Ser uma cantora de axé nas vésperas do Carnaval é ter pouco tempo para dormir, descansar e muito tempo em entrevistas, malhação e ensaios! Mas nada pára Mari Antunes. A vocalista do Babado Novo se diz participando de uma verdadeira maratona, mas uma gincana super deliciosa!
O POPline grudou na moça por 15 minutinhos e tentamos arrancar o máximo sobre Salvador, Ivete Sangalo, suas emoções com o lançamento de um DVD/CD e, claro, de quem é fã na música pop mundial!
Mari Antunes: Preparação total, minha filha! O negócio tá pegando. É uma verdadeira gincana.
POPline: E além do Carnaval tem ainda o DVD para divulgar. Como foi gravar em pleno Pelourinho?
M.A.: Ai foi incrível! Foi uma emoção e uma realização pessoal e profissional. O Pelourinho por si só tem uma magia, né? E um acolhimento também. Gravar com a Igreja de fundo, aquelas casas todas ao redor, aquele cenário maravilhoso… me senti acolhida, em casa. Foi uma oportunidade ímpar gravar ali. Poder levar o Babado Novo, poder levar nosso axé para um cenário tão maravilhoso e conhecido mundialmente. Foi um presente de Deus.
POPline: O resultado quando você viu?
M.A.: Olha, superou as minhas expectativas. Eu sempre falo ‘ai, tá lindo’. Sou suspeita para falar, total, a mais suspeita de todas (muitos risos), mas eu fiquei muito feliz. Quando a gente coloca no papel, idealiza um projeto, a gente tem uma ideia de como vai ser feito, mas no final, quando peguei o resultado… Ave Maria! Só agradeci! Ficou muito legal… a projeção que foi feita no fundo da igreja…
POPline: É que são detalhes que você não tava acompanhando na hora, né?
M.A.: Pois é, eu estava de costas para Igreja, sabia das figuras que iriam ser usadas. Mas eu estava de costas a todo momento, interagindo com o povo e quando pude assistir e ver aquela felicidade estampada nas pessoas e ainda aquela beleza no fundo…Ave Maria! Fiquei encantada.
POPline: Tem alguma musica que você quando coloca no setlist se arrepia inteira? Que dá aquele frio na barriga?
M.A.: Ai, foi a música “Me Beija”. Ela é uma música minha e eu chorei na hora da gravação e os fãs estavam todos na frente chorando também. Eu meio que estava segurando o tempo todo, repetindo na cabeça ‘ai não posso chorar’. E toda vez que eu assisto, eu choro. Meu Deus, vai ser assim até quando, hein? (risos)
POPline: Fora o DVD tem o Carnaval maluco de Salvador na agenda.
M.A.: A preparação é total. Vocal, mental, do corpo… Um mês antes do Carnaval a gente dá uma intensificada boa e no meu caso é até difícil porque não tem uma rotina de academia, de alimentação, sabe? A gincana fica ainda mais difícil! A pressão, a cobrança interna também aumenta, né? Ela pesa mais que a consciência e a balança.
POPline: Mas tá funcionando, hein Mari!
M.A.: Ah, brigada! (risos) Eu fico no Whatsapp com o personal, uma loucura! Fico pedindo pro pessoal do hotel deixar eu malhar. Cada dia é uma história. Tenho que dar prioridade a isso porque no final, o pessoal lá embaixo [os foliões] não tem nada com isso e faz parte do desempenho, né? Até a alimentação fica mais difícil. Complicado levar uma marmitinha, mas eu estou evitando glúten e lactose até o Carnaval.
POPline: Já que você está expert nisso, qual o conselho pros foliões pularem o Carnaval de Salvador?
M.A.: Não é só quem vai trabalhar que tem que se preparar, viu?! O folião também com cer-te-za! Até porque o folião espera o ano todo e imagina chegar no 1º dia e não ter força para o próximo? Então eu aconselho se alongar antes! Você vai ficar seis horas andando, pulando então o corpo precisa se alongar. Se for durante o dia, filtro solar e beber muita água. Aconselho também no período do Carnaval não fazer dietas radicais e priorizar os carboidratos, as raízes, massas para não ter nenhuma falta de energia! Ai, meu Deus, é muito aconselhamento já! (risos) O folião também deve fazer um exercício de cordas vocais junto com a gente.
POPline: Essa é novidade nos guias de preparação.
M.A.: Ah, tem que fazer sim um exercício de vibração labial, de cordas vocais porque imagina no outro dia você não ter voz alguma?! E na hora da paquera? Como vai fazer? Chega gente no trio para me cumprimentar sussurrando… é engraçado! Comer maçã é bom, viu? Limpa as cordas! Ah usar camisinha se for fazer as coisinhas lá! Segurança, gente! Tem gente que esquece da vida porque quer viver intensamente cinco dias, mas não pode. Eu sou a embaixadora da UNAIDS. Fui convocada para isso então é importantíssimo eu lembrar disso também e, por favor, se beber não dirija. Pelo amor de Deus! Diquinhas básicas, né?
POPline: O que você acha que as pessoas ainda não sabem sobre a Mari que gostaria que elas soubessem?
M.A.: Ai.. adoro contar uma piada.
POPline: Ah, então conta pra gente.
M.A.: Ai.. (risos). Assim, as pessoas quando me veem no palco não tem a oportunidade de conhecer o artista, o dia a dia. Sou uma pessoa muito palhaça então adoro contar piada. E eu adoro cozinhar! De comer e de cozinhar. Não sou daquela que cozinha e diz que a minha comida não tem gosto! NÃO! Como a minha e dos outros! (risos)
POPline: Você participou com Ivete do Festival de Verão de Salvador ano passado e ela já disse inúmeras vezes que se reconhece em você quando estava no inicio da carreira. Como você recebe este apoio?
M.A.: É mais do que um apoio. Ivete é fonte e inspiração para vários artistas que assim como eu estão começando e para pessoas que nem estão no meio musical. E imagine você começar e ouvir isso? Dá cada vez mais vontade de trabalhar! E ela me convidou, né? Na hora que ela me ligou eu quase caí pra trás! Ela é maravilhosa!!! Ela deixa a gente sempre muito a vontade, uma forma muito amorosa. Foi incrível!
POPline: Já que a gente está num site de música pop, qual seu artista pop que mais lhe inspira?
M.A.: Ah, eu gosto da Beyoncé. Acho ela uma artista completa, fantástica assim… musicalmente falando, presença de palco, intérprete. Michael Jackson, eu sou alucinada, fascinada, cresci ouvindo e na MPB eu amo a Marisa Monte também. A forma como ela coloca a voz, a particularidade dela vocal, as composições… são esses!
POPline: E planos para o babado novo em 2015?
M.A.: Pós-Carnaval vamos com tudo com esse DVD. Divulgação total! O DVD tem muitas músicas inéditas então a gente vai trabalhar muitas delas no decorrer do ano. Eu quero estar no resto do ano do mesmo jeito que estou agora neste período do Carnaval: difícil até para malhar! Acho que tem muito trabalho pela frente e estou bem feliz por isso!
POPline: Obrigada, Mari pela entrevista. A gente vai acompanhar seu trabalho no Carnaval de Salvador!
M.A.: Ai, que legal! Qualquer coisa você me liga!
E olha que a gente liga mesmo, Mari. Adoramos o papo “cumadre”.
Para você saber de todos os passos do Babado Novo e dos artistas que fazem o Carnaval de Salvador, se liga no POPLine que a gente estará na maior festa do axé este ano!