Connect with us

O que está procurando?

#BIZ

Entrevista: ‘Como uma marca brasileira vemos que a contribuição de Gil para a cultura é imensurável’, diz Fernanda Paiva, da Natura Musical

Em entrevista ao POPline.Biz é Mundo da Música, Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding da Natura falou sobre a parceria longínqua com Gilberto Gil e, também, sobre a plataforma de fomento musical da marca
Foto: Divulgação

A turnê ‘Nós, a Gente’, estrelada por Gilberto Gil e sua família, aterrizou no Brasil com patrocínio da Natura após temporada na Europa. A “trupe afetiva”, como o grupo se denomina, tem Gil no palco ao lado de seus filhos Bem, José, Nara e Preta, e com os netos João, Flor, Francisco, Pedro, Gabriel, Lucas e Bento, além de sua nora Mariá Pinkusfeld. Os shows aconteceram no Rio de Janeiro nos dias 16, 17 e 18 de junho; em Belo Horizonte, no dia 23 de junho; em São Paulo, dia 25 de junho; e em Salvador, nos dias 30 de junho e 1º de julho. 

‘Nós, a gente’ tem patrocínio da marca Natura dando seguimento a uma parceria iniciada em 2010. Com fomento da plataforma Natura Musical, o projeto de digitalização do Acervo Gilberto Gil tornou público em um único ambiente online mais de 30 mil itens da coleção do artista, entre fotos, cadernos de composições, canções de estúdio e cartas. 

Foto: @gee.eu

Em entrevista ao POPline.Biz é Mundo da Música, Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding, responsável pela estratégia, inovação e gestão das plataformas de cultura da Natura, como o programa Natura Musical, falou sobre a parceria longínqua com Gilberto Gil e, também, sobre a plataforma de fomento musical da marca.

Leia Mais:

POPline.Biz: A Natura está patrocinando a turnê ‘Nós, a Gente’, estrelada por Gilberto Gil e sua família, que chegou agora ao Brasil, após temporada de sucesso na Europa. Qual é a importância da marca estar atrelada à imagem do artista?

Fernanda Paiva: A nossa relação com a música é de longa data. Há 18 anos escolhemos a música como uma plataforma da marca que traduz a essência da Natura dentro do ambiente de cultura, o que nos aproximou do Gil e de muitos outros artistas ao longo dessa trajetória. Como uma marca brasileira vemos que a contribuição de Gilberto Gil para a cultura é imensurável. 

O legado de Gil é um farol que inspira outros artistas na renovação da nossa cultura. Essa turnê, que é uma celebração em família desta grande obra, conecta e emociona milhões de pessoas.

 POPline.Biz: Inclusive, a parceria com Gil foi iniciada em 2010 e, ao longo desses anos, o público pode conferir esses projetos. Como você avalia a união com Gilberto Gil para a marca?

FP: Já fizemos alguns projetos em parceria com Gil que ao mesmo tempo constroem esse legado concreto para a nossa cultura e geram experiências memoráveis para as pessoas. Patrocinamos a revitalização do acervo de Gil que hoje está disponível dentro da plataforma Arts and Culture do Google. 

Também já fizemos shows do disco “Fé na Festa” pelo Brasil, uma performance exclusiva com holografia no Festival Natura Musical em BH e, mais recentemente, patrocinamos o lançamento da música “É Tudo pra Ontem”, em parceria com o Emicida e regravamos a música “Estrela” para a última campanha de Natal na marca. Sempre que estamos com o Gil conseguimos criar experiências únicas com uma capacidade de mobilizar um grande público.

 POPline.Biz: Para a turnê ‘Nós A Gente’, a Natura vai levar a assistente virtual, a Nat, para participar dos shows e, também, assina a beleza da família Gil. Como foi pensado a estratégia de inserir a marca na experiência dos concertos?

FP: Nossa intenção é expandir e amplificar essa experiência da turnê, tanto para quem vai aos shows como para quem está acompanhando pelas redes sociais. Por isso, temos ações como a assinatura de beleza da família com produtos de Ekos, Una, Faces e Lumina, que geram conteúdos para o digital; experimentação de produtos e entrega de brindes que mostram a diversidade de ativos da linha Ekos; a presença da Nat nos shows também é parte dessa intenção, que compartilha com o público a vivência de acompanhar essa turnê tão especial.

Foto: @gee.eu

POPline.Biz: Há mais de 17 anos, a Natura Musical já incentivou mais de 600 artistas e projetos. Como você avalia o andamento dos projetos vindos do último edital, o de 2022, ao longo deste ano?

FP: Estamos entusiasmadas com o resultado do Edital e com lançamentos importantes para os próximos meses. Estão previstos álbuns muito esperados, como os primeiros discos de Stefanie, Melly e Paige, além da primeira turnê latina da Brisa Flow. Temos também lançamentos de artistas selecionados em outros anos, como Rico Dalasam, por exemplo. Esse conjunto de artistas e bandas mostra a vitalidade da nossa música em diferentes linguagens e territórios. E a plataforma também tem um papel importante de fomento de cenas e coletivos que apoiam o desenvolvimento da cultura no Brasil. 

Estaremos nos próximos dias no Festival Latinidades, em Brasília, que reúne pensadoras e artistas de toda a América Latina e para esse ano ainda temos outros projetos no calendário, como a Mostra Pankararu, no Pernambuco, e o Festival Apoena, no Pará.

 POPline.Biz: A Natura é uma grande incentivadora da cultura com a Natura Musical. No ano passado, a plataforma criou a categoria ‘Música Brasileira na América Latina’, com o objetivo conectar artistas e bandas com a cena de outros países, principalmente os da América Latina, onde a marca tem atuação, como Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.

POPline.Biz: Como está sendo a adição dessa categoria no edital ao longo deste ano de 2023?

FP: Essa é a primeira vez que colocamos intencionalmente o desejo de construir pontes com a América Latina e achamos simbólico que a artista recomendada pela curadoria tenha sido Brisa Flow, uma artista com ascendência indígena que já tem uma relação com povos originários de outros territórios. Ela fará shows pelo México, Peru e Chile. 

Além disso, o Festival Latinidades também promove essas pontes a partir do formato de festival e mostra que é uma referência cultural afrolatina. Temos certeza que esses exemplos irão impulsionar outros artistas e projetos a buscarem conexões com outros países da América Latina, criando um movimento de onda que irá aproximar cada vez mais as nossas culturas.

Foto: Divulgação

 POPline.Biz: Neste ano alguma nova categoria será implementada no edital de 2023?

FP: O Edital sempre é pensado para ser uma proposição que combina a essência da marca Natura e o que acreditamos que gera cultural e simbólico para os territórios que atuamos. Ainda estamos em planejamento das evoluções do Edital Natura Musical a partir dos diálogos que temos com a cena cultural, com nossos projetos e dos feedbacks que recebemos dos curadores e, em breve, teremos novidades.

Destaques

#Noticias

Rebecca Black conversou com o POPline no último dia 6, mesmo dia em que Donald Trump foi decretado como novo presidente dos Estados Unidos...

#Noticias

Após receber uma indicação ao Latin GRAMMY com o projeto “Lagum ao Vivo” e realizar uma turnê nacional de sucesso, Lagum lança “Curva da...

#Noticias

Antes de completar 60 anos, Mart’nália decidiu se jogar em uma aventura e viver algo pela primeira vez. Seguindo os conselhos de Djavan, a...