para músicos, em ascensão e já estabelecidos, alcançarem novos fãs.”

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Roberta Guimarães, Head de Conteúdo Musical do TikTok no Brasil. Foto: Divulgação

As ativações do TikTok no Carnaval de Salvador 2023

O TikTok traz para o Carnaval de Salvador como grande atração um trio elétrico no maior circuito do carnaval da capital baiana: Barra/Ondina. O trio, que sairá nesta sexta-feira (17), às 15h, será comandado pelo Timbalada, que convida grandes nomes da plataforma e da música brasileira para animar a festa, como Luísa Sonza, Majur, Gaby Amarantos, Os Quebradeiras, do hit ‘Pagodão do Birimbola’, além de Mc Menor HR, Mc Menor SG e Dj Escobar, donos da música ‘Evoque Prata’. 

Timbalada, Majur, Luisa Sonza e Gaby Amarantos. Foto: Divulgação

“Mesmo para aqueles que preferem curtir o feriado de casa, é possível acompanhar de perto toda a folia e atividades do Carnaval pelo TikTok. Sendo patrocinador do Camarote Salvador, a plataforma convidou alguns de seus criadores para compartilhar com a comunidade e seus seguidores todas as atividades, shows, atrações e diversão que rolará na capital baiana: ivanvbaron, renatasantti, thallysson, loreimprota, entre outros nomes.”

Ivan Baron, Renata Santti, Lore Improta e Thallysson. Foto: Divulgação

Neste ano, o TikTok anunciou uma parceria inédita com o Camarote Salvador. Roberta conta que a plataforma quer permitir que a comunidade, tanto dentro quanto fora, se conecte, trazendo alegria, celebrando a criatividade, moldando a cultura e transcendendo fronteiras. 

Para isso, além de ser patrocinador oficial do Carnaval de Salvador e estar presente no Camarote, o aplicativo da ByteDance também criou outras experiências, como Trio do TikTok e o QG dos Criadores, onde convidados poderão se reunir e customizar abadás. 

E é possível engajar o conteúdo na folia?

Segundo Roberta, o TikTok está promovendo mudanças significativas na forma como as pessoas se entretêm e consomem cultura, conectando comunidades por meio de experiências plurais e diversificadas. 

“Temos muito orgulho em dizer que o TikTok está redefinindo a cultura por meio de uma comunidade diversa, talentosa e autêntica. Essa diversidade presente na plataforma, tanto de criadores e artistas quanto de conteúdo, nos torna um ambiente acolhedor e campo propício para a expressão criativa.” 

Roberta ainda aponta que o alcance dos conteúdos não depende do número de seguidores de um perfil, ou o quanto já é popular entre os streamings e fãs. Isso viabiliza um alcance maior dos vídeos, com mensagens relevantes e divertidas, gerando reconhecimento para eles.

Ainda segundo Roberta, o  poder coletivo do TikTok mobiliza comunidades, inicia conversas e se torna um catalisador para mudanças significativas em todo o mundo. Por isso, de acordo com ela, poder fazer parte da maior festividade do país é a prova de que as pessoas estão se encontrando dentro e fora do aplicativo. 

“Nossa estratégia para esse ano é seguir buscando maneiras mais autênticas para conectar com as nossas comunidades e fornecer as melhores experiências para as pessoas dentro e fora da plataforma. Estamos empenhados em lançar produtos para fãs e criadores de música e seguimos comprometidos em trabalhar para incentivar uma comunidade divertida, positiva e abrangente. Teremos muitas novidades por aí”, declara a Líder de Conteúdo Musical do TikTok no Brasil. 

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Descubra 3 estratégias básicas para ter sucesso no TikTok. Foto: Unsplash