in ,

Entrevista: MC Pocahontas lança novo clipe “Não Sou Obrigada” e diz: “Estou na melhor fase da minha carreira”

Viviane Pereira. Falando assim, você nem lembra da exuberante MC Pocahontas, cantora carioca sem papas na língua, mas elas são a mesma pessoa. Tive a oportunidade de conversar com ela e confesso que de perto me senti muito mais próxima da Viviane do que da persona desenvolvida para a mídia, os holofotes. A Pocahontas é doce, serena, e me recebeu muito bem no set de gravação do seu novo clipe, “Não Sou Obrigada”, dirigido por Phil Mendonça.

Foto: Eduardo Orelha

As filmagens aconteceram em uma oficina mecânica, em São Paulo, pouco dias após o fim do carnaval – período que ela trabalhou muito e ouviu sua música “Quer Mais” sendo executada em todo país. A parceria com a MC Mirella chegou a ficar em segundo lugar na enquete do POPline de “Hit do Carnaval” e com toda certeza foi um grande acerto:

“‘Quer Mais’ é uma música que desde que ouvi pela primeira vez, eu pensei ‘Que música é essa!’. Eu fiquei muito surpresa com ela e sabia que era um hit. A música era para ser só minha, só que eu achei que estava faltando alguma coisa. Na época, eu estava passando um tempo em São Paulo com a Mirella e a gente estava procurando uma música para gravar juntas e foi aí eu que me toquei que já tinha essa música! Convidei ela e ela disse que sim na hora! Em dois dias ela foi para o Rio, gravamos a música e no dia seguinte gravamos o clipe,” contou a cantora.

O resultado deste lançamento não poderia ser melhor: um clipe com mais de 85 milhões de visualizações no YouTube e um single divisor de águas, na carreira da MC Pocahontas, que em 2018 já vinha se desenvolvendo e alcançando novas marcas. Foi neste ano que ela assinou contrato com a Warner Music e conseguiu fincar seus pés no mercado musical.

“Em 2018 trabalhei como nunca trabalhei antes em minha vida. Muita seriedade e comprometimento. Tive uma entrega ao meu trabalho como nunca tive antes. Amo o que faço de paixão, a música é minha vida e agora eu senti que me encaixei em um time perfeito. O meu sonho era assinar com uma gravadora multinacional, como a Warner, então estou na melhor fase da minha vida e da minha carreira. Tenho uma equipe de assessoria, publicidade, compositores, produtores… Sozinha jamais conseguiria isso. Estou me sentindo muito abraçada.”

O resultado do trabalho da Pocahontas certamente será colhido em 2019 e esta trajetória começa com o lançamento do novo single e clipe da cantora, “Não Sou Obrigada”, que chegou hoje em todas as plataformas digitais e no YouTube e que, assim como “Quer Mais”, tem assinatura dos badalados produtores Hitmaker. A faixa tem a cara da artista, seja nos 150 bpm ou na letra, onde ela diz sem nenhum pudor “Ninguém manda nessa raba!”. Aqui ela volta o seu foco para o discurso a favor das mulheres, em prol do tão falado empoderamento feminino:

“Eu adoro abordar assuntos feministas. Essa coisa do ‘ninguém manda em mim’ é muito eu mesmo! Essa música é um funk 150 bpm, do jeito que o povo gosta e eu amo também. Quando a gente veste a camisa, quando fazemos o que gostamos, não preciso que ninguém me convença de fazer alguma coisa. Assim que ouvi a música sabia que era um hit e minha bunda já balançou sozinha haha Pensei na hora, ‘Essa é a música!’. Amo essa música, ‘Não Sou Obrigada’ é a minha cara e eu acredito muito nela.”

Foto: Eduardo Orelha

Esse discurso da Pocahontas de liberdade das mulheres para fazer o que querem de suas vidas e seus corpos não é de agora. Há muito tempo a artista, que já recebeu uma infinidade de críticas severas, já se manifesta dessa maneira, seja através de seu trabalho ou de sua vida pessoal e ela garante que não vê problema algum em expor um pouco do seu íntimo, uma vez que a intenção seja boa:

“As pessoas sempre duvidam de você, da sua capacidade e é aí que você cria uma força dentro de si mesmo e se convence de que consegue. Eu, primeiramente, convenci a mim mesma quando todo mundo duvidava de mim. Eu disse, ‘Eu vou fazer, vou fazer bem feito e vou dar a volta por cima.’ Gosto de inspirar outras mulheres, pois existem muitas delas que passam pelo que eu passei e acho que com a minha realidade, eu posso ajudá-las a mudar o quadro de suas vidas, sabe? Por isso, eu gosto de expor a minha vida. Super recomendo essa força, esse empoderamento feminino. Acho que temos que dar as mãos umas para as outras.”

Quem tem dado as mãos e todo apoio a Pocahontas nesta nova fase são seus fãs. Através das votações na internet, onde ela sempre conta com eles, fica ainda mais fácil perceber que eles estão prontos a atender qualquer chamado:

“A gente tem uma proximidade muito grande. Sempre digo que somos uma família, a Família PL, PocaLouca haha Tem fãs que frequentam a minha casa, outros que entram na van comigo… Não tenho problema com isso! Eu quero que eles curtam comigo, porque eu sou feliz assim. Se não fossem eles, eu não seria nada. Tudo que eu sou hoje é porque eles me acolheram, então eu devo tudo a eles. O mínimo que eu posso fazer é retornar o carinho; quero que eles estejam perto de mim, quero que eles assistam ao meu show. Cuidar daqueles que são a minha base é primordial,” disse ela.

Eles também são os mesmos que sempre estão à espera de mais novidades. O ano está só “começando”, mas Pocahontas garantiu que muitas coisas ainda estão por vir. O contrato com a Warner deve facilitar as colaborações entre ela e outros artistas fora do círculo do funk e, ao que parece, a sua meta é justamente esta:

“Eu só posso dizer para vocês que vem muita música boa, diversificada. Quero sair um pouco da minha zona de conforto, quero arriscar em outras coisas… 2019 será o ano para arriscar! Terão também muitas parcerias, ainda não posso falar os nomes, mas terão e quero realizar o meu maior sonho que é gravar um DVD… Vamos ver se sai ainda neste ano ou quem sabe no ano que vem!”

Foto: Eduardo Orelha

Sobre a possibilidade de lançamento de um álbum, a cantora confessou que gostaria de gravar o seu primeiro DVD e dele extrair as faixas ao vivo. A expectativa para os próximos meses é imensa e as oportunidades são as mais variadas. Pocahontas, com certeza, está pronta para encará-las!

Escrito por Mari Pacheco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hino do Dia: Encontramos uma forma muito especial de dar bom dia para você!

João Neto e Frederico lançam clipe de “Não Tem Tu, Vai Tu Mesmo”; assista!