in

Entrevista: Natti Natasha quer fazer performance de “Te Lo Dije” com Anitta


Um fenômeno na América Latina, a dominicana Natti Natasha ainda é um nome pouco conhecido no Brasil. Chamada de “primeira dama do reggaeton”, ela quer mudar esse quadro e adentrar o mercado brasileiro. O primeiro passo neste sentido foi a inclusão de uma música com Anitta em seu álbum de estreia, “IlumiNATTI”. As duas até fizeram um clipe, assistido 35 milhões de vezes no Youtube. Natti também está de olho em Pabllo Vittar e quer vir ao Brasil para agenda promocional.

Artista da geração digital, Natti Natasha tem números impressionantes. São 13,6 milhões de seguidores no Instagram e dois clipes com mais de um bilhão de acessos – “Criminal” (com Ozuna) e “Sin Pijama” (com Becky G). Com vários singles multiplatinados, ela foi eleita a Artista Feminina do Ano no Billboard Latin Music Awards, realizado no mês passado.

POPLINE – Como é ser reconhecida como a primeira dama do reggaeton?
Imagine! Meu Deus, eu sinto como uma benção em primeiro lugar. Mas vem também com uma responsabilidade, porque custou muito trabalho para as mulheres chegarmos onde estamos. É muito trabalho para que isso seja efetivamente uma grande conquista.

É um gênero muito machista, não é verdade?
Eu acho que já mudou um pouco, mas sim, falta um longo caminho ainda. Existe isso, mas já mudou, está mudando.

Você sente isso na sua rotina profissional ou é algo que não tem que lidar diretamente?
Sim, sim. É algo com que tive que trabalhar e me confrontar por muito tempo. Depois de um tempo, você aprende a como manejar isso. Mas, sim, estive diante do machismo diretamente.

Você vinha lançando apenas singles e agora veio com um álbum completo – seu primeiro. É diferente para você isso?
Sim, muito, muito diferente! Por um tempo, eu vinha lançando colaborações até que pude lançar músicas solo. Aí surgiu a oportunidade de fazer um álbum, meu, com minhas canções e algumas colaborações. Para mim, agora é muito diferente. Significa que tenho muito mais energia para seguir trabalhando sozinha, e que existem pessoas confiando em mim.

Eu adoro o título, “IlumiNATTI”. Como ele surgiu?
Eu uso muito as redes sociais e vi a palavra “IlumiNATTI”, que me chamou a atenção pela grafia. Ou seja, a formação da palavra, que tem a vez com a luz, a iluminação. Poderia ser um pedido para que dê muita luz aos colegas que me apoiaram. Isso foi há muitos anos e, quando decidi lançar o álbum, perguntei aos meus fãs como achavam que ele deveria se chamar e “IlumiNATTI” voltou, porque é algo significativo para mim.

Como foi trabalhar com Anitta na música “Te Lo Dije”?
OH MY GOD! Trabalhar com Anitta acho que é o que todos sabem. Ela tem muita energia! É super ativa! Fiquei encantada com a química, ainda no estúdio de gravação. Quando ela foi gravar sua parte, estive presente. Ela gosta de trabalhar, de trocar ideias, e foi muito divertido. Para mim, foi um bom trabalho. O clipe foi como passar o dia com uma amiga.

A gravação de um clipe leva horas. Sobre o que conversam duas estrelas?
(risos) De tudo! Desde o que estamos comendo, quais são nossos próximos planos na música, até coisas mais íntimas, tipo de quem gostamos, o que queremos fazer nos dias livres, como é o dia a dia, quanto trabalho temos. Vocês não imaginariam tudo o que conversamos.

Você pensa em fazer performances de “Te Lo Dije” com ela?
Uh! Eu adoraria! Temos que ir conversando para ver quando nos encontraremos e nos apresentaremos no mesmo lugar. Está nos meus planos. Seria algo muito lindo e muito divertido podermos levar para o palco essa música que as pessoas gostam tanto. É também uma das minhas músicas favoritas.

Uma parceria com Anitta significa que você está atenta ao mercado brasileiro, certo?
Sim, claro que sim! Eu admiro muito o Brasil – o ritmo, sua cultura, sua alegria, seu calor humano, tudo, tudo! Eu acho que essa alegria e esse calor humano parecem muito com minha terra. Quando escuto os ritmos brasileiros, me identifico bastante. Quem não ouve música brasileira e balança o corpo?

Você conhece outros artistas brasileiros?
Sempre estou olhando. Há alguns. Vi Pabllo Vittar, que me chamou muita atenção. Tem uma alegria e um carisma muito lindo. Há vários artistas que gosto. Eu adoraria continuar colaborando com mais artistas brasileiros e fazer parte desse movimento.

E quando poderemos te ver aqui?
Ai, meu Deus! Essa é a minha pergunta para vocês! (risos) Eu quero ir para o Brasil logo e dividir com todos vocês, poder cantar aí. Sei que vou amar estar no Brasil. Sei que serei feliz aí.

Para terminar, deixe um mensagem para os fãs brasileiros.
O primeiro que digo é obrigada por todo o apoio que me dão. Para mim, é uma honra que gostem de minha música, que me apoiem. Para mim, isso não tem preço. Segundo, espero estar logo por aí para podermos dividir bons momentos. Vou seguir fazendo música para poder me conectar com vocês.