Mariana Aydar se tornou assunto na web depois que uma entrevista sua para a Carta Capital viralizou na web. Isso porque, inicialmente, ela recebeu o título de “Mariana Aydar dá protagonismo ao forró marginalizado no Grammy Latino”, o que acabou pegando mal para alguns internautas já que a cantora é paulista. A partir daí, ela se tornou assunto no Twitter e passou a ser comparada com artistas nordestinos!
Mariana venceu o Grammy Latino de “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” com “Veia Nordestina”. Na entrevista, ela disse que queria criar algo que tivesse a sua visão do forró: “Não queria um disco com arranjos completamente pé de serra [o tradicional som do trio zabumba, triângulo e sanfona], mas minha visão do forró”.
A entrevista, inevitavelmente, acabou desagradando alguns internautas, que começaram a compará-la com músicos nordestinos que também dão muito protagonismo para o forró.
Uma seguidora, por exemplo, exaltou a diferença entre os ouvintes de Mariana e Xand Avião no Spotify. Enquanto ela possui 395.538 mil, o cantor acumula cerca de 5.630.722 milhões. Eita!
https://t.co/7PmgWnEQhe pic.twitter.com/TdWy1ANOry
— Carol Prado (@pradocrl) December 21, 2020
Outro internauta, inclusive, também falou sobre o grande abismo entre Mariana e Os Barões da Pisadinha! A banda nordestina fez muito sucesso em 2020, conquistando a marca de 8.357.595 milhões ouvintes mensais! No tweet, Wesley Safadão, com 6.832.049 milhões de ouvintes, também foi citado.
Dsclp Mariana Aydar, mas tenho que fazer essa comparação. Principalmente pelo fato de você ter dito na entrevista que quer fazer um forró diferente do que é feito no nordeste. Olha a diferença colossal de ouvintes mensais entre Barões e ela. Olha que nem falei de Safadão e outros pic.twitter.com/O0WZrUkpZG
— Ed Gama (@oedgama) December 21, 2020
Na entrevista, Mariana fala sobre Luiz Gonzaga, citando-o como uma “figura excêntrica”. “Fui atrás dos discos dele para entender o que ele fazia. E me apaixonei”, disse ela. A comparação com o cantor, porém, também veio à tona já que ele tem 414.629 mil ouvintes, 19 mil a mais que ela.
Mariana Aydar descobrindo Luiz Gonzaga pic.twitter.com/uLPCfABNCE
— jovem idoso (@radiaterapia) December 21, 2020
Elba Ramalho, com seus mais de 1.279.650 milhões de ouvintes no Spotify também foi lembrada. “Não é Mariana que dá protagonismo ao forró, mas o forró que dá protagonismo à Mariana“, escreveu uma internauta.
Quando Mariana nasceu, essa mulher já encantava cantando forró com sua voz inconfundível. Segue protagonizando.
Além disso, com todo respeito que tenho por ser inclusive ouvinte, não é Mariana que dá protagonismo ao forró, mas o forró que dá protagonismo à Mariana. @cartacapital pic.twitter.com/QaTWZPh4hi— Laís (@LaisCrys) December 21, 2020
E teve gente que até comparou Mariana com a banda Calcinha preta, que acumula mais de 1.601.637 milhões de ouvintes!
Quem é Marina Aydar? pic.twitter.com/o3sXjfL7Qg
— maria do cão 🧬 (@salsucha) December 21, 2020
A web não perdoa mesmo, né? Após a repercussão da entrevista de Mariana, a Carta Capital fez um adendo em sua matéria, afirmando que o termo “marginalizado” foi usado para falar sobre o tratamento que o forró recebe do Grammy Latino e da própria indústria tradicional da música.