in , ,

Entenda a polêmica na qual Marília Mendonça é acusada de transfobia

12 artistas trans que Marília Mendonça pode convidar para sua próxima live
(Foto: Reprodução / YouTube)

No sábado (08) Marília Mendonça fez uma live com repertório “Lado B” de sua carreira. No geral, deu tudo certo, demorou um pouco para essa bomba estourar. Mas, certamente, estourou. Acontece que, em um momento de conversa, ela acabou soltando comentários que foram acusados de transfóbicos. Sobretudo, Ela teria feito chacota de um membro de banda que ficou com uma mulher transsexual.

Marília Mendonça faz comentário polêmico
Foto: Reprodução / YouTube

Entenda

Um vídeo feito pela influencer trans Bruna Andrade denunciou o caso, fazendo um desabafo como própria mulher trans. Ela mostra, antes de tudo, o trecho polêmico.

Na cena, Marília lembra de uma boate chamada “Diesel”, em Goiânia. Daí, já vieram as risadas. Acontece que essa era uma boate, que não existe mais, voltada ao público LGBTQI+. Evitando entrar em detalhes, a cantora continua com a “brincadeira”: “ele disse que já foi o lugar que ele beijou a mulher mais bonita da vida dele. (risadas) É só isso, o contexto vocês não vão saber“. Para bom entendedor, ficou subentendido que o integrante da banda ficou com a mulher trans, fazendo disso uma piada.

Buna, que fez a denúncia, se mostrou muito chateada com a atitude da cantora. “Foi muito duro ver a minha musa falar que qualquer cara que demonstra afeto por mim é chacota. Ou seja, eu sou a chacota? Eu não sou digna de ser amada? Eu não sou digna de ter um relacionamento? Além do constrangimento e de trazer um mal estar pessoal, isso tem um desdobramento muito pior porque isso gera violência, assassinato”, criticou ela, levando à tona um assunto sério.

Assista ao vídeo

 

Ver essa foto no Instagram

 

No vídeo eu mostro um exemplo claro de como a transfobia é naturalizada na nossa sociedade.

Uma publicação compartilhada por Bruna Andrade (@bru__andrade) em

Comparando

Pela internet, muita gente viu a piada como algo normal. No entanto, Bruna tentou colocar o mesmo tipo de piada em outros cenários para tentar fazer com que outros entendam. “Tem gente achando que eu estou exagerando no que aconteceu. Se a Marília tivesse fazendo piada com um amigo que pegou uma menina negra. ‘Ah, um amigo foi na balada e pegou uma pretinha’, ou ‘ah, meu amigo pegou uma gorda’. É motivo de piada falar que pegou uma menina negra? É motivo de piada falar que ficou com uma gorda?”, comparou, conforme outros tipos de preconceito foram comparáveis.

Veja comentários sobre a polêmica de Marília Mendonça

O nome de Marília Mendonça continua em primeiro lugar entre os mais comentados no Twitter. Veja alguns destaques: