in ,

Entenda o racismo estrutural de Talitha Morete no “É de Casa”

O episódio aconteceu no último sábado (11)

Entenda o racismo estrutural de Talitha Morete no "É de Casa"
(Foto: Instagram/@talithamorete)

Talitha Morete se manifestou na última terça-feira (14) por um erro grave cometido no “É de Casa” da TV Globo. No programa, a apresentadora estava acompanhada de outros convidados quando pediu para a única mulher negra no local servir as pessoas do estúdio. O trecho levantou uma grande discussão sobre racismo estrutural, mas você sabe o motivo?

Entenda o racismo estrutural de Talitha Morete no "É de Casa"
(Foto: Instagram/@talithamorete)

Leia mais:

A mulher em questão era Silene, uma doceira da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Ela foi ao programa, exibido no último sábado (11), para falar sobre sua famosa receita de cocada. Em determinado momento do “É de Casa”, Talitha Morete atravessou o cenário do programa com a bandeja de doces na mão e disparou:

“Vai servir todo mundo, Silene! Todo mundo está querendo sua cocada”.

Manoel Soares, único homem negro presente e que também apresentava o programa, ficou visivelmente desconfortável. Sendo assim, decidiu intervir: “Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”.

Enquanto Manoel Soares foi elogiado, Talitha Morete, que é branca e loira, recebeu inúmeras críticas pela atitude. Nesse sentido, ela foi acusada de racismo estrutural, que não diz respeito a um ato de preconceito isolado, mas sim a uma herança escravidão que resultou em uma discriminação racial enraizada na sociedade.

E um grande exemplo foi o fato da apresentadora insistir que Silene servisse as pessoas na ocasião, sendo que outras também poderiam ajudar.

Apresentadora lamenta atitude racista no “É de Casa”

Talitha Morete fez questão de lamentar a atitude através de um texto nas redes sociais. De acordo com ela, a primeira coisa que fez foi pedir desculpas à Silene. “Eu também preciso me desculpar com todas as pessoas, com o meu público, pela minha fala”, começou ela em seu Instagram.

“Errei e não há nada a ser dito para justificar ou minimizar esse erro, a não ser me desculpar”.

A apresentadora afirmou que, apesar de não ter percebido na hora seu erro, passou um bom tempo pensando sobre coocorrido: “Eu tenho refletido sobre o lugar que ocupei nesse contexto. Como ser humano, como comunicadora, quero transformar esse episódio em aprendizado e num compromisso de vigília antirracista constante. É isso que eu posso e devo fazer”.

Além disso, Talitha Morete fez questão de agradecer Manoel Soares “pela sensibilidade e o cuidado com Silene. “É muito importante quando estamos num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos”, finalizou.

Curtiu esta matéria? Leia mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!